Uma segunda massa de ar polar, mais intensa do que a que já atuava no Rio Grande do Sul, começou a avançar sobre o Sul do Brasil na quarta-feira (1º) e deve derrubar as temperaturas de forma brusca ao longo dos próximos dias.
Segundo o portal Tempo, o pico do frio está previsto para a madrugada de sexta-feira (3), quando os modelos meteorológicos indicam temperaturas negativas em boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, podendo chegar a -5°C nas cidades serranas catarinenses e a valores ainda menores nos pontos de maior altitude, com estimativas de até -10°C em algumas localidades.
A primeira massa já vinha mantendo o frio desde o fim de semana, já na terça-feira (30), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 0°C em municípios gaúchos como Dom Pedrito, Bagé e Jaguarão, com ocorrência de geadas amplas em áreas rurais.
Quando e onde pode nevar
A combinação mais favorável para neve deve se concentrar entre a noite desta quinta-feira (2) e a madrugada de sexta (3). Para que o fenômeno ocorra, é preciso que a temperatura em altitude também esteja negativa ao mesmo tempo em que há umidade disponível.
As condições previstas pelos modelos atendem a esses dois critérios principalmente na Serra Gaúcha e em pontos altos de Santa Catarina.
O INMET ressalta que a neve deve ser pontual, rápida e pouco abrangente. Não está previsto um episódio amplo ou acumulado. Quem quiser presenciar o fenômeno deve acompanhar as atualizações diárias, já que a previsão pode mudar conforme o sistema evolui.
Frio no restante do país
Nesta quinta (2), o frio avança rapidamente para Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com impacto menor no sul de Goiás e do Mato Grosso.
Entre sexta-feira (3) e o fim de semana, o Sudeste sente o efeito: São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais devem ter mínimas abaixo de 10°C no domingo (5), com risco de geadas isoladas nas cidades de maior altitude.
A massa polar, ao seguir para o Norte, deve provocar uma friagem em Rondônia, Acre e sul do Amazonas nos dias seguintes.
Produtores rurais da Região Sul devem tomar medidas preventivas para proteger lavouras sensíveis e animais ao longo dos próximos dias.




