O WhatsApp está desenvolvendo um serviço próprio de backup em nuvem, que vai permitir aos usuários de iPhone armazenar o histórico de conversas diretamente nos servidores do aplicativo, sem depender do iCloud, da Apple. A novidade foi encontrada em uma versão de teste do aplicativo pelo site especializado WABetaInfo.
Atualmente, quem usa WhatsApp no iPhone só pode salvar backups pelo iCloud, que oferece apenas 5 GB de armazenamento gratuito, espaço dividido entre fotos, arquivos, aplicativos e os próprios backups de mensagens, que costumam ocupar bastante espaço por causa do compartilhamento frequente de fotos e vídeos.

Quanto vai custar o novo serviço
O plano gratuito do WhatsApp deve oferecer 2 GB de armazenamento, valor considerado insuficiente para quem tem grande volume de mídia salva nas conversas. Para quem precisar de mais espaço, a primeira opção paga deve custar cerca de US$ 0,99 por mês por 50 GB, o mesmo valor cobrado atualmente pela Apple no plano básico do iCloud+ com a mesma capacidade.
Além disso, a Meta também trabalha em um plano de até 1 TB de armazenamento.
Mais segurança do que o modelo atual
Uma diferença importante em relação ao iCloud está na segurança dos dados. Na nuvem da Apple, a criptografia do backup é um recurso opcional, que o usuário precisa ativar manualmente.
Já na nuvem própria do WhatsApp, essa proteção será obrigatória: quem optar pelo serviço vai precisar configurar um método de autenticação, com recomendação de uso de passkey, mas também podendo optar por senha tradicional ou por uma chave criptográfica de 64 dígitos.
A novidade não é exclusiva para iPhone: uma função semelhante já havia sido identificada em testes para Android no fim de abril deste ano, o que indica que a Meta pretende oferecer a alternativa de armazenamento próprio para os dois sistemas operacionais.
Sem data de lançamento
O recurso foi encontrado no código de uma versão beta do WhatsApp para iOS, distribuída pela plataforma de testes TestFlight, da própria Apple, e ainda não está disponível nem mesmo para todos os usuários que participam dos testes. Não há data confirmada para o lançamento ao público em geral, e os valores e capacidades de armazenamento podem mudar até lá.







