A indústria de videogames prepara-se para sua transformação mais radical em décadas. Analistas estão apontando que a próxima geração de consoles da Sony e da Microsoft deve ter seus jogos exclusivamente digitais, sem mídias físicas e sequer deverão ter leitores de discos.
A mudança histórica foi desencadeada pelo anúncio oficial da Sony Interactive Entertainment de que a produção de discos físicos para jogos do PlayStation cessará completamente em janeiro de 2028.
Adeus ao físico
O cronograma foi desenhado para garantir uma transição coerente. Com o fim da produção de discos no início de 2028, o lançamento do sucessor do PS5, o PlayStation 6, está “quase garantido” para o final de 2028, segundo analistas da Ampere Analysis.
Para os analistas, lançar um console com leitor de discos após essa data seria contraditório, uma vez que não haveria novos títulos físicos disponíveis nas prateleiras.
Paralelamente, a Microsoft alinha seu futuro hardware ao mesmo caminho. O próximo Xbox, codinome Project Helix, também é esperado para ser lançado em um período próximo ao PS6 como um dispositivo híbrido de jogos, no caso tanto jogos de console quanto de PC, totalmente desprovido de unidade de disco.
De acordo com analistas, o objetivo das empresas com a eliminação dos mecanismos ópticos é reduzir custos de fabricação e capitalizar sobre as margens de lucro superiores das vendas digitais.
Impacto no comércio
A eliminação da mídia física gera apreensão de alguns no setor varejista. Grandes redes como GameStop e CeX veem seu modelo de negócios, que são fortemente dependentes da venda e troca de usados, ameaçado de obsolescência. Sem discos novos para comercializar, a relevância dessas lojas diminui.
Além da economia, historiadores e a Video Game History Foundation alertam para os riscos à preservação cultural. A dependência exclusiva de lojas digitais significa que, se uma plataforma remover um título, o fmaoso “delisting”, ou fechar seus servidores, os consumidores podem perder permanentemente o acesso a obras que antes possuíam.




