Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

INSS suspende pagamento de milhares de beneficiados

A suspensão acontece por causa de um erro que credenciou indevidamente diversas agências bancárias

Por Júlio Nesi
26/05/2026
Em Geral
0
Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Uma falha técnica no sistema da Dataprev, empresa responsável pelo processamento de dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), resultou na suspensão dos pagamentos de benefícios a cerca de 10 mil segurados. A suspensão oficial dos pagamentos por meio dessas agências entrou em vigor nesta semana.

De acordo com um comunicado do órgão, o erro ocorreu devido ao credenciamento indevido de 69 agências bancárias, todas pertencentes à Crefisa, que permitiu a liberação temporária de repasses que deveriam estar bloqueados.

O INSS confirmou que a liberação de recursos por meio dessas agências cadastradas erroneamente já foi interrompida. Apesar da suspensão imediata, o instituto garantiu que não haverá prejuízo financeiro aos aposentados e pensionistas afetados.

Recomendado para você

  • Site lista melhores box brasileiroSite lista melhores TV Box do mercado brasileiro
  • Órbita terra está cheia satélitesÓrbita da Terra está cheia de satélites e chegando ao seu limite de capacidade
  • Gta rodar qualquer computador saibaGTA 6 vai rodar em qualquer computador? Saiba as configurações necessárias
  • Trinta fabricar vender chicletes estáHá trinta anos, fabricar e vender chicletes está proibido neste país

Os segurados que recebiam seus proventos nessas agências descredenciadas terão seus benefícios realocados automaticamente para outros bancos conveniados, assegurando o recebimento dos valores devidos sem perda de direitos.

Crefisa e a suspensão contratual

A situação atual é um desdobramento das medidas anteriores adotadas pelo INSS contra a Crefisa. Em 21 de agosto de 2025, o instituto já havia determinado a suspensão cautelar do contrato de prestação de serviços com a instituição financeira.

A Crefisa havia vencido 25 dos 26 lotes do leilão para pagamento de benefícios previdenciários no Pregão Eletrônico de 2024. No entanto, a medida preventiva foi motivada por diversas denúncias de irregularidades.

Entre as práticas irregulares apontadas que levaram à suspensão cautelar estão a venda casada, a coação de aposentados para a abertura de contas correntes, a realização de portabilidades não autorizadas e a estrutura de atendimento inadequada nas agências.

Os relatos incluíam filas extensas e falta de caixas eletrônicos, o que comprometia o acesso dos beneficiários aos seus recursos. A falha técnica recente, que reativou indevidamente agências já descredenciadas, expôs vulnerabilidades no processo de gestão contratual e no sistema de pagamentos.

O que as empresas envolvidas dizem?

De acordo com as informações do caso, há divergências quanto à origem exata da falha técnica que permitiu o credenciamento indevido. A Dataprev afirmou que as agências da Crefisa só foram ativadas após o recebimento de informações fornecidas pelo próprio INSS.

No entanto, segundo a estatal de tecnologia, a ativação das agências descredenciadas ocorreu com base em dados fornecidos pela Previdência Social.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Tags: cibersegurançaCrefisaDataprevgoverno federalINSSSegurança socialUtilidade pública
Júlio Nesi

Júlio Nesi

Jornalista alagoano formado pela UFAL, já atuei em produção de conteúdo digital para portais, rádio e redes sociais.

Próximo post
Foto: Havan

Dono da Havan anuncia pagamento extra para todos funcionários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

O novo iPhone dobrável da Apple.

Foto: Divulgação / Apple

Novo iPhone dobrável não contará com recurso famoso nos aparelhos da Apple

06/09/2026
Capa oficial do GTA VI.

Foto: Divulgação / Rockstar Games

Efeito GTA 6: modelo top de linha da PlayStation esgota após revelação de trailer do jogo

06/09/2026
Reprodução/BBC

China investe mais de R$ 100 milhões para vencer EUA em corrida robótica

06/09/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.