Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

Home office acabou e profissionais estão saindo do emprego

Por Milena Armando
11/06/2025
Em Geral
0
- Home office acabou e profissionais estão saindo do emprego

Foto: Tim Gouw/Pexels

O retorno ao trabalho presencial no Brasil está remodelando o mercado de trabalho. Em 2024, entre janeiro e setembro, 6,5 milhões brasileiros pediram demissão voluntária, um recorde histórico. 

Esse fenômeno tem sido impulsionado em parte pela exigência de retorno aos escritórios, mas também por outros fatores estruturais no ambiente de trabalho atual.

Os motivos por trás das demissões

Recomendado para você

  • Site lista melhores box brasileiroSite lista melhores TV Box do mercado brasileiro
  • Órbita terra está cheia satélitesÓrbita da Terra está cheia de satélites e chegando ao seu limite de capacidade
  • Gta rodar qualquer computador saibaGTA 6 vai rodar em qualquer computador? Saiba as configurações necessárias
  • Trinta fabricar vender chicletes estáHá trinta anos, fabricar e vender chicletes está proibido neste país

A busca por uma melhor qualidade de vida é uma razão central para as demissões. Longas jornadas de deslocamento, falta de flexibilidade na jornada de trabalho e responsabilidades familiares são algumas das causas. 

As condições do transporte público em grandes cidades, como São Paulo, exacerbaram a resistência ao trabalho presencial. Superlotação e preocupações com segurança são problemas frequentes que afetam os trabalhadores diariamente.

Esses fatores aumentam a relutância em retornar ao escritório, mas até agora, não há estudos diretos conectando o aumento no fluxo de passageiros à resistência a esse retorno.

“Salário emocional”

Com a pandemia, a noção de “salário emocional” — que privilegia saúde mental, tempo com a família e flexibilidade — ganhou destaque entre os trabalhadores brasileiros. 

Pesquisa recente sugere que benefícios intangíveis estão se tornando tão importantes quanto a remuneração financeira. Essa mudança de mentalidade reflete uma busca por equilíbrio entre vida pessoal e profissional no atual mercado de trabalho.

Dilema empresarial: Remoto ou presencial?

Apesar dos ganhos do trabalho home office, muitas empresas insistem no retorno ao escritório. Razões como a promoção de cultura organizacional e controle da produtividade são frequentemente citadas. Contudo, essa rigidez pode levar à perda de talentos, já que muitos profissionais agora buscam empregos que ofereçam mais flexibilidade.

A tendência de pedir demissão voluntária mostra que o mercado de trabalho está se adaptando a novas realidades, onde a qualidade de vida e flexibilidade são valorizadas.

À medida que o ano continua, empresas terão que reconsiderar suas políticas de trabalho para reter talentos em um cenário que valoriza o bem-estar dos funcionários.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Tags: carreirahome officemercado de trabalhotrabalho
Milena Armando

Milena Armando

Jornalista, redatora e revisora.

Próximo post
Foto: Sora Shimazaki/Pexels

Presidente tem conta invadida e usada em fraude

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

O novo iPhone dobrável da Apple.

Foto: Divulgação / Apple

Novo iPhone dobrável não contará com recurso famoso nos aparelhos da Apple

06/09/2026
Capa oficial do GTA VI.

Foto: Divulgação / Rockstar Games

Efeito GTA 6: modelo top de linha da PlayStation esgota após revelação de trailer do jogo

06/09/2026
Reprodução/BBC

China investe mais de R$ 100 milhões para vencer EUA em corrida robótica

06/09/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.