Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

Hacker de 26 anos é capturado por ameaçar youtuber com dados roubados

Por João Carlos Gomes
17/09/2025
Em Geral
0
Foto: vecstock/Freepik

Foto: vecstock/Freepik

Após a divulgação de seu vídeo abordando a adultização de crianças, o youtuber Felipe Bressanim Pereira, mais conhecido como Felca, começou a receber diversas ameaças e se tornou alvo de ataques cibernéticos.

Inclusive, nesta terça-feira (16), autoridades prenderam um hacker de 26 anos acusado de vender informações sigilosas, incluindo os dados de Felca, que foram repassados a um homem que o ameaçou.

De acordo com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, o rapaz, que foi preso em Pernambuco, era conhecido entre criminosos como “a fonte”, e tinha acesso a diversos sistemas do poder público.

Recomendado para você

  • Prejuízo bilionário correios seguem vermelhoPrejuízo bilionário: Correios seguem no vermelho e projetam aumento da dívida no fim de 2026
  • Sucesso de bilheteria, novo filme do Homem-Aranha já rendeu mais de R$ 500 milhões para Tom Holland
  • Brasileiros comprar casas descontoBrasileiros vão poder comprar casas com mais de 70% de desconto
  • Fechamento bancos diversas cidades mudaFechamento dos bancos em diversas cidades do país muda a rotina de milhões de brasileiros

Os dados extraídos eram destinados a plataformas ilegais, utilizadas por organizações criminosas para a prática de fraudes, extorsões e ameaças, conforme evidenciado no caso de Felca.

Vale destacar que, além da prisão do hacker em Pernambuco, a atual fase da chamada “operação Medici Umbra” resultou em outras duas prisões preventivas: uma no Rio Grande do Norte e outra em São Paulo.

Ameaças contra Felca: homem acusado de ameaçar youtuber foi preso em agosto

No mês passado, as autoridades prenderam em Olinda um homem chamado Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, que foi acusado de ser um dos responsáveis pelas ameaças a Felca.

Contudo, vale ressaltar que o criminoso vinha sendo monitorado desde o fim de 2024, uma vez que ele também foi identificado como líder de um grupo que explorava menores de idade em transmissões ao vivo.

Basicamente, a quadrilha usava chantagem para forçar vítimas a humilhações e automutilação, caracterizando o crime que as autoridades classificam como estupro virtual.

Efeito Felca: iniciativa de youtuber estimulou reforço na legislação

Apesar das adversidades, o vídeo de Felca trouxe também impactos positivos, incluindo a aprovação de um novo projeto de lei no Congresso Nacional que combate a “adultização” nas redes, conhecido como “ECA Digital”.

A proposta recebeu sinal verde no final de agosto, influenciada pela repercussão do vídeo do youtuber, e será sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (17).

A nova lei institui normas voltadas ao combate da adultização infantil no contexto digital, abrangendo redes sociais, websites, programas e aplicativos, jogos eletrônicos e plataformas específicas.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
João Carlos Gomes

João Carlos Gomes

Jornalista, criador de conteúdo e músico independente nas horas vagas.

Próximo post
Reprodução: Detran RJ

Motoristas em alerta: novas regras podem fazer você perder a CNH

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

Apple credores gigante varejista entrou

Apple é um dos credores de gigante varejista que entrou com pedido de recuperação judicial

19/08/2026
Foto: José Cruz / Agência Brasil / Arquivo

Saiba quanto custará aos brasileiros a compra e a entrega de produtos vindos do Paraguai

19/08/2026
Saiba pedir nova carteira identidade

Saiba como pedir nova carteira de identidade sem sair de casa

19/08/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.