Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

Europeu contaminado por vírus mortal é médico e esteve recentemente na África

Por Sofia Volpi
25/06/2026
Em Geral
0
Foto: ANSA/EPA

Foto: ANSA/EPA

A França confirmou nesta quarta-feira (24) o primeiro caso de ebola no país e o primeiro fora do continente africano desde o início do surto atual na República Democrática do Congo. O paciente é um médico que retornou de uma missão humanitária no Congo pela ONG Alima e desembarcou em Paris no dia anterior, no voo AF736 da Air France, partindo de Kinshasa.

Segundo o Ministério da Saúde francês, o médico embarcou praticamente sem sintomas, com apenas dores de cabeça. O estado piorou levemente durante o voo e, ao aterrissar no aeroporto Charles de Gaulle, foi atendido imediatamente pela equipe médica do terminal.

Transferido para uma unidade hospitalar especializada em doenças de alta transmissibilidade, com sistema de pressão negativa, o paciente está estável. A carga viral foi descrita como “muito baixa” pelo ministério.

Recomendado para você

  • Site lista melhores box brasileiroSite lista melhores TV Box do mercado brasileiro
  • Órbita terra está cheia satélitesÓrbita da Terra está cheia de satélites e chegando ao seu limite de capacidade
  • Gta rodar qualquer computador saibaGTA 6 vai rodar em qualquer computador? Saiba as configurações necessárias
  • Trinta fabricar vender chicletes estáHá trinta anos, fabricar e vender chicletes está proibido neste país

A Air France confirmou o caso e informou que entregou às autoridades sanitárias a lista completa de passageiros do voo. Os contatos identificados como de risco serão rastreados pela agência regional de saúde e deverão cumprir isolamento domiciliar de 21 dias com acompanhamento médico.

Por que o caso preocupa

O ebola se transmite por contato direto com fluidos corporais de pessoas ou animais infectados, provoca febre hemorrágica grave, com sintomas como vômitos, diarreia e sangramentos internos. A cepa em circulação no Congo é o Bundibugyo, variante rara para a qual não existe vacina nem tratamento aprovado.

Desde o início do surto, em maio, a RDC acumula mais de 1.000 casos confirmados e pelo menos 254 mortes. A Organização Mundial da Saúde declarou emergência de saúde pública de importância internacional em 17 de maio. Ugandenses também foram afetados: 19 casos e 2 mortes foram confirmados no país vizinho.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) mantém a avaliação de risco como baixa para viajantes que se deslocam para zonas de transmissão ativa e muito baixa para a população europeia em geral. Casos suspeitos anteriores no Brasil e na Itália durante o surto atual foram descartados.

O gabinete do primeiro-ministro Emmanuel Macron informou que o caso está sendo “acompanhado de muito perto”. As autoridades francesas também reforçaram o protocolo sanitário para cooperantes que regressam de zonas de risco.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Sofia Volpi

Sofia Volpi

Comunicadora, jornalista em formação. Apaixonada por esportes e cultura.

Próximo post
Foto: Divulgação/MJSP

Aplicativo vai registrar dados de celulares roubados para dificultar revenda dos aparelhos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

O novo iPhone dobrável da Apple.

Foto: Divulgação / Apple

Novo iPhone dobrável não contará com recurso famoso nos aparelhos da Apple

06/09/2026
Capa oficial do GTA VI.

Foto: Divulgação / Rockstar Games

Efeito GTA 6: modelo top de linha da PlayStation esgota após revelação de trailer do jogo

06/09/2026
Reprodução/BBC

China investe mais de R$ 100 milhões para vencer EUA em corrida robótica

06/09/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.