Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados

Conheça “A Baronesa”: a cobra selvagem mais longa do mundo

Por João Carlos Gomes
11/02/2026
Em Geral
0
Foto: Erdal Erdal/Pexels

Foto: Erdal Erdal/Pexels

Embora relatos populares e vídeos nas redes sociais frequentemente sugiram a existência de cobras gigantescas, tem sido cada vez mais difícil encontrar titãs que ultrapassam os 6 metros de comprimento, que é considerado um tamanho padrão.

Apesar disso, a atual merecedora do título de “cobra selvagem mais longa do mundo” parece finalmente ter sido encontrada, já que após a realização de uma precisa medição, foi possível confirmar a existência de uma píton-reticulada fêmea (Malayopython reticulatus) de 7,22 metros.

Descoberta na ilha de Sulawesi, na Indonésia, a serpente foi batizada de Ibu Baron (“A Baronesa”, em malaio) e apresentou dimensões equivalentes à largura de um gol oficial da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Recomendado para você

  • Luto morre principais atrizes históriaLuto: aos 91 anos, morre uma das principais atrizes da história da TV brasileira
  • Dono da Havan se aproxima de completar dois objetivos históricos até o fim de 2026
  • Justiça bate martelo e determina suspensão de 14 bets no Brasil
  • Fim influencers revelam preocupação contrataçãoFim dos influencers? Empresas revelam preocupação com contratação de criadores de conteúdo

Para garantir a precisão da medição, que foi realizada no mês passado por um especialista em répteis e um explorador que conhece a região onde ela foi encontrada, foi utilizada uma fita métrica e um topógrafo.

Além disso, ela foi feita com o animal em jejum e sem anestesia tanto para evitar que os dados fossem comprometidos quanto por questões de segurança. Na ocasião, a cobra pesava impressionantes 96,5 kg.

Existência ameaçada: cobras gigantes são caçadas e mortas

Vale lembrar que, desde dezembro do ano passado, “A Baronesa” vive sob a tutela do conservacionista e ativista Budi Purwanto, que visa proteger tanto os moradores da comunidade local quanto os próprios animais.

Afinal, mesmo não sendo venenosa, a píton-reticulada é vista na região como uma ameaça ao gado, animais domésticos e até a seres humanos por conta de seu tamanho. Com isso, muitas cobras acabam sendo caçadas e mortas.

Levando em conta que a destruição ambiental tem levado estes animais a aparecer de forma mais frequente no ambiente urbano, a situação se torna ainda mais preocupante. Desta forma, muitos especialistas em vida selvagem têm se dedicado a garantir a proteção destas cobras.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
João Carlos Gomes

João Carlos Gomes

Jornalista, criador de conteúdo e músico independente nas horas vagas.

Próximo post
Foto: Roselyn Tirado/Unsplash

Psicólogos afirmam que ESTE é o motivo pelo qual você tem um desejo constante de redecorar sua casa

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

O ator Tom Holland durante a estreia do Homem-Aranha: Um Novo Dia.

Foto: Instagram (@tomholland2013)

Sucesso de bilheteria, novo filme do Homem-Aranha já rendeu mais de R$ 500 milhões para Tom Holland

19/08/2026
Brasileiros comprar casas desconto

Brasileiros vão poder comprar casas com mais de 70% de desconto

19/08/2026
Fechamento bancos diversas cidades muda

Fechamento dos bancos em diversas cidades do país muda a rotina de milhões de brasileiros

19/08/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.