Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

Com auxílio de IA, Banco Central pretende dar fim em fraude no Pix

Por Sofia Volpi
12/08/2026
Em Geral
0
Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

O Banco Central divulgou, nesta segunda-feira (10), um plano para reforçar a segurança do Pix com uso de inteligência artificial, parte do Relatório de Gestão do Pix 2023-2025.

O documento aponta que o sistema movimentou cerca de 80 bilhões de transações em 2025 e reconhece que a infraestrutura central nunca sofreu um ataque bem-sucedido, mas destaca a necessidade de reduzir fraudes cometidas por meio de engenharia social e outras táticas que driblam a segurança das instituições financeiras.

A principal novidade é a criação de um indicador de probabilidade de fraude, calculado em tempo real pelo próprio Banco Central para cada transação realizada no sistema.

Recomendado para você

  • Site lista melhores box brasileiroSite lista melhores TV Box do mercado brasileiro
  • Órbita terra está cheia satélitesÓrbita da Terra está cheia de satélites e chegando ao seu limite de capacidade
  • Gta rodar qualquer computador saibaGTA 6 vai rodar em qualquer computador? Saiba as configurações necessárias
  • Trinta fabricar vender chicletes estáHá trinta anos, fabricar e vender chicletes está proibido neste país

A ferramenta vai usar modelos de aprendizado de máquina alimentados por bases de dados da própria autoridade monetária, e as notas de risco geradas poderão ser repassadas às instituições participantes para alimentar seus próprios sistemas antifraude, embora o BC ainda não tenha confirmado se o compartilhamento será obrigatório para todas as instituições.

BC quer padronizar alertas e agilizar bloqueios

O plano prevê ainda a padronização obrigatória dos alertas de fraude, hoje adotados de forma desigual entre bancos e instituições de pagamento, além de um fluxo automatizado para troca de informações sobre bloqueios cautelares de transações suspeitas entre as instituições participantes do sistema.

O Banco Central também sinalizou intenção de participar mais ativamente da gestão das chaves Pix, hoje sob responsabilidade exclusiva das instituições financeiras, com poder para bloquear ou excluir chaves associadas a golpes, fraudes ou inconsistências com dados da Receita Federal.

Campo de mensagens virou alvo de abusos

O relatório também identificou que o campo de mensagens das transferências Pix passou a ser usado para propagar ameaças, ofensas e cobranças indevidas entre usuários.

Para tentar conter esse uso indevido sem prejudicar a experiência do sistema, o Banco Central criou, em 2026, um grupo de trabalho dentro do Fórum Pix dedicado a debater alternativas regulatórias para o problema, sem prazo definido para apresentar conclusões.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Sofia Volpi

Sofia Volpi

Comunicadora, jornalista em formação. Apaixonada por esportes e cultura.

Próximo post
Foto: Divulgação/Globo e CazéTV

Em busca de direitos de transmissão, Globo terá que negociar com CazéTV

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

O novo iPhone dobrável da Apple.

Foto: Divulgação / Apple

Novo iPhone dobrável não contará com recurso famoso nos aparelhos da Apple

06/09/2026
Capa oficial do GTA VI.

Foto: Divulgação / Rockstar Games

Efeito GTA 6: modelo top de linha da PlayStation esgota após revelação de trailer do jogo

06/09/2026
Reprodução/BBC

China investe mais de R$ 100 milhões para vencer EUA em corrida robótica

06/09/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.