A Federação Norueguesa de Futebol destinou a receita de bilheteria de um jogo das Eliminatórias Europeias contra Israel à organização Médicos Sem Fronteiras. A partida foi disputada em 11 de outubro de 2025, no estádio Ullevaal, em Oslo, com ingressos esgotados para uma capacidade de cerca de 27 mil lugares.
Lise Klaveness, presidente da Federação Norueguesa de Futebol, anunciou a decisão em coletiva de imprensa. Segundo ela, a partida ocorria em meio a um cenário de sofrimento humanitário em Gaza, e a entidade decidiu doar a arrecadação dos ingressos aos Médicos Sem Fronteiras.
O confronto entre as seleções
A Noruega já havia vencido o primeiro jogo entre as duas seleções por 4 a 2, em campo neutro em Debrecen, na Hungria, em 25 de março de 2025.
A federação destinou cerca de 135 mil euros à organização, e a secretária-geral do braço norueguês dos Médicos Sem Fronteiras, Lindis Hurum, agradeceu a contribuição em nota.
Atuação da MSF em Gaza
Segundo relatório da própria organização, referente a 2025, a MSF apoiou um em cada cinco leitos hospitalares em Gaza e participou de um em cada três partos realizados no território naquele ano.
No período, a entidade realizou 913.284 consultas ambulatoriais e distribuiu mais de 700 milhões de litros de água à população local. A organização atua na Palestina desde 1988, oferecendo cuidados médicos, de saúde mental e, mais recentemente, serviços de água e saneamento em larga escala.
Repercussão após a Copa de 2026
Após a eliminação do Brasil para a Noruega, nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, o ato de ajuda voltou a ser divulgado por veículos noruegueses, como parte de uma retrospectiva da campanha da seleção no ciclo.
O presidente da Federação Italiana de Futebol, Gabriele Gravina, também declarou publicamente preocupação com a situação humanitária na Palestina no mesmo período, sem anunciar doação semelhante à da federação norueguesa.








