Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados

Brasil é destaque com três destinos entre os mais bonitos do mundo

Por Milena Armando
30/07/2025
Em Geral
0
Brasil é destaque com três destinos entre os mais bonitos do mundo

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - Foto: Instituto Semeia

Com suas impressionantes paisagens naturais, o Brasil destaca-se globalmente por abrigar destinos que são verdadeiros santuários ecológicos. 

A Unesco reconhece oficialmente diversos locais brasileiros como Patrimônios Naturais da Humanidade, representando a riqueza e diversidade dos biomas nacionais. 

Patrimônios naturais em destaque

Recomendado para você

  • Carlos Alberto de Nóbrega enfrenta pedido de penhora de apartamento em São Paulo
  • Árbitro final copa mundo fezÁrbitro da final da Copa do Mundo fez pedido inusitado a Messi durante a decisão
  • Corinthians encaminha acerto e vai anunciar atacante que disputou a Copa do Mundo
  • Rede social confirma suspensão parcialRede Social confirma suspensão parcial de serviço no Brasil após decisão da justiça

Entre os locais brasileiros reconhecidos, o Pantanal, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e a Amazônia se destacam. Estas áreas são vitais para a proteção da biodiversidade e encabeçam esforços de conservação ao lado de outros biomas preservados.

Pantanal: A maior planície inundada do mundo

O Pantanal se estende pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e é reconhecido como a maior planície alagada do planeta. Este bioma abriga uma biodiversidade exuberante, incluindo onças-pintadas, capivaras e mais de 300 espécies de aves. As cheias sazonais proporcionam um habitat fértil para inúmeras espécies, destacando a necessidade de políticas de conservação eficientes.

Lençóis maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, situado no Maranhão, surpreende com suas lagoas sazonais que emergem em dunas brancas após o ciclo das chuvas. Conhecido por sua beleza única, este ecossistema raro atrai turistas do mundo todo por suas lagoas de águas cristalinas rodeadas por uma vasta extensão de dunas.

Amazônia: O pulmão do mundo

A Amazônia continua sendo a maior floresta tropical do mundo, cobrindo cerca de 60% do território brasileiro. Hospedando mais de 40 mil espécies de plantas e cerca de 5 mil espécies de animais, é uma peça-chave no equilíbrio ambiental global.  A floresta enfrenta desafios prementes, como desmatamento e mudanças climáticas, que ameaçam sua biodiversidade.

Os demais locais são: Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Complexo da Chapada dos Veadeiros (GO), Vale do Ribeira (PR/SP) e Costa do Descobrimento (BA/ES). 

Reconhecimento do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

A inclusão recente do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu na lista de patrimônios destaca a diversidade geológica e cultural do Brasil. Situado em Minas Gerais, o parque abriga mais de 250 cavernas e significativos sítios arqueológicos, incluindo pinturas rupestres milenares.

Em suma, o título de Patrimônio Natural não só enaltece a beleza desses destinos brasileiros, mas também enfatiza o compromisso com a preservação. O Brasil, ao proteger esses locais, garante que as futuras gerações possam testemunhar a majestade desses destinos, reconhecidos globalmente pelas suas belezas.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Tags: brasilpatrimônio unescoturismoUNESCO
Milena Armando

Milena Armando

Jornalista, redatora e revisora.

Próximo post
Reprodução: Agência Brasil (Tânia Rêgo)

Moradores de cinco cidades podem sacar até R$ 6.220 do FGTS

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

Foto: Haberdoedas / Unsplash

Alívio para o bolso: Anvisa aprova caneta emagrecedora genérica e reduz custo para usuários

18/08/2026
Ator globo está sendo procurado

Ator da Globo está sendo procurado por autoridades cariocas e pode ter bens penhorados por dívida

18/08/2026
Foto: Reprodução/SBT

Participante do Show do Milhão perde premiação após receber resposta errada de universitários

18/08/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.