Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados

Boicote ao Grammy: após criação de categoria exclusiva, BTS anuncia que está fora da premiação

Por Júlio Nesi
31/07/2026
Em Geral
0
A banda BTS durante apresentação na Copa do Mundo de 2026.

Foto: The White House / Flickr

A banda BTS durante apresentação na Copa do Mundo de 2026. Foto: The White House / Flickr

O grupo sul-coreano BTS anunciou oficialmente, nesta semana, que não submeterá suas músicas para consideração no Grammy Awards de 2027. A decisão, tomada unanimemente pelos sete membros, configura um boicote direto à recém-criada categoria de “Melhor Performance de Música Pop Asiática” pela Academia de Gravação.

O anúncio foi feito simultaneamente nos stories do Instagram de todos os integrantes do grupo, pouco mais de um mês após a confirmação da nova categoria para a 69ª cerimônia do prêmio.

“Decidimos não inscrever nossa música no Grammy este ano”, declarou a banda em comunicado conjunto. “Esperamos que a música possa ser ouvida e amada como música em si, em vez de ser dividida por região ou idioma.”

Recomendado para você

  • Treinador abre as portas para retorno de atacante mesmo após anúncio de aposentadoria da seleção
  • Gianni Infantino é defendido publicamente após sequência de pedidos por renúncia da Fifa
  • Mudou tudo! Novas regras para doação de sangue entram em vigor nos próximos meses
  • Pensionista é condenada por má fé após contestar na justiça empréstimos em seu nome

Conflito com o Grammy

A medida da Academia, anunciada em meados de junho, visa reconhecer a força do pop nos mercados asiáticos, abrangendo K-pop, J-pop e C-pop. No entanto, as regras de elegibilidade exigem um “uso significativo de idioma asiático”, determinando que a gravação deve ser “identificável com essa língua”.

A criação da categoria gerou imediata controvérsia entre fãs e críticos, que a interpretaram como uma tentativa de segregar artistas asiáticos das categorias principais.

Para o BTS, que retornou aos palcos em 2026 após o serviço militar obrigatório com o álbum ARIRANG, a regra cria um paradoxo: o novo trabalho do grupo, embora tenha liderado as paradas globais, possui letras predominantemente em inglês, o que poderia torná-lo inelegível para a nova categoria.

“É uma forma de manter o BTS fora das categorias principais e mais prestigiosas”, opinou Will Scragg, fã do grupo, ecoando o sentimento de que a categoria funciona como um “prêmio de consolação” que minimiza o valor do trabalho dos artistas no cenário global.

Resposta da academia

Em resposta ao boicote, Harvey Mason Jr, CEO da Academia de Gravação, expressou pesar, mas defendeu a intenção inclusiva da nova regra.

“Fiquei triste ao saber que o BTS escolheu não participar do processo do Grammy este ano, mas, como criador musical, entendo e respeito a decisão deles”, afirmou Mason Jr. em comunicado.

Ele enfatizou que o objetivo da categoria “nunca foi dividir, mas ampliar quem é reconhecido”, destacando que artistas que se inscrevem na categoria de Pop Asiático ainda podem concorrer nas categorias gerais, como Gravação do Ano.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Júlio Nesi

Júlio Nesi

Jornalista alagoano formado pela UFAL, já atuei em produção de conteúdo digital para portais, rádio e redes sociais.

Próximo post
Foto: Reprodução/Instagram (lucianohang)

Dono da Havan pegou todo mundo de surpresa e tomou atitude emocionante

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

Foto: TJ/MG

Condenado por assassinato, ex-goleiro do Flamengo processa emissora em R$ 4 milhões por perseguição

12/08/2026
Foto: Divulgação BYD

Modelo de entrada da BYD atropela concorrentes e caminha rumo ao Top 5 mais vendidos no Brasil

12/08/2026
Foto? Reprodução/Instagram (coachabelferreira)

Adeus, Abel Ferreira! Após quase seis anos, torcida pede saída de técnico português

12/08/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.