Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados

Astronauta da Artemis II realiza trabalhos para se readaptar a vida na Terra

A astronauta reforçou a importância dos exercícios e fez um alerta para os efeitos do espaço no corpo humano

Por Júlio Nesi
24/04/2026
Em Geral
0
A astronauta durante os exercícios de readaptação.

Reprodução: Instagram (@astro_christina)

A astronauta durante os exercícios de readaptação. Reprodução: Instagram (@astro_christina)

Cerca de uma semana depois do fim da missão Artemis II, a astronauta Christina Koch ainda lida com as consequências de ter passado um período na chamada “microgravidade“. Ela vem usando as redes sociais para documentar o processo de recuperação e mostrar, na prática, o que o corpo humano enfrenta após uma missão espacial.

Em um vídeo publicado no sábado, dia 18, Koch aparece tentando caminhar em linha reta com os olhos fechados. A dificuldade para manter o equilíbrio chamou a atenção dos internautas.

“Quando as pessoas vivem em microgravidade, os sistemas do nosso corpo que evoluíram para informar ao cérebro como estamos nos movendo, os órgãos vestibulares, não funcionam corretamente. Nosso cérebro aprende a ignorar esses sinais e, quando voltamos à gravidade, passamos a depender fortemente da visão para nos orientar”, escreveu a astronauta na postagem.

Recomendado para você

  • Fábrica de calçados fecha as portas e encerra operação por falta de mão de obra
  • Estudo revela danos psicológicos criançasEstudo revela danos psicológicos em crianças que utilizam IA nos estudos
  • Ex-BBB revela problemas financeiros após investir em filme no estilo Velozes e Furiosos
  • Modelo elétrico ferrari vendido milhõesModelo elétrico da Ferrari é vendido por mais de R$ 200 milhões

Por que o corpo perde o equilíbrio no espaço?

A própria astronauta explicou o que acontece. Em microgravidade, o cérebro aprende a desconsiderar os sinais enviados pelos órgãos vestibulares, que são as estruturas responsáveis por informar ao sistema nervoso como o corpo se move. De volta à Terra, o organismo ainda opera com essa lógica alterada e passa a depender muito mais da visão para se orientar no espaço.

Koch também apontou um aspecto positivo nesse processo. Segundo ela, estudar essa readaptação pode ajudar a entender melhor como tratar condições como vertigem, concussões e outras disfunções neurovestibulares em pacientes comuns aqui na Terra.

“Uma caminhada em linha reta com os olhos fechados pode ser desafiadora! Entender isso pode ajudar a melhorar o tratamento de vertigem, concussões e outras condições neurovestibulares aqui na Terra”, continuou Koch.

Quais outros efeitos o espaço causa ao corpo?

O desequilíbrio é só um dos impactos. Os tripulantes da cápsula Orion também podem apresentar perdas na densidade óssea e na massa muscular, além de alterações no sistema cardiovascular e no sistema imunológico. A visão também pode ser afetada, assim como o próprio DNA dos astronautas, em função da exposição à radiação espacial.

Esse conjunto de efeitos faz com que a NASA trate a fase de reabilitação pós-missão como uma etapa tão exigente quanto o próprio voo. Para Koch e os demais membros da Artemis II, a recuperação plena ainda vai levar semanas.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Tags: artemis IIcérebroChristina Kochmicrogravidadenasaorionreabilitaçãosentidos do corpoviagem espacial
Júlio Nesi

Júlio Nesi

Jornalista alagoano formado pela UFAL, já atuei em produção de conteúdo digital para portais, rádio e redes sociais.

Próximo post
Foto: Reprodução Instagram/Luciana Gimenez

Após 20 anos, apresentadora troca de emissora e terá programa em horário nobre

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

Imagem meramente ilustrativa.

Foto: Boko Shots / Pexels

Justiça bate martelo e determina suspensão de 14 bets no Brasil

19/08/2026
Fim influencers revelam preocupação contratação

Fim dos influencers? Empresas revelam preocupação com contratação de criadores de conteúdo

19/08/2026
Nova versão relógio google terá

Nova versão de relógio do Google terá versão atualizada do Gemini e foco na saúde

19/08/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.