Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados

Abriu a correspondência do vizinho sem querer? Veja o que fazer

Por João Carlos Gomes
14/08/2025
Em Geral
0
Foto: wayhomestudio/Freepik

Foto: wayhomestudio/Freepik

Por desatenção, é comum que algumas pessoas abram, sem querer, a correspondência de vizinhos, e consequentemente acabam ficando com dúvidas sobre como proceder.

Afinal, vale lembrar que abrir cartas alheias sem a devida autorização é considerado crime no Brasil, previsto no artigo 151 do Código Penal, podendo resultar em detenção de até seis meses ou multa.

Além disso, violar correspondências de outra pessoa também fere o sigilo postal, um direito assegurado pelo Artigo 5º da Constituição Brasileira, o que torna a situação ainda mais grave.

Recomendado para você

  • Treinador comunica decisão raphinha encerraTreinador comunica decisão e Raphinha encerra ciclo histórico no Barcelona
  • Fábrica de calçados fecha as portas e encerra operação por falta de mão de obra
  • Estudo revela danos psicológicos criançasEstudo revela danos psicológicos em crianças que utilizam IA nos estudos
  • Ex-BBB revela problemas financeiros após investir em filme no estilo Velozes e Furiosos

No entanto, se o ato ocorrer sem intenção, o autor não deve ser responsabilizado, principalmente caso alguma das seguintes posturas seja adotada:

Devolver a correspondência diretamente ao destinatário

Se a correspondência for destinada a alguém conhecido, é possível contatá-la para devolver o item, lembrando-se de pedir desculpas pelo equívoco.

Mas é importante lembrar que, mesmo se for de um amigo ou vizinho próximo, não se deve abrir ou ler o conteúdo. Basta limitar-se a conferir apenas o nome e o endereço impressos no envelope.

Entregar a correspondência a um carteiro

Ao perceber que a correspondência foi entregue de forma incorreta, também é possível entregá-la a um carteiro, explicando o ocorrido para evitar que ele volte a acontecer.

Caso o envelope não tenha sido violado, ele pode ser depositado na caixa de correio para recolhimento pelos Correios, desde que seja indicado na frente “Devolver ao remetente” ou “Não reside aqui”.

Realizar a devolução da correspondência em uma agência dos Correios

Outra maneira prática de solucionar o problema também inclui levar a correspondência entregue incorretamente em uma agência dos Correios, que funcionam de segunda a sábado em determinadas regiões.

Neste caso, também é possível buscar soluções para evitar que o erro se repita, atualizando os dados do endereço caso estejam incorretos, e garantindo assim que a correspondência seja direcionada ao destinatário correto.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
João Carlos Gomes

João Carlos Gomes

Jornalista, criador de conteúdo e músico independente nas horas vagas.

Próximo post
Reprodução: Freepik

Palavras e expressões que só quem é de São Paulo conhece

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

O empresário Luciano Hang.

Reprodução: Instagram (@sennatower)

Dono da Havan se aproxima de completar dois objetivos históricos até o fim de 2026

19/08/2026
Imagem meramente ilustrativa.

Foto: Boko Shots / Pexels

Justiça bate martelo e determina suspensão de 14 bets no Brasil

19/08/2026
Fim influencers revelam preocupação contratação

Fim dos influencers? Empresas revelam preocupação com contratação de criadores de conteúdo

19/08/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.