Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

Brasileiros usam nascimento de filhos para evitar deportação nos EUA

Por Jeferson da Rosa
20/08/2026
Em Geral
0
Brasileiros usam nascimento filhos evitar

Brasileiros usam nascimento de filhos para evitar deportação nos EUA - Imagem: Pixabay

A pressão migratória crescente nos Estados Unidos está impulsionando milhares de famílias brasileiras a garantir documentação brasileira para filhos nascidos em solo americano.

O endurecimento das políticas de deportação transformou um procedimento administrativo em medida de proteção familiar urgente. 

Brasileiros usam nascimento de filhos para evitar deportação nos EUA

Recomendado para você

  • Aponta culpado baixa liberação créditoGoverno aponta culpado por baixa liberação de crédito para motoristas de aplicativo
  • Árbitros aplicam regra errada e criam grande polêmica em competição nacional
  • Autoridades seguem pressionando rede socialAutoridades seguem pressionando rede social e ampliam investigação sobre segurança das crianças
  • Jornalista demitida após 20 anos de Globo fala sobre saída e joga tudo no ventilador

Os números dos consulados brasileiros refletem essa transformação. 

Entre 2021 e 2025, o total de pedidos de registro de nascimento nos EUA passou de 5.660 para mais de 21 mil, um crescimento de 271%. 

As comunidades brasileiras nas grandes cidades americanas registram aumentos ainda mais drásticos: Boston viu suas solicitações crescerem 551%, Nova York 339% e Miami 119%.

A urgência das famílias coincide com uma escalada nas deportações. 

Em 63 voos desde janeiro de 2025, pelo menos 5 mil brasileiros foram deportados para o Brasil, levando consigo 164 menores de idade.

O cenário ganhou contornos ainda mais delicados quando 9 adolescentes nascidos nos EUA foram deportados sozinhos, sem acompanhamento dos pais. 

Apesar de o governo brasileiro afirmar não ter recebido relatos confirmados de separações nesse contexto atual, o temor das comunidades imigrantes é real.

Isso porque essa situação resgata memórias da política de separação de famílias do primeiro governo Trump, que afastou milhares de crianças dos pais na fronteira.

Nascidos nos EUA também possuem direito à nacionalidade Brasileira

Muitas famílias desconhecem que uma criança nascida nos EUA pode ser também brasileira por direito constitucional. 

A lei brasileira reconhece como natos os filhos de brasileiros nascidos no exterior quando registrados em repartição brasileira competente.

O processo é gratuito e abre caminho para a obtenção do passaporte brasileiro. 

Essa documentação ganhou relevância adicional a partir de abril de 2025, quando cidadãos americanos voltaram a precisar de visto para entrar no Brasil.

Para uma criança detentora de nacionalidade brasileira e passaporte brasileiro, a comprovação de identidade na entrada e saída do país fica simplificada.

O Registro de nascimento deve ser feito no consulado brasileiro responsável pela região onde a família reside. 

Cada posto consular pode ter variações procedimentais, exigindo que os pais verifiquem as especificidades da sua jurisdição antes de iniciar o processo.

Os pais enviam documentação eletronicamente, que passa por validação no sistema consular. 

Após aprovação, é necessária a retirada do documento presencialmente no consulado, etapa que estabelece a comprovação final da filiação e do direito à nacionalidade brasileira.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Jeferson da Rosa

Jeferson da Rosa

Jornalista apaixonado pela profissão

Próximo post
A jornalista Joanna de Assis.

Foto: Instagram (@joannadeassis)

Jornalista demitida após 20 anos de Globo fala sobre saída e joga tudo no ventilador

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

Aponta culpado baixa liberação crédito

Governo aponta culpado por baixa liberação de crédito para motoristas de aplicativo

20/08/2026
Foto: Gabriel Silva/Ceará SC

Árbitros aplicam regra errada e criam grande polêmica em competição nacional

20/08/2026
Autoridades seguem pressionando rede social

Autoridades seguem pressionando rede social e ampliam investigação sobre segurança das crianças

20/08/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.