Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

Transmissão exclusiva da Copa do Mundo na CazéTV tem resultado inesperado pela Fifa

Por Júlio Nesi
06/07/2026
Em Geral
0
Foto: Youtube (@CazeTV)

Foto: Youtube (@CazeTV)

A FIFA defende que a parceria com a CazéTV ajudou a ampliar o alcance da Copa do Mundo no Brasil, mas um levantamento do Ibope mostra um cenário bem diferente. Segundo dados do Ibope, o total de telespectadores que acompanharam o torneio encolheu em 15,5 milhões de pessoas na comparação entre a edição de 2022 e a atual, reflexo direto da perda de metade dos jogos na TV aberta.

Romy Gai, diretor de Negócios da FIFA, classificou o acordo com a LiveMode, empresa por trás da CazéTV, como eficaz para engajar novos públicos e ampliar o alcance da competição. Os números do Ibope, no entanto, indicam justamente o contrário quando o recorte é o público total somado entre todas as plataformas.

Como foi feita a comparação?

Recomendado para você

  • Mil novos vírus descobertos estudoMais de 40 mil novos vírus são descobertos após estudo feito em 100 cidades espalhadas pelo mundo
  • Aplicativo de transporte começa a cobrar taxa por viagens recusadas por seus motoristas
  • Fifa perde apoio icônicos históriaPresidente da Fifa perde apoio de jogadores icônicos da história do futebol
  • Executivos das Casas Bahia buscam escolta após serem ameaçados por credores

A metodologia usada pelo Ibope se chama SAM, sigla para Sports Audience Measurement, e unifica a medição de audiência de eventos esportivos ao vivo, permitindo comparar diretamente TV aberta, TV paga e streaming. Nos primeiros 20 dias da Copa do Mundo de 2026, todas as plataformas somadas alcançaram 151 milhões de pessoas.

Já na Copa do Catar, em 2022, analisada no mesmo intervalo de tempo, o torneio havia reunido 166,5 milhões de espectadores. Na prática, a quantidade de público que deixou de assistir aos jogos deste ano equivale a quase três vezes a população da Noruega, adversária do Brasil justamente na partida das oitavas de final disputada no último domingo (05).

A principal diferença entre as duas edições está na forma de transmissão adotada no Brasil. Em 2022, a Globo exibiu 56 dos 64 jogos ao vivo na TV aberta, deixando de fora apenas as oito partidas simultâneas da última rodada da fase de grupos.

Neste ano, com o torneio expandido para 104 jogos após o aumento do número de seleções participantes, a emissora transmitiu apenas metade das partidas na TV aberta. A CazéTV, por sua vez, exibiu a totalidade dos jogos pelo YouTube, além dos treamings Prime Video e Disney+. Enquanto isso, o SBT fechou acordo à parte para transmitir 32 partidas.

Os números do Ibope sugerem que, mesmo com a expansão da oferta via streaming, a migração de parte da audiência para plataformas digitais não foi suficiente para compensar a redução de jogos disponíveis na televisão aberta.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Júlio Nesi

Júlio Nesi

Jornalista alagoano formado pela UFAL, já atuei em produção de conteúdo digital para portais, rádio e redes sociais.

Próximo post
Foto: Canva

Especialista alerta brasileiros sobre os riscos de trocar a escola pelo ensino domiciliar

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

Enquanto rede globo exibia show

Enquanto Rede Globo exibia show de Anitta, SBT aproveita e assume liderança no Ibope

25/08/2026
Foto: Haberdoedas / Unsplash

Nova caneta emagrecedora genérica é aprovada pela Anvisa e se aproxima chegar às farmácias

25/08/2026
Dívida bilionária correios busca antecipação

Com dívida bilionária, Correios busca antecipação de receita e governo avalia pedido

25/08/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.