O efeito Ernesto
Como o estilo exótico e tresloucado do chanceler brasileiro tem se refletido no dia a dia do Itamaraty e por que seu radicalismo pode ser fatal para os interesses do país no exterior
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Nos governos do PT, a diplomacia submeteu-se aos interesses do partido. O Brasil apoiou a escalada do autoritarismo na Venezuela e consentiu com a malandragem do boliviano Evo Morales, que em 2006 tomou as refinarias da Petrobras. O antiamericanismo e o protecionismo atrasaram a abertura econômica. Com Michel Temer, a política externa voltou a buscar, de alguma forma, acordos comerciais. Sob Jair Bolsonaro, o ingresso na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) tornou-se uma das principais metas. Um acordo entre o Mercosul e a União Europeia foi anunciado, após vinte longos anos de negociações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Reinaldo
2020-05-28 23:07:31CRUSOÉ JÁ ERA
Palhaço Bozo
2020-05-28 10:47:29Essa é a consequência do chavismo bolsolavista idiotizante sendo implementada na prática das relações exteriores. Não demorará para ouvirmos frases do tipo "Bolsonaro Livre!".
Luiz
2020-05-27 19:43:57Esse ministro é uma tragédia no meio do desgoverno Bolsonaro. E as mensagens postadas a seguir em seu favor demostram que ele tem quem alguns que o apoiam, igualmente obtusos e nefastos para o Brasil.
Luiz
2020-05-27 19:30:17Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.uol.com.br/edicoes/108/o-efeito-ernesto/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.
FABIO
2020-05-27 16:51:20Leiam a OESTE revista muito boa
Alexandre
2020-05-27 09:43:41Quando o jornalista escreve "A ideologia continuou imperando...", fica evidente a falta de conhecimento filosófico básico, como se o pragmatismo não fosse por si só uma ideologia. Duda, abandone o apreço pelo gayzismo e pela sua turma esquerdista, aprenda a pensar com a própria cabeça. Duda, não deixe o gayzismo e o
Edu
2020-05-27 06:44:52Quando o Itamaraty passou 16 anos lambendo as botas do chavismo é que estava bom né?
Rizia
2020-05-26 18:46:00O maior problema que impregna a mente e a politica de muitos é essa feitiçaria discursiva que muitos chamam de ideologia. Ideologias são esquemas de pensamento que tem grande eficácia psicopatológica sobre os grupos onde se produzem e de onde se disseminam, o mais emblemático em tudo isso é perceber o poder avassalador de um cara como o Olavo, ele tem muito mais responsabilidade, pois cativou a muito, as palavras dele prendem ele e outros em cadeias infernais, cuidado pois palavras também matam
Rubens Antonio
2020-05-25 15:07:55Todos nós sabíamos que esse Ministério era um antro de esquerdistas. Todos agraciados pelo regime canhoto. Nosso Ministro deu alguma oportunidade para muitos reverem suas posições e para não eliminar gente de caráter. Agora chegou o momento da limpa. É claro que a cruzoezinha foi entrevistar só os que foram exonerados. Estamos numa nova era de chanceleres, os que de fato amam o país. Estava mais do que na hora.
Antônio
2020-05-25 12:09:49Vocês da mídia estão também cometendo um grande crime; no afã de difamar o governo, estão estragando a imagem do Brasil lá fora, o que pode significar o comprometimento de toda uma geração de brasileiros. É um crime hediondo, tenho a certeza que a história não os poupará. Vocês não tẽm nenhum senso de patriotismo, só vêm o próprio umbigo!