Aras contraria subprocuradores e pede MPF longe de 'disputas partidárias'
O procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), arquivou pedido feito por subprocuradores para que ele recomendasse ao presidente da República, Jair Bolsonaro, seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde, a OMS, em seus pronunciamentos. O pedido foi formulado após o pronunciamento em cadeia nacional em que Bolsonaro pediu à população para abandonar as medidas...
O procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), arquivou pedido feito por subprocuradores para que ele recomendasse ao presidente da República, Jair Bolsonaro, seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde, a OMS, em seus pronunciamentos.
O pedido foi formulado após o pronunciamento em cadeia nacional em que Bolsonaro pediu à população para abandonar as medidas de isolamento e, assim, evitar problemas para a economia. Em nota divulgada após arquivar o pedido, Aras afirma que os chefes do poder Executivo têm “liberdade de expressão para se posicionar sobre assuntos considerados relevantes para a sociedade” e suas opiniões não estão subordinadas “a organismos externos”.
Aras também afirma que neste momento de calamidade pública que o país atravessa “exige-se do Ministério Público brasileiro que mantenha-se afastado de disputas partidárias internas e externas, sem entraves à atuação dos órgãos competentes no cumprimento de seus deveres, a fim de que todos vençamos o coronavírus".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Vicente
2020-03-29 09:12:10Parabéns por esta decisão! Vamos combater este vírus, depois o tempo dirá quem tem razão! Concordo que devemos voltar as atividades para que não aconteça um colapso econômico, pois aí sim, teremos um desastre sem precedentes no país!
Uira
2020-03-29 00:38:43Existe MAGISTRADO em TODO O JUDICIÁRIO BRASILEIRO que careça MAIS de ser LEMBRADO do que é CONFLITO DE INTERESSE e QUESTIONADO quanto às RELAÇÕES PESSOAIS dele do que Gilmar Mendes? No entanto, quem é que o "LEMBRA" dos DEVERES ou "RECOMENDA" a ele que NÃO VIOLE a CONSTITUIÇÃO e a LEI ORGÂNICA DA MAGISTRATURA? Quem não tem CONDIÇÕES de REMOVER OS CISCOS dos PRÓPRIOS OLHOS não deveria se OCUPAR com os CISCOS nos OLHOS ALHEIOS.
Uira
2020-03-29 00:33:20Inclusive pq para isto já há o STF, onde o que NÃO FALTA é MINISTRO que CHAMARIA MENOS A ATENÇÃO se colocasse uma MELANCIA NA CABEÇA. Se o MPF está TÃO PREOCUPADO com a SAÚDE DOS BRASILEIROS, pq não tem NENHUM PREDADOR que se LOCUPLETOU DESVIANDO RECURSOS PÚBLICOS na MIRA? Seria um BOM MOMENTO para que eles mostrassem SERVIÇO e aproveitassem o EMBALO DA SITUAÇÃO. Não é CURIOSO que haja SUBPROCURADORES querendo fazer "RECOMENDAÇÕES" ao PRESIDENTE, mas não as fazem a Gilmar Mendes?
Uira
2020-03-29 00:17:54Ainda assim, quando é que o MPF teria algum PONTO DE CONTATO com a PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA? Não é só se ele COMETESSE CRIME COMUM durante seu MANDATO, já que no restante o MPF contesta a UNIÃO, mesmo que seja em decorrência de ação do PRESIDENTE? Ainda que seja em TEMPOS tão POLARIZADOS, seria DESPROPOSITADO que o MPF fizesse qq RECOMENDAÇÃO ao PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Se há algo que o MPF não deveria passar à SOCIEDADE é a IMPRESSÃO DE AMADORISMO e PARTIDARISMO.
Uira
2020-03-29 00:09:07Quem tem TEMPO para cuidar da VIDA ALHEIA é pq não está cuidando da PRÓPRIA. Não há CORRUPTOS para o MPF PRENDER? De que PODER o MPF é PARTE? Portanto, que RELAÇÃO as ATRIBUIÇÕES dele têm com o EXECUTIVO? Não é a este que cabe EXECUTAR? Como PRESIDENTE DA REPÚBLICA, não cabe ao PRESIDENTE ANALISAR, DECIDIR e IMPLEMENTAR POLÍTICAS PÚBLICAS? Quando é que o MPF deveria entrar nesta SEARA? Não é quando ele não estivesse CUMPRINDO as OBRIGAÇÕES dele?
Jorge
2020-03-28 15:12:47Achei sensato a opinião de Aras.
Rafael
2020-03-28 10:56:24Quarentena é medida destruidora de riqueza, pode ser considerada por gente e países ricos. Somos pobres, temos que trabalhar ou morreremos de fome, falta de saneamento básico, de hospitais, de instrução, de equipamentos menos seguros, etc.
ELIZABETH
2020-03-28 06:55:36Sensatez vem de onde não se esperava. Acertou!
Miguel
2020-03-28 01:53:185.653 pessoas morreram por DESNUTRIÇÃO no Brasil em 2017. 15 mortes por dia. Alguém comentou? Houve histeria? Culparam alguém? Fizeram escândalo? Espalharam o pânico? Fonte Ministério da Saúde. Brasil sem medo. PÁTRIA AMADA BRASIL.
Marina
2020-03-27 20:12:47Sensatez. Aula!