Sistema de saúde 'entrará em colapso' no fim de abril, diz ministro
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), previu, nesta sexta-feira, 20, um colapso no sistema de saúde brasileiro ao fim de abril devido à proliferação do novo coronavírus. O titular da pasta alegou, ainda, que o número de casos da doença deve cair de forma significativa somente a partir de setembro. “Às vezes, as...
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), previu, nesta sexta-feira, 20, um colapso no sistema de saúde brasileiro ao fim de abril devido à proliferação do novo coronavírus. O titular da pasta alegou, ainda, que o número de casos da doença deve cair de forma significativa somente a partir de setembro.
“Às vezes, as pessoas confundem colapso com sistemas caóticos, sistemas críticos, em que você vê as pessoas nas macas. Colapso é quando você pode ter dinheiro, plano de saúde e ordem judicial, mas simplesmente não há o sistema para você entrar. É o que está vivenciando a Itália, um dos países do primeiro mundo”, afirmou durante videoconferência com o presidente Jair Bolsonaro e empresários.
Para evitar o caos, Mandetta ressaltou a necessidade de “segurar a movimentação” da população para evitar a transmissão do vírus em massa — dos idosos, grupo vulnerável à Covid-19, principalmente. “Quando a gente toma uma medida de segurar por 14 dias, por exemplo, o impacto dessa medida só é sentido 28 depois”, observou.
De acordo com o ministro, a quantidade de pacientes infectados deve crescer rapidamente nos próximos dez dias. “Essa subida rápida vai durar o mês de abril, o mês de maio e o mês de junho, quando ela vai começar a ter uma tendência de desaceleração de subida, o mês de julho ela deve começar o platô, em agosto esse platô vai começar a mostrar tendência de queda e aí a queda em setembro é uma queda profunda, tal qual foi a queda de março da China”, detalhou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
HELIO
2020-03-22 18:44:16o ministro não tá brincando não queiramos ou não entraremos num colapso da Saúde pública da economia da política um colapso mesmo isso não é brincadeira não único que brinca com isso é o chamado Presidente da República
Nuruara
2020-03-20 21:35:52Os hospitais que não foram construídos não foi por culpa do PT, foi por culpa da maioria do povo brasileiro que adora esmola , crê em salvadores da suas vidas e dá poderes de Deus a quem está no comando da nação. De Getúlio a Bolsonaro nada mudou a não ser a tecnologia que aliás é importada.
Miguel
2020-03-20 19:42:41Sabe aqueles hospitais que não foram construídos porque o dinheiro foi usado para fazer a copa do mundo e as olimpíadas? Ou porque o dinheiro foi roubado pelas empreiteiras e pelo PT? Ou porque o dinheiro foi usado para fazer um porto em Cuba e financiar ditaduras? VAI FAZER FALTA AGORA. E A CULPA É DO PT que roubou; do congresso que se corrompeu e do STF que não pune ninguém. E quem vai pagar pelo Vírus da CHINA COMUNISTA é o POVO, porque CORRUPÇÃO MATA. Brasil sem medo. PÁTRIA AMADA BRASIL.
Esdras
2020-03-20 18:20:15De repente voltamos a idade das trevas! Parece estamos vivendo os dias que antecedem o "The walking dead"! O pensamento foi terceirizado há tempos, em todos os aspectos! A mídia dita o estilo de vida das pessoas, e não o contrário! Essa histeria coletiva que estamos presenciando, nos mostra quão perigoso é o caminho que estamos trilhando! Cuidados de saúde devem ser tomados sempre, infelizmente, quando não der mais audiência, esqueceremos tudo, como foi com a SARS, H1N1. O corona e só + 1!
Jose
2020-03-20 17:37:44Em resumo, a pátria amada está indo para o caos. Se tivéssemos um lidere inspirador, trabalhador e inteligente, estaríamos muito melhor. Entretanto, selecionamos um picareta. Não há como colher flores quando se planta urtigas. Agora o Brasil vai precisar se virar com a urtiga que plantou. Vai doer. E muito! Espero que aprendam desta vez!
Antonio
2020-03-20 16:48:49O governo tem que tomar uma medida urgente tipo estado de sítio, pois o brasileiro não tem noção de cidadania.
Mauro Carlos
2020-03-20 16:43:51"The horror... the horror..."; Coronel Kurtz (Marlon Brando)