Ricardo Moraes/Reuters

MPF pede transferência de Adélio de presídio para ‘instituição adequada’

17.02.20 17:30

O Ministério Público Federal defendeu a transferência de Adélio Bispo de Oliveira (foto), autor da facada no presidente Jair Bolsonaro em setembro de 2018, do Presídio Federal de Campo Grande para um hospital de custódia ou instituição psiquiátrica adequada. De acordo com a Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, a unidade prisional “não possui aptidão para execução de medida de segurança imposta pela Justiça”.

Ao sentenciar Adélio, em junho de 2019, a 3ª Vara Criminal de Juiz de Fora (MG) o absolveu por considerá-lo inimputável, ou seja, incapaz de responder pelo crime. Conforme laudo, ele sofre de transtorno mental delirante persistente. À época, o magistrado Bruno Savino converteu a prisão preventiva do esfaqueador em internação psiquiátrica por tempo indeterminado.

A manifestação do MPF baseia-se em documentos nos quais a direção do presídio reconhece inaptidão para conduzir a execução da medida de segurança e pede a imediata transferência de Adélio para local adequado. Além disso, o Departamento Penitenciário Nacional esclareceu que todas as Penitenciárias Federais apresentam a mesma estrutura e oferecem apenas os serviços de saúde de baixa e média complexidade.

A Procuradoria argumenta que “não se questiona a gravidade” do crime, “que visava em última instância atacar pilares fundamentais da democracia, como a liberdade de voto e o direito fundamental de ser candidato”. “O que o Ministério Público Federal pretende é salvaguardar a própria sociedade, permitindo que profissionais capacitados examinem continuamente a evolução da doença mental e da periculosidade de Adélio, de modo a impedir a sua desinternação antecipada”, explicou o MPF.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse Adelio nada tem de distúrbios psiquiátricos,a não ser a "loucura natural de todo comunista". Agora essa "fonte previosa da esquerda" será assassinada,de uma maneira ou outra!! "Queima de arquivos" é natural p.essa trupe de petistas,psolistase toda a esquerda!!

    1. Será mesmo uma queima da esquerda? Difícil questão. 🤔 🗣Sherlock, please...

  2. Se deixarem, logo teremos a visão do inferno, este sujeito recebendo "alta médica", então não demora e vão querer internar Bolsonaro, no Brasil, não existe nada impossível, basta o "médico" certo trabalhar no caso, do tipo petista ou psolista.

  3. Um crime perfeito para os mandantes. O criminoso sentenciado como louco ( medida de segurança) perde toda a sua credibilidade numa eventual delação. Pra completar, um caso sui generis de prisão perpetua no Brasil. Adélio se deu muito mal.

    1. Concordo com sua análise, menos com a parte final. Não acho que o Adélio se deu mal. A "justiça" acha que já deu sua "resposta à sociedade" prendendo o criminoso. Agora o transferem para uma "instituição adequada" para reforçar a tese de insanidade. Quando a poeira baixar, dão a ele um laudo de baixa ou nenhuma periculosidade e o mandam cumprir "prisão domiciliar". E os mandantes continuam livres, leves e soltos para tramar novos atentados. Simples (?) assim.

  4. Loucos ou não, bandidos deveriam se submeter ao polígrafo e ao soro da verdade. Quando não tivessem mais informações a prestarem, deveriam ser enviados carinhosamente para o Inferno, de onde nunca deveriam ter saído!

  5. E a novela continua: o Adélio de doido não tem nada, pois gosta de mulher, não rasga nota de cem reais e não come merda. E quem está por trás do crime por ele praticado? Para saber é só abrir os arquivos do celular e do computador dos dos nobres advogados. Tudo muito simples.

    1. Tudo muito simples, mas está faltando uma coisa: Alguém que mande no Brasil exigir que tal medida seja tomada, se nem o processo pode ser visto, heis que continua em segredo de justiça.Caso apareça um machão um dia com poderes, quem sabe as ordens serão atendidas.Muito lamentável este caso nos faz perder a con fiança nos homens.

  6. Por mim, esse cara deveria ir para uma solitaria úmida e sem sol, viver a pão e água...aí si, ele abriria aboca rapidamente...

  7. Estou sem palavras de o que dizer, estou estarrecido , pasmo em pensar que se é para a coisa ser serea , sei lá até acho que não é? Um juiz estudar tanto perder noites de sono, enfrentar situações perigosas , e no final de tudo isto se não tiver dinheiro por traz, deichar ser manipulado por um ladrão de nove dedos , analfabeto ,e o outro faquista de açougue se FASENDO se passar por doente mental? haaaaaaa Indonésia , impresta a suprema corte de vocês só um mês para nós?

  8. Jamais uma equipe de médicos psiquiátricos daria um parecer indevido, falso, a uma pessoa com transtornos mentais, por ética , pela repercussão nacional e Internacional e a enorme pressão do capitão e apoiadores para que fosse um ato orquestrado pela oposição . O homem é doente mental !

    1. Realmente! Não existem médicos safados. Todos são Santos. Todo médico só se preocupa com o bem estar do paciente, jamais pensando em dinheiro. Me poupe. Napoleão ja dizia: Todo homem tem seu preço.

  9. Aqui o crime compensa. "transtorno delirante" têm bandidos que instituíram a "resistência" contra o GOVERNO que escolhemos, imprensa e corporações televisivas cooptadas p submundo do crime. A nossa PERSISTÊNCIA prevalecerá tbm sobre funcionários públicos CORRUPTOS, principalmente do judiciário brasileiro

  10. Pergunto, qual o deputado q estava agendado para receber Adélio na Câmara dos Deputados no dia q ele esfaqueou, foi registrado no livro/sistema de controle de entrada dos visitantes, e pq até agora não foi divulgado qual o deputado que receberia o dito cujo?

    1. Não precisa queimar arquivo. É anti ecológico,põe na nuvem! sacou?

    2. É bem possível que você esteja certo, PAULO. Mas a política no País não se guia pela razão. Ele pode logo retornar ao partido do Desqualificado. Terá de reaver a carteirinha para tanto. Não será o primeiro 'delirante persistente' a se juntar aos comunistas residuais, que andam aturdidos desde a queda do Muro de Berlim (e a morte do paladino da linha albanesa, Enver Hoxha). Deve perturbar muito a cabeça ter de seguir a dinastia parruda da Coreia do Norte. Com tantas dinastias obesas no Brasil!

  11. Mais uma queima de arquivo programada no plano de voo dos terroristas bem conhecidos. Com esses promotores federais quem precisa de inimigos outros? Lembram o partido político e a justiça do país basco, ao tempo da ETA. Eram o braço legal e garantista dos terroristas. É uma atrás da outra.A poucas horas tentaram melar o acordo Embraer-Boeing. Se for enumerar falta espaço.

  12. Deve ter gente querendo apagar o arquivo mas antes tem que derrubar a proibiçao de examinar os celulares que o Gilmar Mendes impediu. Qurem saber quem mandou quebrem o sigilo telefonico

  13. Cadê os babacas isentões para defender essa pobre vítima da sociedade? Cadê o Jose, o Eduardo e outros embustes? Vão lá se oferecer para levar essa aberração para casa de vocês! Dêem banho, cama limpa e comidinha na boca dessa pobre criatura....

  14. Tem que mandar o falso maluco para um lugar onde ele abra o bico e dedure quem está por trás de tudo. Antes que apaguem ele.

Mais notícias
Assine agora
TOPO