A outra prioridade do Banco Central para 2020
Em reunião na semana passada com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e com líderes partidários, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (foto), pediu prioridade a outra proposta, além da que estabelece a autonomia do Banco Central. Trata-se do projeto de lei que institui o novo marco legal para o mercado de câmbio...
Em reunião na semana passada com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e com líderes partidários, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (foto), pediu prioridade a outra proposta, além da que estabelece a autonomia do Banco Central.
Trata-se do projeto de lei que institui o novo marco legal para o mercado de câmbio de capitais estrangeiros no Brasil e brasileiros no exterior. A proposta foi enviada em outubro pelo governo. Maia chegou a criar uma comissão especial em novembro, mas ela ainda não foi instalada.
Na reunião, ficou acordado que um deputado do PSD deverá relatar o projeto, que, entre outras mudanças, expande gradualmente o rol de pessoas físicas e empresas que poderão abrir contas em dólares no Brasil. Hoje, só algumas empresas e embaixadas têm essa permissão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-03-06 15:42:27É PATÉTICO falar de AUTONOMIA DO BC e FLEXIBILIZAÇÃO do MERCADO DE CÂMBIO e CAPITAIS ESTRANGEIROS em um país onde se INTERVÉM na TAXA DE CÂMBIO. Quem gosta de DOUBLE THINKING (DUPLO PENSAR) é a ESQUERDA.
Uira
2020-03-06 15:41:04Se isto fosse feito, a FOLGA não poderia ser REVERTIDA para o PRÓPRIO MERCADO na FORMA DE REDUÇÃO DE CARGA TRIBUTÁRIA? E POUCO IMPORTA se a ECONOMIA não for andar de novo este ano, desde que JOGUEM CORRUPTOS e CRIMINOSOS para os LEÕES. Se o CIDADÃO COMUM ACHAR que a COISA está RUIM para ele, mas está PIOR para os OUTROS, PRINCIPALMENTE POLÍTICOS e EMPRESÁRIOS CORRUPTOS, ele vai AGUENTAR MAIS UM POUCO, na REFORMA DA PREVIDÊNCIA ele já AGUENTOU.
Uira
2020-03-06 15:37:58Se GOVERNOS ESTRANGEIROS INTERVIESSEM em SUAS ECONOMIAS, no MÉDIO PRAZO a TAXA não se ESTABILIZARIA, isto é, o que está ocorrendo não é só um CHOQUE EXÓGENO de CURTÍSSIMO PRAZO? Mas supondo que a CRISE seja GLOBAL e PROLONGADA, REALMENTE FAZ DIFERENÇA INTERVIR NO CÂMBIO? Portanto, a TAXA DE CÂMBIO não deveria ficar LIVRE, LEVE e SOLTA, para o BC VENDER parte de SUAS RESERVAS e o TESOURO AMORTIZAR parte da DÍVIDA que vence nos PRÓXIMOS ANOS do Governo Bolsonaro para dar uma FOLGA NO ORÇAMENTO?
Uira
2020-03-06 15:33:43Portanto, mesmo que a TAXA DE CÂMBIO tivesse CARÁTER INFLACIONÁRIO, em um MERCADO LIVRE e COMPETITIVO, isto seria RESPONDIDO com QUEDA DA DEMANDA e PRESSÃO sobre os PRODUTORES. Mas se a PRESSÃO sobre a TAXA DE CÂMBIO é FRUTO de INCERTEZAS EXTERNAS e o MEDO DE UMA CRISE, se esta realmente vier a se CONCRETIZAR, isto não significaria que INICIALMENTE haveria um EFEITO DEFLACIONÁRIO (ou seja, perde-se na TAXA, ganha-se nos PREÇOS DOS PRODUTOS e SERVIÇOS INTERNACIONAIS)?
Uira
2020-03-06 15:29:53Um NOVO MARCO LEGAL DO MERCADO DE CÂMBIO e a PROPOSTA de AUTONOMIA DO BC não deveria INSTITUIR de vez CÂMBIO FLUTUANTE e MOEDA CONVERSÍVEL? No MERCADO não funciona a MÁXIMA de que se COMPRA NA BAIXA e se VENDE NA ALTA. A nossa RESERVA DE DÓLARES não foi COMPRADA na BAIXA e, dada a INFLAÇÃO BRASILEIRA das DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS, a VALORIZAÇÃO RECENTE DO DÓLAR MAL PAGA esta (o que só serve para COMPROVAR CABALMENTE A INCAPACIDADE e INCOMPETÊNCIA DO EMPRESARIADO BRASILEIRO)?
Uira
2020-03-06 15:19:38Qq PROJETO que FLEXIBILIZE e AUMENTE a CONCORRÊNCIA no MERCADO DE CÂMBIO e DE CAPITAIS ESTRANGEIROS é BEM-VINDO, mas isto é só PERFUMARIA se o BC continuar sendo INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DA NATA DO EMPRESARIADO BRASILEIRO. O que não falta no Brasil é EMPRESÁRIO falando da MÃO PESADA DO ESTADO e pedindo MERCADO LIVRE, mas basta o NÓ APERTAR NO PESCOÇO para eles virem CORRENDO pedir INTERVENÇÃO ESTATAL para PROTEGER o "INTERESSE" NACIONAL.
Uira
2020-03-06 15:14:17A TAXA DE CÂMBIO não deveria REFLETIR a RELAÇÃO OFERTA X DEMANDA entre duas moedas? Portanto, pq um BC INDEPENDENTE INTERVIRIA na TAXA DE CÂMBIO? Pq um BC INDEPENDENTE teria RESERVAS DE CÂMBIO? Claro que não se deve ser INGÊNUO e RADICAL, é SEMPRE BOM ter uma MARGEM DE MANOBRA, mas uma coisa é MARGEM DE MANOBRA, outra é DISTORCER a TAXA para PROTEGER GENTE INCAPAZ e INCOMPETENTE que DEVERIA ESTAR NA CADEIA. QUEM TEM FILHO DE BIGODE É GATO.
Uira
2020-03-06 15:10:03Em um MERCADO, os PREÇOS deveriam REFLETIR a RELAÇÃO OFERTA X DEMANDA EXATAMENTE para que NÃO SE CRIASSE DISTORÇÕES que DESCALIBRASSEM a TOMADA DE DECISÕES DOS AGENTES ECONÔMICOS. A mera OFERTA DE SUBSÍDIOS pelo ESTADO já é um MECANISMO de DISTORÇÕES, pois cria uma RELAÇÃO ARTIFICIAL entre OFERTA e DEMANDA que sem os SUBSÍDIOS não existiria, é um ANABOLIZANTE que pode acabar por gerar a HIPERTROFIA de SETORES INEFICIENTES que, uma vez ANABOLIZADOS, se tornam GRANDES DEMAIS PARA QUEBRAR.
Uira
2020-03-06 15:02:41Um BANCO CENTRAL INDEPENDENTE deveria INTERVIR NO CÂMBIO (excluindo INTERVENÇÕES PONTUAIS para SUAVIZAR MOVIMENTOS DE ALTA e BAIXA)? Não, um BC INDEPENDENTE não deveria ter como ATRIBUIÇÃO DETERMINAR TAXA DE CÂMBIO, pois isto é o EQUIVALENTE a o ESTADO INTERVIR no MERCADO para DETERMINAR OS PREÇOS. Não que o ESTADO não possa ter INFLUÊNCIA sobre estes, pois ele tem, mas isto é COMPLETAMENTE DIFERENTE de o ESTADO entrar na ECONOMIA e INTERVIR na FORMAÇÃO DE PREÇOS.
Uira
2020-03-06 14:57:23BOA PARTE dos GRANDES EMPRESÁRIOS BRASILEIROS não está SOLTA EXATAMENTE pq o JUDICIÁRIO que PROTEGE CORRUPTOS é o MESMO que tb os PROTEGE? Se eles fossem INVESTIGADOS e JULGADOS por um JUDICIÁRIO como o AMERICANO, não estariam na CADEIA? Eles TANTO RECLAMAM da CARGA TRIBUTÁRIA, mas ela EXISTE para SUSTENTAR a INCAPACIDADE e INCOMPETÊNCIA deles, pois se não fossem INCAPAZES e INCOMPETENTES, JAMAIS COGITARIAM a IDEIA DE INTERVENÇÃO CAMBIAL.