Brumadinho: ex-presidente da Vale denunciado por homicídio doloso
Quase um ano após a tragédia de Brumadinho, o Ministério Público de Minas Gerais denunciou, nesta terça-feira, 21, 16 pessoas por crimes ambientais e homicídio doloso duplamente qualificado — quando há intenção de matar — pelo rompimento da Barragem B1, no Córrego do Feijão, localizado no município mineiro, informa a Folha de S.Paulo. A catástrofe...
Quase um ano após a tragédia de Brumadinho, o Ministério Público de Minas Gerais denunciou, nesta terça-feira, 21, 16 pessoas por crimes ambientais e homicídio doloso duplamente qualificado — quando há intenção de matar — pelo rompimento da Barragem B1, no Córrego do Feijão, localizado no município mineiro, informa a Folha de S.Paulo. A catástrofe provocou a morte de 270 pessoas.
Entre os 16 alvos está o ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman, além de funcionários da mineradora e da alemã Tüv Süd. Na peça, as duas empresas foram acusadas somente de crimes contra o meio ambiente.
A denúncia, resultado das investigações do MPMG e da Polícia Civil do estado, foi encaminhada à Justiça na manhã desta terça-feira. O órgão ministerial já havia ajuizado ações de reparação ambiental e socioeconômica contra os responsáveis pelo maior dano socioambiental do estado.
De acordo com o Ministério Público, nestes processos, foram bloqueados mais de 10 bilhões de reais da Vale, além de garantidos, entre outros, o auxílio emergencial para os atingidos e a contratação de assessorias técnicas que vão ajudar no dimensionamento das reparações integrais.
Em nota enviada à Folha, a Tüv Süd alegou que segue consternada e coopera com autoridades e instituições no Brasil e na Alemanha. "Enquanto os processos legais e oficiais ainda estiverem em curso, e até que se apurem as reais causas do acidente de forma conclusiva, a Tüv Süd não poderá fornecer mais informações sobre o caso", diz o texto. A Vale ainda não se pronunciou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Márcia
2020-01-22 02:00:28É esses diretores da Vale vão querer jogar essa responsabilidade em cima dos técnicos que morreram,dizendo que eles não visaram NADA, fácil jogar a responsabilidade de quem está morto e não pode refutar....A diretoria Inteira da Vale é PODRE!
Silvério
2020-01-21 22:46:08Até que enfim! Um bandidao desse tem que pelo menos responder pelos assassinatos... até que o GM de compadeça dele...
Eduardo
2020-01-21 20:37:09Estes responsáveis pela tragédia de Brumadinho e Mariana são assassinos cruéis Precisam pagar por estas mortes . Negligência absoluta.