Crusoé
12.09.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Toffoli manda parar perícia da Lava Jato em material apreendido no BTG

    O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli (foto), mandou a Polícia Federal suspender a perícia nos arquivos apreendidos pela Lava Jato na sede do banco BTG Pactual durante a 64ª fase da Lava Jato. Chamada de Pentiti, a operação mirou suspeitas de irregularidades envolvendo a venda de ativos da Petrobras na África para...

    Redação Crusoé
    2 minutos de leitura 19.01.2020 10:00 comentários 10
    Brasilia 28/11/2019 - Foto: Adriano Machado rSessao no plenario do STF rMinistro Presidente Dias Toffoli
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli (foto), mandou a Polícia Federal suspender a perícia nos arquivos apreendidos pela Lava Jato na sede do banco BTG Pactual durante a 64ª fase da Lava Jato. Chamada de Pentiti, a operação mirou suspeitas de irregularidades envolvendo a venda de ativos da Petrobras na África para o banco de André Esteves. A decisão de Toffoli atende a um pedido da defesa do banqueiro após a PF determinar, em dezembro do ano passado, a perícia em parte do conteúdo apreendido no BTG.

    Desde que a Pentiti foi deflagrada, essa já é a segunda vez que a PF é proibida pelo Supremo de periciar todo o material encontrado na residência de Esteves e no BTG. A primeira suspensão aconteceu em outubro do ano passado, após o ministro Celso de Mello, do STF, acatar em parte um recurso da defesa do banqueiro determinando que todos os itens apreendidos na operação não fossem analisados pela força-tarefa de Curitiba, pois poderiam ter relação com uma outra investigação sobre ele em tramitação na Justiça Federal em Brasília.

    Como mostrou o Diário de Crusoé, em dezembro o delegado da PF em Curitiba Felipe Hile Pace chegou a mudar a orientação mandando que fosse retomada a perícia de parte do material apreendido, excluindo os bens de André Esteves. O delegado argumentou que durante as buscas na sede do BTG os próprios funcionários do banco indicaram os documentos que guardavam relação com a investigação da Lava Jato em Curitiba.

    Diante disso, a defesa do banqueiro recorreu novamente ao Supremo. Desta vez, o pedido de suspensão foi protocolado já depois de iniciado o recesso do Judiciário, no dia 23 de dezembro, o que fez com que ele fosse remetido ao presidente do STF, responsável por analisar todos os casos urgentes.

    Para Toffoli, a iniciativa da PF em retomar a perícia em parte do material “pode vir a desrespeitar, em tese, a decisão liminar de acautelamento anteriormente proferida pelo eminente relator (Celso de Mello)” e por isso, segundo ele, todo o trabalho da PF deve ser suspenso até que o decano da corte se debruce sobre o tema.

    Diários

    Itamaraty político procura encrenca após condenação de Bolsonaro

    Duda Teixeira Visualizar

    Como a esquerda dificultou o julgamento de Jair Bolsonaro

    Duda Teixeira Visualizar

    Trump diz estar ficando sem paciência com Putin

    José Inácio Pilar Visualizar

    "Julgamento sinaliza que a divergência será inadmitida", diz Janaina

    Redação Crusoé Visualizar

    Bolsonaro condenado

    José Inácio Pilar, Wilson Lima Visualizar

    FBI oferece recompensa de US$ 100 mil por informações sobre atirador de Charlie Kirk

    Redação Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    A fatura chegou

    A fatura chegou

    Visualizar notícia
    A imagem do STF no mensalão, petrolão e julgamento do Bolsonaro

    A imagem do STF no mensalão, petrolão e julgamento do Bolsonaro

    Visualizar notícia
    A real missão dos drones russos na Polônia

    A real missão dos drones russos na Polônia

    Visualizar notícia
    Após enviar cartas a bancos brasileiros, EUA estudam próximos passos

    Após enviar cartas a bancos brasileiros, EUA estudam próximos passos

    Visualizar notícia
    Bolsonaro condenado

    Bolsonaro condenado

    Visualizar notícia
    Caça aos culpados

    Caça aos culpados

    Visualizar notícia
    Como a esquerda dificultou o julgamento de Jair Bolsonaro

    Como a esquerda dificultou o julgamento de Jair Bolsonaro

    Visualizar notícia
    Crime cada vez mais organizado

    Crime cada vez mais organizado

    Visualizar notícia
    Derrota no Kilimanjaro

    Derrota no Kilimanjaro

    Visualizar notícia
    Drones russos na Polônia podem escalar guerra na Ucrânia?

    Drones russos na Polônia podem escalar guerra na Ucrânia?

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    André Esteves

    BTG

    Dias Toffoli

    Justiça Federal em Curitiba

    Operação Lava Jato

    Petrobras

    Polícia Federal

    STF

    < Notícia Anterior

    Polêmica no Rio, instalação de câmeras em viaturas foi rejeitada pelo Congresso

    18.01.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Sob investigação, Eurípedes Júnior tenta voltar ao comando do Pros

    19.01.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Redação Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Uira

    2020-01-29 22:02:54

    Os ADVOGADOS BRASILEIROS são um BANDO INCOMPETENTES e DESPREPARADOS, isto quando não são mais CRIMINOSOS que os PRÓPRIOS CLIENTES. Considerando as ESTRATÉGIAS DE DEFESA deles, deveriam no mínimo RESPONDER CIVILMENTE diante de tão COMPLETA INCOMPETÊNCIA e FALTA DE PUDOR por tentarem a TODO CUSTO SUBVERTEREM A LEI.


    Uira

    2020-01-29 22:00:57

    Portanto, se houve CRIME por parte do DECANO, há a CUMPLICIDADE deste com a DEFESA, pois foi em cima da SOLICITAÇÃO dela que se deu tal coisa. Não deveria ser SOLICITADA a prisão ou outras MEDIDAS CABÍVEIS contra os ADVOGADOS DE DEFESA, incluindo a LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ? Eles não deveriam RESPONDER NA JUSTIÇA?


    Uira

    2020-01-29 21:58:23

    Aliás, o que deveria ser votado no PLENÁRIO DO STF é o IMEDIATO AFASTAMENTO de Celso de Mello pelo CRIME de OBSTRUÇÃO DE JUSTIÇA? Isto se ele não devesse ser imediatamente IMPICHADO. O STF e o JUDICIÁRIO BRASILEIRO são uma EXCRESCÊNCIA, não SURPREENDE tanta CORRUPÇÃO. SURPRESA seria o CONTRÁRIO. Além do mais, pode a DEFESA interferir nos PROCEDIMENTOS INVESTIGATÓRIOS? Não constituiria isto CRIME em CONCORRÊNCIA com o DECANO, uma vez que foram eles que fizeram a solicitação?


    Uira

    2020-01-29 21:53:55

    Seja um ou seja o outro, OBVIAMENTE que ele não tem CONDIÇÕES, sejam MORAIS ou TÉCNICAS, para RELATAR O PROCESSO. Quanto à PF, se ela não se RESTRINGE à JURISDIÇÕES, a ESTRUTURA ORGANIZACIONAL e a ALOCAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS é ATRIBUIÇÃO PRÓPRIA e INDEPENDENTE do ÓRGÃO JULGADOR, este não deveria MUITO MENOS PODE interferir na ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, ALOCAÇÃO DE RECURSOS, FLUXO DE TRABALHO, ATRIBUIÇÕES, COMPETÊNCIAS e PROCESSOS da PF sob PENA de se INCORRER EM CRIME.


    Uira

    2020-01-29 21:47:25

    Por fim, se é para ser separado o que é de André Esteves e o que é do BTG, não é necessária a PERÍCIA? Afinal, sem ela como é possível se saber o que é o quê e para onde cada coisa deveria ir? Não se trata claramente de MANOBRA PROTELATÓRIA e OBSTRUÇÃO DA INVESTIGAÇÃO? Não deveria ser REQUERIDA uma DECLARAÇÃO DE SUSPEIÇÃO de Celso de Mello por CONLUIO ou INCAPACIDADE TÉCNICA, pois se ele não está mancomunado com a DEFESA, obviamente demonstrou não deter CAPACIDADE TÉCNICA.


    Uira

    2020-01-29 21:38:20

    Há que se pensar em alternativas, pq tudo indica que só no JUDICIÁRIO o número de CORRUPTOS que ocuparão as CADEIAS irá exigir uma INFRAESTRUTURA que não existe. Com todas as FERRAMENTAS e MÉTODOS disponíveis, praticamente toda TRANSAÇÃO envolvendo ADVOGADOS e MAGISTRADOS CORRUPTOS pode ser RASTREADA, incluindo-se nestes a COMUNICAÇÃO entre eles. Com base na REDE e no FLUXO DE COMUNICAÇÃO, pode-se praticamente CAPTURAR a REDE e PIRÂMIDE DE CORRUPÇÃO do JUDICIÁRIO.


    Uira

    2020-01-29 21:34:43

    Em suma, todas estas BRECHAS e PORTAS ESCANCARADAS criadas pela CORRUPÇÃO e ANACRONISMO do DIREITO À BRASILEIRA são imensas PORTEIRAS para que o JUDICIÁRIO seja DEVASSADO de CIMA à BAIXO. Dependendo do SITUAÇÃO, pode-se estar muito bem falando-se de PRISÕES na CASA DOS MILHARES de MAGISTRADOS, considerando todo o UNIVERSO DE MAGISTRADOS. Pois a CORRUPÇÃO vai desde a PRIMEIRA INSTÂNCIA até o STF, é DISSEMINADA e GENERALIZADA, é praticamente IMPOSSÍVEL o sujeito resistir com tanta INIMPUTABILIDADE


    Uira

    2020-01-29 21:32:11

    Não é o RASTRO DO DINHEIRO? Importa se ele livrou um CRIMINOSO baseado em uma TECNICALIDADE que teoricamente não seria ILEGAL? Não, importa que ele tenha aceitado a VANTAGEM para enterrar o caso. Isto é, mesmo que o CRIMINOSO BENEFICIADO não possa mais ser PROCESSADO e PRESO pelo CRIME pelo qual ele foi ABSOLVIDO, o MAGISTRADO CORRUPTO pode, desde que haja a comprovação de que ele recebeu a VANTAGEM. De BÔNUS, o CRIMINOSO e seu ADVOGADO que pagaram a VANTAGEM tb podem responder por este CRIME.


    Uira

    2020-01-29 21:29:23

    É com base nestas TECNICALIDADES que são COMPLETAMENTE ILÓGICAS e vão na CONTRAMÃO do CONHECIMENTO CIENTÍFICO que os CORRUPTOS do JUDICIÁRIO e ADVOGADOS fazem a festa. Há uma INFINIDADE de BRECHAS e PORTAS para que MAGISTRADOS CORRUPTOS em CONLUIO com DEFESAS possam impedir a PUNIÇÃO, desde claro que com uma BOA REMUNERAÇÃO. Se por um lado isto é ruim, por outro isto é ótimo, pois o que é necessário para se pegar um MAGISTRADO CORRUPTO?


    Uira

    2020-01-29 21:27:15

    É de uma época onde ainda não se possuía os RECURSOS TÉCNICOS e TECNOLÓGICOS que existem hj e as CONDENAÇÕES estavam muito menos sujeitas a ELEMENTOS CIENTÍFICOS. É este ANACRONISMO que na verdade cria uma COISA que nada tem a ver com JUSTIÇA, mas PROTEÇÃO e ESTÍMULO à CRIMINALIDADE e IMPUNIDADE. Em se tratando de Brasil, é óbvio que este ANACRONISMO serve muito bem ao INTERESSE de CRIMINOSOS e dos CORRUPTOS que ocupam o JUDICIÁRIO.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Uira

    2020-01-29 22:02:54

    Os ADVOGADOS BRASILEIROS são um BANDO INCOMPETENTES e DESPREPARADOS, isto quando não são mais CRIMINOSOS que os PRÓPRIOS CLIENTES. Considerando as ESTRATÉGIAS DE DEFESA deles, deveriam no mínimo RESPONDER CIVILMENTE diante de tão COMPLETA INCOMPETÊNCIA e FALTA DE PUDOR por tentarem a TODO CUSTO SUBVERTEREM A LEI.


    Uira

    2020-01-29 22:00:57

    Portanto, se houve CRIME por parte do DECANO, há a CUMPLICIDADE deste com a DEFESA, pois foi em cima da SOLICITAÇÃO dela que se deu tal coisa. Não deveria ser SOLICITADA a prisão ou outras MEDIDAS CABÍVEIS contra os ADVOGADOS DE DEFESA, incluindo a LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ? Eles não deveriam RESPONDER NA JUSTIÇA?


    Uira

    2020-01-29 21:58:23

    Aliás, o que deveria ser votado no PLENÁRIO DO STF é o IMEDIATO AFASTAMENTO de Celso de Mello pelo CRIME de OBSTRUÇÃO DE JUSTIÇA? Isto se ele não devesse ser imediatamente IMPICHADO. O STF e o JUDICIÁRIO BRASILEIRO são uma EXCRESCÊNCIA, não SURPREENDE tanta CORRUPÇÃO. SURPRESA seria o CONTRÁRIO. Além do mais, pode a DEFESA interferir nos PROCEDIMENTOS INVESTIGATÓRIOS? Não constituiria isto CRIME em CONCORRÊNCIA com o DECANO, uma vez que foram eles que fizeram a solicitação?


    Uira

    2020-01-29 21:53:55

    Seja um ou seja o outro, OBVIAMENTE que ele não tem CONDIÇÕES, sejam MORAIS ou TÉCNICAS, para RELATAR O PROCESSO. Quanto à PF, se ela não se RESTRINGE à JURISDIÇÕES, a ESTRUTURA ORGANIZACIONAL e a ALOCAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS é ATRIBUIÇÃO PRÓPRIA e INDEPENDENTE do ÓRGÃO JULGADOR, este não deveria MUITO MENOS PODE interferir na ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, ALOCAÇÃO DE RECURSOS, FLUXO DE TRABALHO, ATRIBUIÇÕES, COMPETÊNCIAS e PROCESSOS da PF sob PENA de se INCORRER EM CRIME.


    Uira

    2020-01-29 21:47:25

    Por fim, se é para ser separado o que é de André Esteves e o que é do BTG, não é necessária a PERÍCIA? Afinal, sem ela como é possível se saber o que é o quê e para onde cada coisa deveria ir? Não se trata claramente de MANOBRA PROTELATÓRIA e OBSTRUÇÃO DA INVESTIGAÇÃO? Não deveria ser REQUERIDA uma DECLARAÇÃO DE SUSPEIÇÃO de Celso de Mello por CONLUIO ou INCAPACIDADE TÉCNICA, pois se ele não está mancomunado com a DEFESA, obviamente demonstrou não deter CAPACIDADE TÉCNICA.


    Uira

    2020-01-29 21:38:20

    Há que se pensar em alternativas, pq tudo indica que só no JUDICIÁRIO o número de CORRUPTOS que ocuparão as CADEIAS irá exigir uma INFRAESTRUTURA que não existe. Com todas as FERRAMENTAS e MÉTODOS disponíveis, praticamente toda TRANSAÇÃO envolvendo ADVOGADOS e MAGISTRADOS CORRUPTOS pode ser RASTREADA, incluindo-se nestes a COMUNICAÇÃO entre eles. Com base na REDE e no FLUXO DE COMUNICAÇÃO, pode-se praticamente CAPTURAR a REDE e PIRÂMIDE DE CORRUPÇÃO do JUDICIÁRIO.


    Uira

    2020-01-29 21:34:43

    Em suma, todas estas BRECHAS e PORTAS ESCANCARADAS criadas pela CORRUPÇÃO e ANACRONISMO do DIREITO À BRASILEIRA são imensas PORTEIRAS para que o JUDICIÁRIO seja DEVASSADO de CIMA à BAIXO. Dependendo do SITUAÇÃO, pode-se estar muito bem falando-se de PRISÕES na CASA DOS MILHARES de MAGISTRADOS, considerando todo o UNIVERSO DE MAGISTRADOS. Pois a CORRUPÇÃO vai desde a PRIMEIRA INSTÂNCIA até o STF, é DISSEMINADA e GENERALIZADA, é praticamente IMPOSSÍVEL o sujeito resistir com tanta INIMPUTABILIDADE


    Uira

    2020-01-29 21:32:11

    Não é o RASTRO DO DINHEIRO? Importa se ele livrou um CRIMINOSO baseado em uma TECNICALIDADE que teoricamente não seria ILEGAL? Não, importa que ele tenha aceitado a VANTAGEM para enterrar o caso. Isto é, mesmo que o CRIMINOSO BENEFICIADO não possa mais ser PROCESSADO e PRESO pelo CRIME pelo qual ele foi ABSOLVIDO, o MAGISTRADO CORRUPTO pode, desde que haja a comprovação de que ele recebeu a VANTAGEM. De BÔNUS, o CRIMINOSO e seu ADVOGADO que pagaram a VANTAGEM tb podem responder por este CRIME.


    Uira

    2020-01-29 21:29:23

    É com base nestas TECNICALIDADES que são COMPLETAMENTE ILÓGICAS e vão na CONTRAMÃO do CONHECIMENTO CIENTÍFICO que os CORRUPTOS do JUDICIÁRIO e ADVOGADOS fazem a festa. Há uma INFINIDADE de BRECHAS e PORTAS para que MAGISTRADOS CORRUPTOS em CONLUIO com DEFESAS possam impedir a PUNIÇÃO, desde claro que com uma BOA REMUNERAÇÃO. Se por um lado isto é ruim, por outro isto é ótimo, pois o que é necessário para se pegar um MAGISTRADO CORRUPTO?


    Uira

    2020-01-29 21:27:15

    É de uma época onde ainda não se possuía os RECURSOS TÉCNICOS e TECNOLÓGICOS que existem hj e as CONDENAÇÕES estavam muito menos sujeitas a ELEMENTOS CIENTÍFICOS. É este ANACRONISMO que na verdade cria uma COISA que nada tem a ver com JUSTIÇA, mas PROTEÇÃO e ESTÍMULO à CRIMINALIDADE e IMPUNIDADE. Em se tratando de Brasil, é óbvio que este ANACRONISMO serve muito bem ao INTERESSE de CRIMINOSOS e dos CORRUPTOS que ocupam o JUDICIÁRIO.



    Notícias relacionadas

    Itamaraty político procura encrenca após condenação de Bolsonaro

    Itamaraty político procura encrenca após condenação de Bolsonaro

    Duda Teixeira
    12.09.2025 12:14 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Como a esquerda dificultou o julgamento de Jair Bolsonaro

    Como a esquerda dificultou o julgamento de Jair Bolsonaro

    Duda Teixeira
    12.09.2025 11:14 5 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Trump diz estar ficando sem paciência com Putin

    Trump diz estar ficando sem paciência com Putin

    José Inácio Pilar
    12.09.2025 11:11 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    "Julgamento sinaliza que a divergência será inadmitida", diz Janaina

    "Julgamento sinaliza que a divergência será inadmitida", diz Janaina

    Redação Crusoé
    12.09.2025 10:55 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso