Maia: Congresso discutirá novo teto para doações eleitorais de pessoas físicas
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto), afirmou nesta quinta-feira, 19, em café da manhã com jornalistas, que o Legislativo deverá discutir no próximo ano um novo teto para doação eleitoral de pessoas físicas. Segundo Maia, a ideia em discussão é limitar essas doações de cinco a dez salários mínimos. Em 2018, o limite para...
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto), afirmou nesta quinta-feira, 19, em café da manhã com jornalistas, que o Legislativo deverá discutir no próximo ano um novo teto para doação eleitoral de pessoas físicas.
Segundo Maia, a ideia em discussão é limitar essas doações de cinco a dez salários mínimos. Em 2018, o limite para esse tipo de doação era de 10% dos rendimentos brutos do ano anterior, sem um teto.
Maia disse não ter certeza se a proposta a ser aprovada já valerá nas eleições de 2020, por causa do critério da anualidade. O critério prevê que medidas com impacto na eleição devem ser aprovadas um ano antes.
O presidente da Câmara afirmou ainda que quer fazer uma “discussão verdadeira” de uma proposta de emenda à Constituição autorizando doações de empresas, proibidas pelo Supremo Tribunal Federal desde 2015.
O deputado admitiu que os debates sobre novos limites para doações de pessoas físicas foram retomados após a repercussão negativa da aprovação de um fundo público eleitoral de 2 bilhões de reais para 2020.
Em entrevista nesta quinta-feira Jair Bolsonaro avisou que, "havendo brecha", irá vetar o fundo. Para Maia, o presidente está no seu direito, mas não faz sentido vetar uma proposta que ele mesmo enviou ao Congresso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Venessa
2019-12-19 14:34:23A Crusoé dá palco demais para esse Batoré oportunista.
Eduardo
2019-12-19 11:51:30O Congresso sempre teve donos, dentro e fora da política. Não falo do eleitor, mas do financiador, do corruptor. Que haja transparência para sabermos quem são.
Antônio
2019-12-19 10:51:35O Maia está envolvido na lava jato e não tem legitimidade para Comandar o Congresso.