O risco de uma implosão do Reino Unido
A vitória do Partido Conservador, do primeiro-ministro Boris Johnson (foto), na última quinta-feira, 12, pode ameaçar a coesão do Reino Unido, composto por quatro nações: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. Com o resultado da eleição, tudo leva a crer que o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, deve...
A vitória do Partido Conservador, do primeiro-ministro Boris Johnson (foto), na última quinta-feira, 12, pode ameaçar a coesão do Reino Unido, composto por quatro nações: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales.
Com o resultado da eleição, tudo leva a crer que o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, deve mesmo ocorrer no dia 31 de janeiro. Mas esse é um desfecho que muitos habitantes da Escócia, do País de Gales e da Irlanda do Norte não gostariam.
Na Escócia, a líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP, na sigla em inglês), Nicola Sturgeon, anunciou que convocará um segundo referendo sobre a independência.
Na Irlanda do Norte, o Partido Unionista Democrática (DUP, na sigla em inglês), que fez uma coalizão com o Partido Conservador, de Johnson, foi penalizado nas urnas. Os partidos que se deram bem foram os nacionalistas e republicanos, que querem a união da Irlanda do Norte com a República da Irlanda, que continuará sendo parte da União Europeia.
"Os partidos nacionalistas e independentistas se fortaleceram muito com a derrota dos trabalhistas. Com isso, em cinco anos, talvez o país que a gente conhece hoje seja diferente", diz o cientista político Enrique Natalino, professor da PUC de Minas Gerais. "As consequências do último pleito podem implodir o Reino Unido."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Aldo
2019-12-16 18:37:00A última tentativa séria da Escócia de ficar independente foi há mais de 270 anos atrás, há pouco tempo decidiu continuar unida e já se falava em "Brexit". Na Irlanda do Norte a maioria quer permanecer unida à Grã-Bretanha, e em Gales, desde a Idade Média que não se fala em independência, apesar de ter uma unidade linguística forte. Tudo permanecerá como está, depois de algum ruído.
Abrahao
2019-12-16 17:40:04O comentário "bola de cristal" do cientista politico Prof Natalino é um tiro na lua. Deu cinco anos para o Reino Unido não ser mais o mesmo. E daí? O Brasil não será mais o mesmo, o mundo não será mais o mesmo. O mundo e as nações não evoluem??? Com exceção do mundo das trevas do islamismo.
MAURICIO
2019-12-16 15:12:11A velha ladainha, progressista problematiza a vontade do povo sempre que é contrariado
Moema
2019-12-16 13:08:14Sendo assim , a a Bebeth estará com seu “ Reino” à deriva sem falar das turras domésticas por quem a seguirá. Que diria que a , Grã Bretanha dos sete mares ,chegaria assim em meados de 2020! A Grécia caiu, Roma caiu, e assim caminha a humanidade!
José
2019-12-16 12:51:11Daqui a 5 anos a Europa vai continuar patinando economicamente, soterrada por Bruxelas, e o Reino Unido estará livre e próspero.
RUBI
2019-12-16 12:09:12Os resultados que se sucedem mundo afora só não conseguem implodir a lógica dialética dos analistas incapazes de perceber que a humanidade está mudando. Pesquise uma solução democrática para entender
Cretino
2019-12-16 11:54:09É uma questão de tempo apenas para a Inglaterra ficar sozinha. Por outro, lado, na história, a Inglaterra sempre foi o opressor da Escócia, Gales e República da Irlanda (Eire), restando apenas os protestantes do Ulster (Irlanda do Norte) ainda fiéis, por enquanto... Os católicos de lá são pró Eire. Essa opressão tem um 7 séculos de história, ao menos.
RICHY
2019-12-16 09:25:02Tem que viver aqui na Europa para se ter ideia do quanto que Irlandeses, Escoceses e demais países sob influência da Inglaterra “ gostam” dela!
Ruy
2019-12-15 15:03:35Pode implodir a ilha. O Reino Unido continuará a existir, apenas um pouco diferente e, certamente, mais forte.
Sidney
2019-12-15 14:31:02amo o trabalho do Cláudio Dantas, mas o resto do Antagonista é simplesmente o de pior que estava no lixo da folha de São Paulo e do Estadão e o Cláudio tenta aproveitar, mas é impossível salgar carne podre, Igor Gadelha e demais não tem como recuperar, pois é carniça.