Agência Senado

Cid Gomes inicia pré-campanha no Ceará com uma indireta para o PT

15.12.19 11:25

Cid Gomes (foto) se licenciou do Senado e assumiu o PDT do Ceará como presidente interino na semana passada. Com isso, o irmão de Ciro Gomes deu início, de fato, à pré-campanha eleitoral no estado. Em discurso durante a solenidade realizada na noite de quinta-feira, 12, não deixou de dar uma estocada no PT.

“O PDT, diferente de alguns partidos, não tem um sentimento hegemonista. Nós não achamos que somos o único partido que presta”, afirmou o senador licenciado, em uma referência velada ao PT do governador Camilo Santana. No pronunciamento, Cid afirmou que vai trabalhar pela aliança do partido com outras legendas nos municípios cearenses.

Cid marcou o segundo turno da campanha presidencial de 2018 com a frase “Lula está preso, babaca”. Foi dita em um discurso onde ele foi vaiado por petistas, que bradaram “Lula livre” quando o senador disse que o partido precisava fazer uma autocrítica.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Portanto, não faz todo sentido que os esforços e a energia sejam gastas em coisas que irão contribuir para o capital político do candidato e, em um pensamento holístico, do time. Quando os irmãos Gomes forem desta para uma melhor ou pendurarem as chuteiras, ainda haverá gente no PDT para continuar carregando a bandeira, uma estratégia de longo prazo deveria levar isto em consideração. Time que joga unido, vence unido.

  2. Acima de tudo, se ao invés de se pensar em um jogo onde o vencedor leva tudo, se pensar em um jogo onde os vencedores são aqueles que lograram ganhar mais do que perder, então a presidência da república é um detalhe em meio a um emaranhado de eventos e cenários. Se o caminho de um indivíduo até a presidência da república for analisado, quanto tempo se leva e se gasta até que tal objetivo seja alcançado, quanto esforço e energia é gasto?

  3. Em uma democracia o poder executivo é só uma das muitas formas de poder, o PODER DE EXECUÇÃO deveria ser a primeira coisa que qq político busca trabalhar e aprimorar. Se ele é capaz de entregar o que promete, então não há pq as pessoas não confiarem nele e não há pq ele não ser capaz de transferir esta confiança para terceiros. Uma boa estratégia deveria levar em consideração tanto fatores de curto, quanto de longo prazo.

  4. Se concentrarem recursos financeiros, energia e capital político onde teoricamente a figura deles tem maior peso, então estariam aumentando assim as possibilidades de conseguir fazer um bom número de prefeituras. Se a partir disto conseguirem implantar um modelo de administração que permita ao Ceará se destacar no Nordeste, então podem fazer deste seu CASE para ser aplicado em outros lugares e alçá-los ou a quem venha sucedê-los a voos maiores.

  5. Aliás, para Bolsonaro, a melhor estratégia seria se associar a candidatos locais conhecido para que eles fizessem o corpo a corpo e carregassem a MARCA BOLSONARO, mas no Ceará isto não parece uma estratégia viável. Portanto, há amplo terreno para que os irmãos Gomes tomem conta do quintal e mantenham sua preponderância política. É óbvio que eles não vão conquistar todas as prefeituras do Ceará, portanto deveriam se concentrar naquelas onde teriam maiores chances.

  6. Se El Cid e El Ciro estiverem no local fazendo corpo a corpo por seus candidatos, além da presença em redes sociais e propaganda eleitoral, isto é um adicional em relação à Bolsonaro que, além de ter que focar em um espectro eleitoral bem mais amplo, ou seja, terá que se concentrar onde as chances de vitória são maiores, não poderá estar presente nas localidades fazendo corpo a corpo pelos candidatos que eventualmente ele venha a apoiar.

  7. Por exemplo, há municípios onde Bolsonaro deve ter vencido, estas áreas certamente são totalmente anti-PT e, em algum grau, não devem se identificar tanto com os irmãos Gomes. Mas Bolsonaro não tem um estrutura partidária e mesmo que consiga ter alguma influência na campanha, esta deve ser bem limitada fora dos grandes centros urbanos onde não há uma base de militância bolsonarista para puxar o movimento. A presença física faz todo o diferencial.

  8. Isto é mais válido para Ciro Gomes, principalmente onde ele venceu Fernando Haddad ano passado, pois isto é praticamente um atestado de que ele é mais forte do que o PT naquela localidade específica e teria maiores condições de conseguir trazer a eleição para o seu lado. Com isto eles não precisam gastar recursos e energia onde eles teoricamente possuem menor COMPETITIVIDADE. Outro ponto interessante seria eles olharem onde tanto eles quanto o PT pontuaram mal.

  9. Se El Cid e El Ciro sabem que seu principal adversário no Ceará será o PT, então deveriam ter claro que a melhor estratégia é colocar o dinheiro do partido onde eles têm maiores chances de vitória. Sobretudo, se ambos pretendem ser puxadores de voto, então deveriam analisar onde ambos tiveram mais votos em 2018 para entender onde estatisticamente haveria melhores condições de serem mais bem-sucedidos em sua empreitada, ou seja, onde saíram vencedores.

  10. Enquanto o PDT não deixar claro, inequivocamente, que rejeita o lulismo, continuará a ser um partido de apoio. Só conquistará votos da esquerda, e de petistas, quando se apresentar com uma identidade própria.

    1. Ruí CONCORDO plenamente contigo temos que exigir coerência.

  11. Acho melhor informar a esses "paraíbas" que se se candidatarem a uma eleição majoritária, que façam o seguinte: Reúnam-se e formem a antiga Confederação do Equador, que aí sim, podem disputar a presidência da repúblicas, seus medíocres.

Mais notícias
Assine agora
TOPO