'Pisa é do PT, não do Bolsonaro', diz Weintraub
O ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), responsabilizou os governos do PT pelo resultado ruim do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), divulgado nesta terça-feira, 3, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. "O Pisa é do PT, não do (presidente Jair) Bolsonaro", lembrou Weintraub, ao comentar...
O ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), responsabilizou os governos do PT pelo resultado ruim do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), divulgado nesta terça-feira, 3, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. "O Pisa é do PT, não do (presidente Jair) Bolsonaro", lembrou Weintraub, ao comentar o exame, com resultados relativos a 2018.
Weintraub admitiu que o resultado foi "trágico". E afirmou que era "integralmente culpa do PT, integralmente culpa dessa doutrinação esquerdófila sem compromisso com o ensino. Quer discutir sexualidade, não quer ensinar a ler e escrever".
"Quando vocês olharem em termos históricos, 2019 vai ser o ponto de inflexão", prometeu o ministro. Weintraub defendeu o investimento em tecnologia e a mudança do material didático na educação. Ele acrescentou que o MEC teve acesso a dados indicando que as notas dos colégios cívico-militares estão acima da média da OCDE, e defendeu o modelo.
A gestão Michel Temer foi poupada das críticas do ministro. "Ficou pouco tempo, não dá para culpar o cara", considerou. "O exame foi feito no começo de 2018. Ele ficou um ano lá, não vou culpar", acresdentou. "Ele é culpado de ser vice da (presidente) Dilma (Rousseff). E de outras coisas também", complementou.
A maior avaliação de educação básica do mundo apontou que quatro em cada 10 adolescentes brasileiros não conseguem identificar a ideia principal de um texto, ler gráficos, resolver problemas com números inteiros ou entender um experimento científico simples.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Fernando
2019-12-04 07:03:53Entendo o que o ministro fala - e até concordo - mas o país gostaria de saber COMO vamos sair do lamaçal que enfiaram o nosso futuro. Considerando os desafios da Indústria 4.0 e o futuro do trabalho, o que faremos com nossas gerações futuras?
Ivo
2019-12-03 20:45:47Digo mais, a qualidade péssima do ensino no Brasil é anterior ao PT. Só "aprimoraram" a falta de conteúdo.
Marcos/MC77
2019-12-03 18:54:57Esse Weintraub tem problemas sérios, não consegue dizer coisa com coisa, chuta para qualquer lado o que vê pela frente. Tenta livrar a cara do governo Temer pelos maus resultados do Pisa, afirma que ele só ficou um ano no poder...Sr. Ministro: Temer ficou dois anos e sete meses como Presidente. O PT, roubou, assaltou e fez um monte de besteiras, mas isso acabou em maio de 2016 com o impeachment da Dilma. 2018 é responsabilidade do PMDB, Governo Temer.
Guilherme
2019-12-03 17:48:20Mas este é o retrato e a síntese da gestão petista em todos os níveis. Um fracasso e um engodo.
Silvana
2019-12-03 17:45:53Sem duvida o PT deu uma sólida contribuição para o baixo nível de nossas escolas. Entretanto, o ministério da educação deste governo, produziu mais piadas e arengas em rede social do que ações produtivas, destituídas de ideologia, como deve ser afinal o ensino público.
ANTÔNIO
2019-12-03 17:40:06Sempre critiquei a metodologia de ensino do Brasil, principalmente em relação a outros países. Agora, o próprio presidente JB e esse ministro Weintraub não conseguem identificar a ideia principal de um texto. Eu desafio qualquer um a encontrar uma entrevista do Bozo que dure igual ou superior a 03 minutos com um raciocínio coeso sem uma colinha no bolso (Duvido!). Da mesma forma, esse deficiente mental chamado Weintraub.
Jose
2019-12-03 17:36:44Exatamente. Ainda bem q nos últimos 20 anos só. De 28 pra baixo a incidência de petralhas com problemas de educação é desproporcional! Mesmo ñ sendo problemas cognitivos, acho difícil entrar na cabecinha de muita figura q só quer saber de funk.
LuisR
2019-12-03 17:30:32Quanto mais idiotas ignorantes sem cultura mais fácil a manipulação. É o projeto da esquerda e o que já acontece com os "exemplares" tapados guardiões da embaixada da Venezuela em Brasília!
Vera
2019-12-03 17:08:10É a mais pura verdade essa fala do ministro !Há décadas que a escola não ensina ,não pode cobrar do aluno um bom desempenho porque só de o aluno comparecer na aula ele já merece nota e seja qual for sua participação tem que aprovar !Sou professora aposentada !
NELSON
2019-12-03 17:01:20O ministro novamente está certo, infelizmente é a pura realidade. Os "professores" doutrinadores estão simplesmente defendendo o seu pão, pois não sabem fazer outra coisa além de repetir o que mandam, motivo pelo qual os seus alunos só poderiam ser uns abestados.