Agência Brasil

‘Pisa é do PT, não do Bolsonaro’, diz Weintraub

03.12.19 12:52

O ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), responsabilizou os governos do PT pelo resultado ruim do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), divulgado nesta terça-feira, 3, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. “O Pisa é do PT, não do (presidente Jair) Bolsonaro”, lembrou Weintraub, ao comentar o exame, com resultados relativos a 2018.

Weintraub admitiu que o resultado foi “trágico”. E afirmou que era “integralmente culpa do PT, integralmente culpa dessa doutrinação esquerdófila sem compromisso com o ensino. Quer discutir sexualidade, não quer ensinar a ler e escrever”.

“Quando vocês olharem em termos históricos, 2019 vai ser o ponto de inflexão”, prometeu o ministro. Weintraub defendeu o investimento em tecnologia e a mudança do material didático na educação. Ele acrescentou que o MEC teve acesso a dados indicando que as notas dos colégios cívico-militares estão acima da média da OCDE, e defendeu o modelo.

A gestão Michel Temer foi poupada das críticas do ministro. “Ficou pouco tempo, não dá para culpar o cara”, considerou. “O exame foi feito no começo de 2018. Ele ficou um ano lá, não vou culpar”, acresdentou. “Ele é culpado de ser vice da (presidente) Dilma (Rousseff). E de outras coisas também”, complementou.

A maior avaliação de educação básica do mundo apontou que quatro em cada 10 adolescentes brasileiros não conseguem identificar a ideia principal de um texto, ler gráficos, resolver problemas com números inteiros ou entender um experimento científico simples.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Entendo o que o ministro fala - e até concordo - mas o país gostaria de saber COMO vamos sair do lamaçal que enfiaram o nosso futuro. Considerando os desafios da Indústria 4.0 e o futuro do trabalho, o que faremos com nossas gerações futuras?

    1. E pararam de dar aula para fazer doutrinação política.

  2. Esse Weintraub tem problemas sérios, não consegue dizer coisa com coisa, chuta para qualquer lado o que vê pela frente. Tenta livrar a cara do governo Temer pelos maus resultados do Pisa, afirma que ele só ficou um ano no poder...Sr. Ministro: Temer ficou dois anos e sete meses como Presidente. O PT, roubou, assaltou e fez um monte de besteiras, mas isso acabou em maio de 2016 com o impeachment da Dilma. 2018 é responsabilidade do PMDB, Governo Temer.

    1. Ah, entendi Renato: se no próximo ano ficar constatado que a educação no Brasil continua um lixo, a culpa segue sendo do PT e não do incompetente Weintraub, é isso?

    2. E os milhares de professores de esquerda que ainda poluem as salas de aula,foram embora durante o governo do Temer???

  3. Sem duvida o PT deu uma sólida contribuição para o baixo nível de nossas escolas. Entretanto, o ministério da educação deste governo, produziu mais piadas e arengas em rede social do que ações produtivas, destituídas de ideologia, como deve ser afinal o ensino público.

  4. Sempre critiquei a metodologia de ensino do Brasil, principalmente em relação a outros países. Agora, o próprio presidente JB e esse ministro Weintraub não conseguem identificar a ideia principal de um texto. Eu desafio qualquer um a encontrar uma entrevista do Bozo que dure igual ou superior a 03 minutos com um raciocínio coeso sem uma colinha no bolso (Duvido!). Da mesma forma, esse deficiente mental chamado Weintraub.

    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkk. Raciocínio rápido? Presença de espírito? No único debate que participou foi massacrado até pela Marina, kkkkkkkk. O Ministro é culto, kkkkkkkkkkkkkkk, usa argumentos sólidos, kkkkkkkkkkkk. Este Renato é um humorista. Deve ser parceiro do ministro naquelas dancinhas na chuva que ele faz de vez em quando, lkkkkkkkkkkkkkkkk.

    2. Uma década e meia de atraso. O PT nivelou por baixo toda uma geração de jovens.

    3. Antônio que análise ridícula e facciosa. o JB deu banho de presença de espírito e de raciocínio rápido e certeiro diversas ocasiões e o Ministro Weintraub, além de culto destrói com argumentos sólidos as falácias esquerdistas

    4. Antônio -- Você está completamente certo. Os bozistas, como sempre, estão sempre errados. A educação no Brasil não melhorará com estes patetas que estão hoje no poder. Qual a razão? Se o Brasil tiver gente educada, eles nunca conseguirão se eleger! Simples assim!

  5. Exatamente. Ainda bem q nos últimos 20 anos só. De 28 pra baixo a incidência de petralhas com problemas de educação é desproporcional! Mesmo ñ sendo problemas cognitivos, acho difícil entrar na cabecinha de muita figura q só quer saber de funk.

  6. Quanto mais idiotas ignorantes sem cultura mais fácil a manipulação. É o projeto da esquerda e o que já acontece com os "exemplares" tapados guardiões da embaixada da Venezuela em Brasília!

  7. É a mais pura verdade essa fala do ministro !Há décadas que a escola não ensina ,não pode cobrar do aluno um bom desempenho porque só de o aluno comparecer na aula ele já merece nota e seja qual for sua participação tem que aprovar !Sou professora aposentada !

  8. O ministro novamente está certo, infelizmente é a pura realidade. Os "professores" doutrinadores estão simplesmente defendendo o seu pão, pois não sabem fazer outra coisa além de repetir o que mandam, motivo pelo qual os seus alunos só poderiam ser uns abestados.

  9. Desaparelhar o ensino será uma tarefa árdua mas o Ministro, contra tudo e contra todos está fazendo seu melhor. Honesta e seriamente promove uma revolução no ensino. Quem é contra, ou está com pressa ou é ESQUERDOPATA..

  10. Muito bem ministro, a avaliação é reflexo de período anterior à sua gestão. Ok. Mas o que o Ministério da Educação está fazendo para reverter esse quadro?Quais são as práticas adotadas ?

    1. Miriam, você é flagrantemente de esquerda, não procura saber o que é como as coisas estão acontecendo, e ainda exige explicação!

  11. Matéria pertinente e, de quebra, seu último parágrafo, ainda traz uma excelente avaliação resumida da esquerda brasileira. A presidanta se enquadra perfeitamente nessas e outras incapacidades...

  12. A ignorância educacional do brasileiro atual cobre mais de uma geração, e atinge a grande maioria da população. São muito poucos os realmente capacitados entre os 210 milhões de habitantes. Creio que no máximo 15%. Considero que as crianças acima de 10 anos já estão perdidas para o futuro. No máximo alguns entre eles serão operários qualificados. Refiro-me ao grosso da população, da classe média para baixo. Se nada for feito, mais uma geração será sacrificada. O risco social disso é enorme.

  13. Engraçado quando os jornalistas distorcem um fato através da narrativa de que "ele disse isso". Ao invés de comentar o fato, descrevem o evento, no caso, do ministro da educação mostrando um fato. Claramente é um jornalismo tendencioso, maldoso e de péssima qualidade! Crusoé está cada vez mais mostrando o seu lado esquerdo!

    1. Até que foi bem comentado. A verdade foi dita. O atual governo não foi criticado. Não houve nada de tendencioso.

  14. Ele errou em dizer que ano que vem melhora. Do jeito que tá, serão necessários muitos anos pra começar a melhorar. O estrago foi grande!

  15. Criticam o ministro por não ser da área, por ser um gestor. Pois esse resultado do Pisa mostra a qualidade de nossos “educadores”. Qualquer mudança nesse sistema falido vai levar tempo para gerar bons resultados.

  16. O ensino estava focado em atingir o mesmo patamar de excelência dos mandatários Lula e Dilma, nisso eles obtiveram sucesso...

  17. Weintraub tem razão. A escola brasileira de maneira geral está um caos. Principal Culpado: PT. Há que se refazer tudo, da concepção de ensino aprendizagem, passando por conteúdos e metodologias de ensino e atingindo todos os níveis, do básico à pós graduação.

  18. Pela primeira vez o Ministro falou alguma coisa séria. A culpa é realmente do PT. Se o PT tivesse melhorado a qualidade da educação do povo e o povo soubesse ler, escrever, interpretar textos e usar bem a matemática, tenham certeza que o Bozo nunca seria eleito e nunca teríamos um ministro de educação tão medíocre quanto este. Gente educada não vota em político ultrapassado e medíocre. Portanto, tudo culpa do PT!

    1. Antônio - Obrigado. Como você pode ver os bozistas apenas comprovam a veracidade do meu argumento. Pegue o caso do Mário e sua lógica dualista, típica de gente que possui apenas dois neurônios. Pior ainda, outro bozinete (Mário) ainda aplaude a indigência mental. Para completar, o Júlio não consegue nem escrever o que pensa. Estes três bozistas tirariam zero no Pisa e são os eleitores do Bozo. Tudo culpa do PT!

    2. José, seu comentário não é mais ridículo por que vc não escreveu mais. Como imagino que V. Excelência não votou em Bolsonaro, deduzo que no 2º turno votou no Hadad, aquele que não conseguiu sequer organizar um Enem corretamente e que escreve Getúlho, isto mesmo com LH e cabeçálio, sim com IO, ou votou em branco para ser o isentão, para dizer que é independente e por isto ajudou o Hadad a ter um pouco mais de percentual dos votos válidos. Em suma, na próxima vai lutar para ter Lulla ou um poste.

  19. Todo esse processo educional e culpa tambem do pt, mas, nossa democracia tem a maior culpa nisso, como no todo, a culpa nao e so do pt, vem do sarnento, do fhc, ate aqui.

  20. Concordo plenamente com o senhor ministro. Estes governos esquerdopatas acabaram com a educação pública no Brasil. Uma tristeza.

    1. Se conseguir contar até 10 nos dedos da mão já sabe mais que a esquerda... que para no nove

    2. Se aprender a somar 2 + 2 já tem mais conhecimento que a esquerda.

  21. Resultado de anos de educação apoiada em pilares que não preparam os alunos para um pensamento universal. Um exemplo: pergunte a um jovem de 13, 14 ou mesmo 15 anos o que significa " conduta ilibada" ou simplesmente narrar um filme que ele acabou de assistir....tentem, façam um teste. Muito triste!!

    1. Quem não consegue interpretar que os exames do Pisa foram em 2018 e que refletem os governos anteriores e que somente os exames a serem feitos no mínimo daqui a 6 anos irão refletir as mudanças que estão a acontecer "mostra o quanto a população foi enganada"!. Néhhh Mané?

    2. Está mais que provado. o resultado do Pisa é de 2018. O último q tínhamos, de 2015, já havia caído e é o resultado de uma péssima administração dos governos anteriores Lula e Dilma.

Mais notícias
Assine
TOPO