Crusoé
23.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Etanol americano, açúcar brasileiro e a falta de reciprocidade de Trump

Nas negociações com os Estados Unidos, o Brasil aumentou a cota de etanol americano que pode ser importado sem o pagamento de impostos, mas não conseguiu elevar a cota para exportar açúcar aos Estados Unidos. Apesar dessas duas coisas parecerem similares, a cota de etanol e a de açúcar não podem ser pesadas na mesma balança....

Crusoe
Redação Crusoé
2 minutos de leitura 03.12.2019 13:30 comentários 9
Etanol americano, açúcar brasileiro e a falta de reciprocidade de Trump
Bomba carro combustível etanol
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Nas negociações com os Estados Unidos, o Brasil aumentou a cota de etanol americano que pode ser importado sem o pagamento de impostos, mas não conseguiu elevar a cota para exportar açúcar aos Estados Unidos.

Apesar dessas duas coisas parecerem similares, a cota de etanol e a de açúcar não podem ser pesadas na mesma balança. É preciso avaliar quem ganha e quem perde com cada uma dessas decisões.

"Se o Brasil reduzir a cota de etanol que importamos dos Estados Unidos sem taxas, o consumidor brasileiro terá de pagar mais e o governo em Brasília levará os dividendos", diz o economista Julio Maria Borges, sócio-diretor da Job Economia, em São Paulo.

A produção de etanol brasileiro não é suficiente para abastecer os postos de combustíveis (foto). Por causa disso, o Brasil é um importador de etanol americano. A cota colocada pelo governo permite que uma parte do volume entre no país livremente. A partir desse limiar, os importadores brasileiros precisam pagar impostos ao governo. Isso não afeta o valor recebido pelos exportadores americanos de etanol.

Quanto ao açúcar, a situação é distinta. Os americanos não produzem todo o açúcar que consomem. Ao comprar do mundo todo, eles decidiram dividir a importação em cotas para ajudar países e regiões mais pobres. No Brasil, por exemplo, apenas o Nordeste pode exportar açúcar para os Estados Unidos. O preço que os americanos pagam é cerca de 80% maior que o preço mundial. Nações pobres da América Latina e da Ásia também desfrutam desse privilégio.

"Para os Estados Unidos, mexer na cota de importação de açúcar é como mexer em um vespeiro. Para um país aumentar a cota, outro teria de perder, o que criaria um conflito geopolítico", diz Borges.

Diários

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Redação Crusoé Visualizar

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Redação Crusoé Visualizar

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Redação Crusoé Visualizar

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Redação Crusoé Visualizar

A porta giratória de Downing Street

José Inácio Pilar Visualizar

Por que Petro não reconhece vitória de Espriella na Colômbia

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
Árbitro brasileiro exibe inglês de Joel Santana na Copa e viraliza

Árbitro brasileiro exibe inglês de Joel Santana na Copa e viraliza

Visualizar notícia
Como virar o jogo do comércio internacional 

Como virar o jogo do comércio internacional 

Visualizar notícia
Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Visualizar notícia
Mais um lulista com dificuldade para se reeleger

Mais um lulista com dificuldade para se reeleger

Visualizar notícia
Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Visualizar notícia
O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Visualizar notícia
O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Visualizar notícia
O tempo inverso no cinema

O tempo inverso no cinema

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Comércio exterior

comércio internacional

Diplomacia

Donald Trump

Estados Unidos

etanol

< Notícia Anterior

Crivella barra jornalista em entrevista coletiva sobre réveillon

03.12.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

PSL suspende Eduardo Bolsonaro e pune outros 17 deputados

03.12.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (9)

Éder

2019-12-04 07:26:46

A política de alinhamento automático do Brasil aos EUA é um desastre e nos submete a uma sequência de vexames internacionais em pouquíssimo tempo. O correto seria um alinhamento pragmático, condicionado pela reciprocidade.


Lucia

2019-12-03 20:56:53

Acreditar q Olavo e Eduardo estão no comando da política externa é bizarro!


José

2019-12-03 19:08:27

Não é que a produção de etanol não é suficiente para abastecer os postos. É que o etanol é misturado na gasolina, daí não é suficiente para quem quer somente álcool. Entendeu.?


Carlos

2019-12-03 16:02:58

Quero que se entendam e abaixem o dólar ! Fuck the Rest !


Rachid

2019-12-03 14:30:03

O Brasil não tem um política externa estratégica, quer voltada para as relações políticas entre países, quer na área comercial. Por outro lado, temos amadores olavistas no Itamaraty, além das incompetências de Jair e Eduardo Bolsonaro (este, metido a sabichão no assunto). Isto é, somos um barco à deriva em um oceano agitado. As preocupações de JB são ideológicas e com seu novo partido (o décimo), o Aliança. As reformas entraram em "férias". O Brasil acima de tudo é um detalhe apenas.


Virginia

2019-12-03 14:18:05

Enquanto nós brasileiros não tratarmos a nossa menos valia seremos tratados assim como nos vemos, pobres coitados.


Brodowski

2019-12-03 14:06:32

Nao acredito, nos nao nos ajudamos, nao damos e nao temos credibilidadde nenhuma, somos o que somos, porque sera, um stf desacreditado, um legislativo e executivo que so se beneficiam. Nos somos o problema.


LuisR

2019-12-03 13:58:09

Etanol... usineiros falidos estão bem, obrigado!


Sandro

2019-12-03 13:42:21

Para fazer negócio com os EUA tem que ser profissional. E não vejo profissionalismo do nosso time. Aliás, nunca fomos bons em comércio exterior, sempre preferimos nos fechar ao mundo e não é de hoje.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (9)

Éder

2019-12-04 07:26:46

A política de alinhamento automático do Brasil aos EUA é um desastre e nos submete a uma sequência de vexames internacionais em pouquíssimo tempo. O correto seria um alinhamento pragmático, condicionado pela reciprocidade.


Lucia

2019-12-03 20:56:53

Acreditar q Olavo e Eduardo estão no comando da política externa é bizarro!


José

2019-12-03 19:08:27

Não é que a produção de etanol não é suficiente para abastecer os postos. É que o etanol é misturado na gasolina, daí não é suficiente para quem quer somente álcool. Entendeu.?


Carlos

2019-12-03 16:02:58

Quero que se entendam e abaixem o dólar ! Fuck the Rest !


Rachid

2019-12-03 14:30:03

O Brasil não tem um política externa estratégica, quer voltada para as relações políticas entre países, quer na área comercial. Por outro lado, temos amadores olavistas no Itamaraty, além das incompetências de Jair e Eduardo Bolsonaro (este, metido a sabichão no assunto). Isto é, somos um barco à deriva em um oceano agitado. As preocupações de JB são ideológicas e com seu novo partido (o décimo), o Aliança. As reformas entraram em "férias". O Brasil acima de tudo é um detalhe apenas.


Virginia

2019-12-03 14:18:05

Enquanto nós brasileiros não tratarmos a nossa menos valia seremos tratados assim como nos vemos, pobres coitados.


Brodowski

2019-12-03 14:06:32

Nao acredito, nos nao nos ajudamos, nao damos e nao temos credibilidadde nenhuma, somos o que somos, porque sera, um stf desacreditado, um legislativo e executivo que so se beneficiam. Nos somos o problema.


LuisR

2019-12-03 13:58:09

Etanol... usineiros falidos estão bem, obrigado!


Sandro

2019-12-03 13:42:21

Para fazer negócio com os EUA tem que ser profissional. E não vejo profissionalismo do nosso time. Aliás, nunca fomos bons em comércio exterior, sempre preferimos nos fechar ao mundo e não é de hoje.



Notícias relacionadas

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Redação Crusoé
22.06.2026 18:38 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Redação Crusoé
22.06.2026 15:47 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Redação Crusoé
22.06.2026 15:42 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Redação Crusoé
22.06.2026 10:51 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso