Rosa Weber vota contra prisão em segunda instância
Em um voto de mais de uma hora, a ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber (foto) se manifestou contra a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Com isso, o placar do julgamento no STF está em 3 a 2 pelas prisões em segunda instância. Após o voto de Rosa, o presidente da...
Em um voto de mais de uma hora, a ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber (foto) se manifestou contra a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Com isso, o placar do julgamento no STF está em 3 a 2 pelas prisões em segunda instância. Após o voto de Rosa, o presidente da corte, ministro Dias Toffoli determinou um intervalo na sessão.
A ministra fez um longo voto explicando suas posições sobre o tema ao longo dos últimos anos e apontou que não é possível aplicar outra interpretação à Constituição no que diz respeito à espera do trânsito em julgado antes de se iniciar o cumprimento das penas.
"Por mais louváveis que sejam as crenças políticas, éticas ou ideológicas a animarem esse desejo. Por melhores que sejam as intenções e por mais que eu, com elas, comune, não há como o leitor evitar o significado dos símbolos gráficos marcados com tinta sobre o papel ou pelos padrões desenhados com pontos de luz na tela. Se a garantia é assegurada, não há como interpretá-la como se não existisse", afirmou a ministra em referência ao inciso 57 do artigo 5º da Constituição que afirma que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Anarquista
2019-10-25 14:42:42Esse gilmar manda. Agora alisa corações. Tanto esforço pra agradar sua patroa dilmanta e seu amor gilmar. Haja submissão. Os vermes haverao de saciar-se dos cânceres q lhe afligirao
DAISY
2019-10-25 13:36:00Em resumo: não basta um novo STF. Precisamos de uma nova Constituição.
Fabiola
2019-10-25 12:49:35Essa ministra de m só estava esperando uma chance de mostrar a sua lealdade com os bandidos, é amiguinha da anta da ex presidenta
Max
2019-10-25 11:27:36Rosa, você reservou seus espinhos a uma parcela esperançosa de contribuintes honestos desta nação. Você se escondeu atrás do "trânsito em julgado da sentença penal condenatória" e contribuiu para "preservar a impunidade" e não a inocência daqueles que poderão contratar advogados da "elite dos portas-de-cadeia" do direito no Brasil. Seus frios argumentos hermenêuticos congelaram suas pétalas, sufocando o aroma e a suavidade da rosa. Foi lamentável, ainda que vc continue a ministra Weber.
Elaine
2019-10-25 10:44:21Estão tranquilos, terão túneis para circular por aí, só assim...
Maria
2019-10-25 04:41:04Pergunto ais meus botöes... A ministra leu o texto antes? Entendeu o que escreveram para ela ler no plenário? Consegue entender a importância da sua decisão? Quem a nomeou, sabia o que estava fazendo.
Luiz
2019-10-25 00:11:55Intimidada pelo Gilmar Mendes . Está inútil , que envergonha o sexo feminino , a toga as famílias e está lá vivendo como uma rainha deveria ser simplesmente afastada das funções . Está anta está senil , ou apaixonada demaaaaais. Anta....
Luiz
2019-10-25 00:09:39Vergonha ! Momento da mulher assumir o protagonismo e mostrar a sua relevância e uma inútil , alienada e intimidada juíza não assume a sua responsabilidade . E eu mantendo uma estupida dessa, comendo lagosta e camarão nesta posição . Inútil !!
Amilton
2019-10-24 23:41:56A lei é nua, cruel e fria, interpretar um artigo isolado e não o contesto geral. Não é novidade o voto dela, ela não tem capacidade de interpretação, está no lugar errado.
AURELIO
2019-10-24 23:27:53ROSA, SÓ VC NÃO ENTENDEU QUE NÃO QUEREMOS MAIS TUDO QUE ESTÁ NESSA CONSTITUIÇÃO. ENTÃO, NÃO SEJA FRIA COMO A LETRA DA LEI, NÃO É O QUE A SOCIEDADE QUER. ESTAR NA CONSTITUIÇÃO É APENAS UM DETALHE ANTE À GRAVIDADE DO CASO. NESTE CASO, RETROCESSO NÃO É VOTAR CONTRA A CF, SIM À FAVOR. RETROCESSO DA LAVA JATO....#LAVA TOGA JÁ!