Lula e irmão são denunciados pela Lava Jato em São Paulo
A força-tarefa da Lava Jato em São Paulo denunciou nesta segunda-feira, 9, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) e seu irmão, Frei Chico, por corrupção passiva continuada. Segundo o Ministério Público Federal, Frei Chico recebeu 1,1 milhão de reais por meio de uma mesada paga pela Odebrecht entre 2003 e 2015, como parte de um...
A força-tarefa da Lava Jato em São Paulo denunciou nesta segunda-feira, 9, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) e seu irmão, Frei Chico, por corrupção passiva continuada. Segundo o Ministério Público Federal, Frei Chico recebeu 1,1 milhão de reais por meio de uma mesada paga pela Odebrecht entre 2003 e 2015, como parte de um "pacote" de vantagens indevidas oferecidas ao petista pela empreiteira.
Foram denunciados também os empresários Emílio e Marcelo Odebrecht e o ex-diretor da empresa, Alexandrino Alencar, por corrupção ativa continuada. A denúncia foi distribuída na 7ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo.
Sindicalista com carreira no setor de petróleo, Frei Chico é apontado como responsável por ter levado Lula para o movimento sindical nos anos 1970. A relação dele com a Odebrecht teve início ainda nos anos 1990, quando estava em curso o Programa Nacional de Desestatização, que sofreu forte resistência dos sindicalistas e despertava interesse da empreiteira.
À época, segundo o MPF, Emílio Odebrecht buscou aproximação com Lula, que sugeriu que a empresa contratasse Frei Chico como consultor para intermediar um diálogo com os trabalhadores. Com o término das privatizações do setor petroquímico e a eleição de Lula em 2002, a Odebrecht decidiu rescindir o contrato da consultoria prestada por Frei Chico, mas manteve uma “mesada” ao irmão do então presidente eleito, como forma de manter uma relação favorável aos interesses da companhia.
Os pagamentos começaram em janeiro de 2003, no valor de 3 mil reais. Em junho de 2007, passaram a ser feitos repasses de 15 mil reais a cada três meses, que cessaram somente em meados de 2015, com a prisão de Alexandrino pela Lava Jato.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
João Carlos
2019-09-10 15:09:53Normal, é o chefe da Orcrim petista e o mano "frei" que tb rapinou mensalmente uma graninha, afinal, ninguém é de ferro. Dinheiro não vai faltar pra Orcrim petista soltar o maninho do chefe. Bastar contratar um dos escritórios de "dvogados" da esposa de algum ministro do $tf, isso se algum ministro do $tj não faturar primeiro.
ARLETE
2019-09-10 13:06:57Enquanto os atletas do parapanamericano nos encheram de orgulho, desafiando seus comprometimentos físicos e conquistando trezentas e oito medalhas, sem jamais terem se prestado ao papel de vítimas e colocando o Brasil em primeiro lugar na competição, outros brasileiros apenas nos envergonham, usando a inteligência para ludibriar e manejar o poder segundo suas conveniências e, como se não bastasse, ainda posam de vítimas, de injustiçados!!! Não merecem mais que desprezo!!!
BELMIRO
2019-09-10 11:59:07O que vem acontecendo com o surgimento continuado de tramoias durante os governos petistas (sempre existiram, mas em grau tolerável pela sociedade), aqui em Santa Catarina o pessoal chama de "Balaio de siris"... Você puxa o primeiro e forma uma corrente, pois todos os outros vêm agarrados uns aos outros... Quando será que o "Balaio de siris" da Lava Jato vai chegar ao fundo? Será que tem mesmo um fundo?
Carlos
2019-09-10 10:12:26frei ladrão e lula bebão trambiqueiro
Bevi
2019-09-10 08:34:59Contudo: Resta ainda muito a ser apurado sobre as causas e efeitos do jogo de influências patrocinado pelo camelô das empreiteiras quanto as obras públicas bilionárias, superfaturadas, empreendidas no exterior, financiadas pelo BNDES. Mas uma coisa é certa: Se aqui realizadas, sem superfaturamentos e propinas criminosas, teríamos um ciclo virtuoso de emprego e renda, em lugar das crises herdadas dos políticos e governantes larápios, notadamente a do desemprego que nos assola.
Paschoal
2019-09-10 08:20:10Deixem o canalha de Garanhuns apodrecer nas masmorras de Curitiba. Esqueçam-no. E esse Frei Chico, que mamou nas tetas do (des)governo petista deveria acompanhá-lo. Frei do "cazzo".
Patrícia
2019-09-10 08:08:08Pagamento por (des)serviços prestados ao Brasil. Um pró-laborezinho de uma empresa que eles inventaram pra tirarem o Brasil da família deles da miséria.
Marcelo
2019-09-10 00:59:21Mais um “pelego” na família Lula da Silva...
Lourival
2019-09-09 23:55:30E ainda assim, a imprensa de esquerda acha este filho da puta inocente. Mil ano de prisão para este ladrão.
Jose
2019-09-09 21:38:35Esse FDP é então o responsável por tudo o q já fomos informados e muito mais certamente. Esse padre paquete tem que responder perante a justiça.