Lula volta a falar em condições para disputar em 2026
Presidente relacionou seu estado de saúde a uma tentativa de reeleição no ano que vem

O presidente Lula (foto) voltou a falar em condições para disputar a reeleição no ano que vem.
"Eu, para ser candidato à reeleição, eu tenho que estar 100% com saúde. Eu tenho que estar com a minha cabeça muito boa. Tenho que estar fisicamente bem. Então, se eu estiver como eu estou agora, na sua frente [da jornalista], eu não tenho dúvida que eu serei candidato", disse Lula
Ao ser questionado se haveria outro nome, além dele, para concorrer na eleição, pelo PT, Lula afirmou:
"Tem plano B, C, D, ou seja, o que não falta é candidato. Tem nomes. Eu não posso citar porque senão você vai dizer que o Lula tá lançando alguém. Mas tem vários nomes dentro do PT e fora do PT. O que não vai faltar é nomes", disse o petista.
Obviamente, é Lula quem não permite que outro nome possa competir com ele no PT.
Busca de um álibi?
Esta não é a primeira vez que Lula relaciona seu estado de saúde com a eleição no ano que vem.
Em evento do PT no início de agosto, o presidente Lula afirmou que "para ser candidato tenho que ser muito honesto comigo. Preciso estar 100% de saúde. Para eu me candidatar e acontecer o que aconteceu com Biden, jamais. Jamais eu irei enganar o partido e o povo brasileiro".
A frase chegou a ser vista como uma tentativa de buscar um álibi para não ter de concorrer em 2026.
"Lula não quer encerrar sua trajetória apanhando nas urnas. Quer sair como 'mito da esquerda', não como ex-candidato derrotado. Está procurando um álibi 'nobre' sim, algo que soe como decisão pessoal, não como fuga estratégica", afirma o estrategista eleitoral Roberto Reis, colunista de Crusoé.
"Por trás, o cálculo: a rejeição é alta e crescente, a economia não empolga, o Centrão travou o Parlamento, a oposição vai vir pesada, e Trump já deixou claro que vai jogar duro no balcão geopolítico. O risco de derrota existe. Mas o risco de vitória é pior ainda: um novo mandato isolado, fraco, com risco fiscal, impasse político e possibilidade real de impeachment", diz Reis.
Leia em Crusoé: A campanha eleitoral de Lula contra a idade avançada
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)