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    Crônica

    A verdade retida

    Quando o Estado teme (e esconde) os próprios danos

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    Dennys Xavier
    6 minutos de leitura 11.04.2025 03:30 comentários 2
    Escola pública. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
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    O ano de 2025 trouxe à tona um episódio revelador da relação ambígua entre o poder estatal e a verdade pública.

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    11.04.2025 00:00 | 4 minutos de leitura
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    author

    Dennys Xavier

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (2)

    Denise Pereira da Silva

    2025-04-13 15:03:24

    Com certeza estamos vivenciando a “pretenção do conhecimento” de Hayek. E se não nos revoltarmos contra essa proposital falta de transparência de divulgação de dados pelo governo federal, sobretudo na educação, ficaremos cada vez mais sem um futuro promissor para nosso país. Manipular dados, maquiá-los com a criação de novos índices ou omiti-los até que caiam no esquecimento de quem os exige divulgados é mostrar que de fato não se importa com o país.


    Isabela Corrêa

    2025-04-11 07:14:54

    Nas escolas, a cada dia que passa, chegam mais crianças que não sabem ler. No final do ano, estas mesmas crianças são aprovadas porque não se pode repetir alunos. A “desculpa” para a não reprovação é que cada aluno tem um tempo próprio de aprendizado que precisa ser respeitado. A verdade é que as reprovações mostrariam a baixa qualidade da educação ofertada pelos governos. A população não se preocupa se seus filhos estão lendo ou aprendendo porque, pelo menos, estão nas escolas, em segurança, sendo alimentadas e longe dos perigos da rua. Os profissionais da educação estão cada vez mais cansados porque o salário é baixo, as crianças, que antes gastavam energia nas ruas, gastam toda a energia na escola e cada vez se interessam menos em estudar, uma vez que o sistema promove todos para o ano seguinte e os que não aprenderam o que deveriam não entendem nada do que esta sendo transmitido. Estamos todos nós no meio desse monte de mentira pensando se questionamos e lutamos ou se fechamos os olhos e seguimos porque afinal tem coisa “mais importante” para se preocupar.


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    Comentários (2)

    Denise Pereira da Silva

    2025-04-13 15:03:24

    Com certeza estamos vivenciando a “pretenção do conhecimento” de Hayek. E se não nos revoltarmos contra essa proposital falta de transparência de divulgação de dados pelo governo federal, sobretudo na educação, ficaremos cada vez mais sem um futuro promissor para nosso país. Manipular dados, maquiá-los com a criação de novos índices ou omiti-los até que caiam no esquecimento de quem os exige divulgados é mostrar que de fato não se importa com o país.


    Isabela Corrêa

    2025-04-11 07:14:54

    Nas escolas, a cada dia que passa, chegam mais crianças que não sabem ler. No final do ano, estas mesmas crianças são aprovadas porque não se pode repetir alunos. A “desculpa” para a não reprovação é que cada aluno tem um tempo próprio de aprendizado que precisa ser respeitado. A verdade é que as reprovações mostrariam a baixa qualidade da educação ofertada pelos governos. A população não se preocupa se seus filhos estão lendo ou aprendendo porque, pelo menos, estão nas escolas, em segurança, sendo alimentadas e longe dos perigos da rua. Os profissionais da educação estão cada vez mais cansados porque o salário é baixo, as crianças, que antes gastavam energia nas ruas, gastam toda a energia na escola e cada vez se interessam menos em estudar, uma vez que o sistema promove todos para o ano seguinte e os que não aprenderam o que deveriam não entendem nada do que esta sendo transmitido. Estamos todos nós no meio desse monte de mentira pensando se questionamos e lutamos ou se fechamos os olhos e seguimos porque afinal tem coisa “mais importante” para se preocupar.



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