Ataque em Kherson mata civis: "Terror russo diário", diz Zelensky
No "Dia dos Defensores da Ucrânia", ataque russo deixa civis mortos e feridos em ataque a ponto de ônibus no centro de Kherson
As tropas russas atacaram o centro da cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, com artilharia. Uma parada de transporte público foi atingida. Sete pessoas morreram, informou o centro de imprensa do Gabinete do Procurador-Geral da Ucrânia. A Polícia Nacional da Ucrânia também informa sobre o ataque, que aconteceu em um momento especial. A polícia escreveu, entre outras coisas:
“O ataque traiçoeiro num momento em que todo o nosso país se curva em luto e observa um minuto de silêncio em memória dos defensores caídos mostra mais uma vez o cinismo do nosso inimigo”.
No dia 1º de outubro, o feriado “Dia dos Defensores da Ucrânia” é comemorado na Ucrânia.
Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comentou o ataque em suas redes sociais, por meio das quais também compartilhou imagens das vítimas:
“Ataque russo em Kherson, mesmo no centro da cidade, segundo as pessoas que estavam no ponto de ônibus, perto do mercado central. Até agora seis mortos são conhecidos. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos. Seis pessoas estão feridas e recebendo os cuidados necessários.
Terror russo diário, tentativas diárias de destruir a vida – tudo isso pode ser impedido. Temos que alcançar uma paz confiável para o nosso país e para o nosso povo. Para isto, a força e a determinação ucraniana e dos nossos aliados devem ser maior do que o desejo de Putin de trazer o terror.
Pressão contra o agressor. A ajuda à Ucrânia deve ser permanente e abrangente. Agradeço a todos os parceiros que nos ajudam a proteger vidas! Obrigada a todos os que mantêm a Ucrânia segura!”
Rússia ataca subestação
Como resultado de outro ataque russo à subestação principal, uma das linhas elétricas da central nuclear ocupada de Zaporizhzhia foi cortada, deixando-a alegadamente à beira de um apagão. A informação foi noticiada pelo Ministério da Energia.
“Outro ato de terrorismo russo aumentou o risco de um acidente na central nuclear ocupada de Zaporizhzhia. Exigimos a implementação imediata da resolução da AIEA e o regresso da central elétrica ao controle ucraniano. Esta é a única forma de garantir uma operação segura”, disse o ministro da Energia, Herman Halushchenko. Os técnicos estão trabalhando para restaurar a energia da usina o mais rápido possível.
Rússia pressiona Ucrânia na região de Pokrovsk
Um grande número de ataques aéreos e de artilharia russa foram registrados na região de Pokrovsk, no sudeste da Ucrânia. Mais de 40 operações de combate teriam ocorrido no último dia. O porta-voz da Guarda Nacional Ucraniana, Ruslan Muzychuk, declarou que “o inimigo está concentrando os seus principais esforços na região de Pokrovsk”.
Segundo ele, as táticas do exército russo não mudaram significativamente. “Os russos continuam a realizar ataques com pequenos grupos de infantaria de duas a quatro pessoas. Às vezes, unidades maiores são usadas para reforço, mas a tendência geral permanece a mesma. Há um grande número de ataques de artilharia e aéreos, com a ajuda dos quais o inimigo tenta criar condições para o avanço da sua infantaria e ataques”, disse Muzychuk.
O exército russo aparentemente também conseguiu penetrar em Wuhledar pelo oeste e pelo sul; a cidade também fica no sudeste da Ucrânia; o relatório é baseado em informações do projeto de inteligência aberta pró-ucraniano DeepState, publicado no Telegram. A situação em torno de Wuhledar é crítica e continua a deteriorar-se, segundo o DeepState.
Ucrânia como uma prioridade para a Otan
O novo Secretário-Geral da Otan, Mark Rutte, descreveu o apoio à Ucrânia como uma prioridade. Rutte disse na sede em Bruxelas na terça-feira, 1 de outubro, que a Ucrânia estava “no topo da lista” das suas tarefas.
A aliança militar deve também fazer mais pela defesa coletiva e pela dissuasão, aumentar as suas despesas com a defesa e expandir as parcerias da Otan com países terceiros, incluindo no Extremo Oriente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)