Levantamento Paraná Pesquisas nos EUA mostra Kamala com 49% e Trump com 44%
Instituto brasileiro ouviu eleitores nos seis estados-pêndulo que costumam decidir as eleições presidenciais americanas
O instituto Paraná Pesquisas deu início a um trabalho de internacionalização e, depois de ter realizado pesquisas eleitorais em Portugal, no início do ano, realizou seu primeiro levantamento de intenção de voto nos Estados Unidos.
Foram ouvidos eleitores em 6 dos estados 50 americanos: Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin. Esses são os estados-pêndulo, onde nem o partido Democrata nem o Republicano têm maioria consolidada. É neles que as eleições à presidência dos Estados Unidos costumam ser decididas
A pesquisa mostra a democrata Kamala Harris com 49% das intenções de voto, à frente do republicano Donald Trump, com 44%. Além disso, 7% se disseram indecisos.
O grupo onde a atual vice-presidente mostrou ter maior dianteira é o dos eleitores negros: 74,5% contra 16,2%. Trump por sua vez, se mostrou mais forte entre os eleitores sem ensino superior: 50% contra 43,2%.
O Paraná Pesquisas fez parceria com uma empresa americana, a Dynata Data Quality, para ouvir, entre os dias 12 e 17 de setembro, 2581 eleitores acima dos 18 anos, que declararam tem intenção de votar em novembro (o voto é optativo nos Estados Unidos).
A amostra foi dividida da seguinte maneira entre os estados: 14,7% dos entrevistados no Arizona, com margem de erro de 5,1 pontos percentuais; 19,8% na Geórgia, com margem de erro de 4,4 p.p.; 18,6% em Michigan, com margem de 4,6 p.p.; 9,7% em Nevada, com margem de 6,3 p.p.; 23,6% na Pensilvânia, com margem de 4 p.p.; e 13,6% no Wisconsin, com margem de 5,3 p.p..
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)