Crusoé
28.12.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Acidente com avião em SP pode ter sido "parafuso chato"

    A queda do avião ATR 72500 da Voepass com 62 pessoas em Vinhedo (foto), interior de São Paulo, provavelmente foi um "parafuso chato". Segundo o colunista de Crusoé e especialista em aviação Ivan Sant'Anna, o parafuso chato se dá quando ocorre o congelamento dos comandos. Nessa situação, o piloto automático é desligado. Quem deve assumir...

    Redação Crusoé
    2 minutos de leitura 09.08.2024 16:20 comentários 1
    avião atr 72 com telhado
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    A queda do avião ATR 72500 da Voepass com 62 pessoas em Vinhedo (foto), interior de São Paulo, provavelmente foi um "parafuso chato".

    Segundo o colunista de Crusoé e especialista em aviação Ivan Sant'Anna, o parafuso chato se dá quando ocorre o congelamento dos comandos.

    Nessa situação, o piloto automático é desligado.

    Quem deve assumir a aeronave, então, é o piloto.

    Contudo, se o comando está congelado, não há nada a fazer.

    "No parafuso chato, o avião cai sem nenhuma ou quase nenhuma velocidade horizontal. Essa manobra deve ter sido causada por uma formação de gelo, que congelou os comandos", diz Sant'Anna. "Esse é um dos incidentes mais temidos pelos pilotos, porque é quase impossível sair de um parafuso chato."

    As formações de gelo dentro das nuvens em altas atitudes aparecem em cor vermelha nos radares meteorológicos de bordo e devem ser evitadas pelos pilotos.

    Eles podem passar ao lado dessas nuvens, por cima ou por baixo.

    Por alguma razão, contudo, não foi possível contornar essas formações.

    "A causa provável desse acidente é o parafuso chato, mas a causa certa só saberemos quando analisarem as caixas pretas", diz Sant'Anna.

    Sant'Anna acredita que há uma grande chance de o acidente ter sido causado por falha humana.

    "Não posso dizer com 100% de certeza, mas temos 95% de chance de ter sido causado por falha humana", afirma.

    "Não conheço nenhum caso de parafuso chato em que tenha sobrevivido alguém", diz.

     

    Avião de passageiros cai no interior de São Paulo. O ATR 72-500 da Voepass, antiga Passaredo, fazia rota de Cascavel (PR) ao aeroporto de Guarulhos. https://t.co/YQ8Rv1AWiA pic.twitter.com/JGqMHfOfgU

    — O Antagonista (@o_antagonista) August 9, 2024

    Nota da Anac

    Em nota, a Anac lamentou “profundamente o acidente com a aeronave da Voepass nessa sexta-feira (9) e presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas”.

    A Agência afirmou que está “monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”.

    Diários

    CIDH faz ressalvas ao inquérito das fake news

    Duda Teixeira Visualizar

    Troféu Óleo de Peroba para o Itamaraty

    Duda Teixeira Visualizar

    Por que os EUA estão atacando o ISIS na Nigéria

    João Pedro Farah Visualizar

    Relatório de liberdade de expressão cita censura a Crusoé

    Redação Crusoé Visualizar

    CIDH divulga recomendações ao Brasil para proteger liberdade de expressão

    João Pedro Farah Visualizar

    Relatório sobre liberdade de expressão aponta para autoridades

    Redação Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    A mentira de Lula às mulheres

    A mentira de Lula às mulheres

    Visualizar notícia
    A última esperança para frear o STF

    A última esperança para frear o STF

    Visualizar notícia
    Arábia Saudita registra recorde de execuções em 2025, diz ONG

    Arábia Saudita registra recorde de execuções em 2025, diz ONG

    Visualizar notícia
    As cinzas da esperança domada

    As cinzas da esperança domada

    Visualizar notícia
    Brasil sem reservas morais

    Brasil sem reservas morais

    Visualizar notícia
    Chile faz terceiro impeachment de juiz da Suprema Corte

    Chile faz terceiro impeachment de juiz da Suprema Corte

    Visualizar notícia
    CIDH faz ressalvas ao inquérito das fake news

    CIDH faz ressalvas ao inquérito das fake news

    Visualizar notícia
    Consultoria prevê "medidas hostis" da Rússia contra EUA e UE

    Consultoria prevê "medidas hostis" da Rússia contra EUA e UE

    Visualizar notícia
    Dicionário para entender 2025

    Dicionário para entender 2025

    Visualizar notícia
    Orçamento de 2026 é puro suco de Brasil

    Orçamento de 2026 é puro suco de Brasil

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Acidente de avião

    Voepass

    < Notícia Anterior

    Ninguém sabe o que Kamala Harris quer em política externa

    09.08.2024 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Israel elimina comandante do Hamas no Líbano

    09.08.2024 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Redação Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (1)

    Sergio

    2024-08-09 18:20:47

    Duas observações: 1) a queda em parafuso (aeronave sem controle) foi consequência, possivelmente do congelamento dos comandos. A consequência é perda de sustentação e comandos de vôo cruzados. 2) Há que se ter cautela em apontar falha humana até que se confirme que não havia pane de equipamento e/ou falta de informação para a tripulação sobre a meteorologia.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (1)

    Sergio

    2024-08-09 18:20:47

    Duas observações: 1) a queda em parafuso (aeronave sem controle) foi consequência, possivelmente do congelamento dos comandos. A consequência é perda de sustentação e comandos de vôo cruzados. 2) Há que se ter cautela em apontar falha humana até que se confirme que não havia pane de equipamento e/ou falta de informação para a tripulação sobre a meteorologia.



    Notícias relacionadas

    CIDH faz ressalvas ao inquérito das fake news

    CIDH faz ressalvas ao inquérito das fake news

    Duda Teixeira
    26.12.2025 19:06 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Troféu Óleo de Peroba para o Itamaraty

    Troféu Óleo de Peroba para o Itamaraty

    Duda Teixeira
    26.12.2025 18:11 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Por que os EUA estão atacando o ISIS na Nigéria

    Por que os EUA estão atacando o ISIS na Nigéria

    João Pedro Farah
    26.12.2025 16:07 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Relatório de liberdade de expressão cita censura a Crusoé

    Relatório de liberdade de expressão cita censura a Crusoé

    Redação Crusoé
    26.12.2025 14:52 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso