O aperto de mãos das diplomacias do Brasil e Cuba
O Itamaraty fechou um acordo de cooperação com a diplomacia cubana, para a formação e "colaboração em matéria de capacitação acadêmico-diplomática" com o governo de Cuba, comandado por uma ditadura desde 1959. O acordo foi firmado em Havana no mês passado, e publicado nesta segunda-feira, 8, no Diário Oficial da União. O texto garante a cooperação...
O Itamaraty fechou um acordo de cooperação com a diplomacia cubana, para a formação e "colaboração em matéria de capacitação acadêmico-diplomática" com o governo de Cuba, comandado por uma ditadura desde 1959. O acordo foi firmado em Havana no mês passado, e publicado nesta segunda-feira, 8, no Diário Oficial da União.
O texto garante a cooperação diplomática para a participação de jovens em cursos para diplomatas estrangeiros oferecidos pelos dois países; videoconferências sobre as carreiras diplomáticas em Brasília e Havana; assim como trocas de informação e outros tipos de troca de informação.
O acordo garante a Cuba possa usufruir de parte do Instituto Rio Branco, centro de formação de diplomatas considerado de excelência em todo o mundo. Diplomatas em formação no Brasil se valeriam do Instituto Raúl Roa García, na capital caribenha.
E também aponta o retorno de Lula às relações com a ditadura comunista de Fidel Castro, agora em sua segunda geração após a morte do ditador.
O petista esteve pela última vez na ilha em setembro, antes de ir para Nova York acompanhar a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
À época, ele apresentou um texto voltado a negócios, onde falava em "prospectar parcerias, sobretudo nas áreas de cooperação técnica e economia, com ênfase em biofarmacêutica, energias renováveis e comércio bilateral" com a ilha — sem, no entanto, conseguir explicar como o Brasil pretende ganhar fazendo comércio bilateral com a ilha comunista, se os ditadores não pagam suas dívidas atrasadas com o Brasil, e nem irão pagar.
Na mesma viagem, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação assinou um acordo para a reativação do Comitê Gestor Brasil-Cuba de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os assuntos são múltiplos: energias renováveis; ciências agrárias; soberania e segurança alimentar; clima e sustentabilidade; e redes de ensino e pesquisa.
O interessante também nesse ponto é que Cuba não tem quase nada de energia renováveis, uma vez que 80% do suprimento depende de petróleo e gás natural. Em 2020, 95% da eletricidade foi gerada por recursos não renováveis, principalmente por usinas termelétricas.
Mas nada disso deve parar a cooperação do presidente petista com os sucessores de Fidel.
Leia mais na Crusoé: Lula fica à vontade no clube de amigos ideológicos da esquerda
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Odete6
2024-03-13 02:51:27Deixa a gente rir p/ Ñ chorar (!!!!!): A diplomacia brasileira já degradada pelos néscios q nela adentraram, """irá se-aperfeiçoar-se""" em """Cuba"""!!!!!!!! E, os cubanos virão p/ terminar de degradá-la e ainda piorar a de lá como se isso fosse possível!!!!! """Vâmu redigí dí acôrdo""": """ú BRASIL """vai istár índo intêrrându di vez""" o que foi a nossa diplomacia!!!!!! Mas esperar o quê de um superlativo burrão q """contou""" ao planeta q """"a mãe dele """nasceu""" analfabeta""""?????!!!!!!
Sônia Adonis Fioravanti
2024-03-12 13:13:18O amante dos ditadores
Amaury G Feitosa
2024-03-12 08:39:33O lixo vai ao lixo ... há muito os líderes do futuro são deseducados na ideologia comuNAZISTA assassina e escravista e isto nada mais é que um movimento do golpe em claro curso que leva o país ao caos com manés já sob ditadura do bando no poder e tentáculos a escravizar a nação ignorante e submissa.
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2024-03-11 19:21:39VAI MANDAR MAIS UM BILHÃO DE REAIS PARA OS "POBREZITOS".
Franco
2024-03-11 18:10:30Lula é traidor do povo brasileiro, um faldo demócrata desviando nos poucos recursos para ditadores ASSASSINOS.