Nióbio na Câmara
Uma das obsessões do presidente Jair Bolsonaro, o nióbio vai ser discutido pela Comissão de Minas e Energia em audiência na terça-feira, 9. O requerimento dos deputados do PSL Coronel Chrisóstomo, de Rondônia, e Daniel Silveira (foto), do Rio de Janeiro, é para debater a extração, exploração, comércio e exportação do mineral no Brasil. Os...
Uma das obsessões do presidente Jair Bolsonaro, o nióbio vai ser discutido pela Comissão de Minas e Energia em audiência na terça-feira, 9. O requerimento dos deputados do PSL Coronel Chrisóstomo, de Rondônia, e Daniel Silveira (foto), do Rio de Janeiro, é para debater a extração, exploração, comércio e exportação do mineral no Brasil.
Os deputados querem informações sobre a atuação da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, que explora a maior jazida de nióbio no mundo, em Araxá, no interior de Minas Gerais. "O mineral produzido no município responde por 75% de toda a produção mundial", diz o requerimento dos dois parlamentares do PSL.
Foram convidados diretores do Departamento de Geologia e Produção Mineral do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Mineração, o presidente da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, Eduardo Ribeiro, e o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Esteves Pedro Colnago, entre outros. A audiência será às 14h30.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Elaine
2019-07-13 20:23:48O nióbio é um minério de uso e aplicação em várias tecnologias, instrumentos, aeronaves,automóveis, etc. Misturado torna qualquer outro minério mais leve e resistente portanto é natural que Bolsonaro esteja vislumbrando grandes possibilidades e ganhos para o Brasil, através do nióbio.
Amauri
2019-07-08 17:03:44Espero sinceramente que logre bom resultado a questão que devamos valorizar tão importante minério, que parece-me que é vendido a preço baixo!
Edney
2019-07-08 16:52:34Sugestão de pauta para Crusoé. Estamos todos sedentos de uma matéria seria e isenta sobre essa questão do niobio. a Superintendente até esvreveu sobre o tema mas a Super e seu grupo não têm credibilidade.
Norberto
2019-07-08 08:04:52O nióbio deveria ser obsessão de todos. O Brasil contém 97% das jazidas conhecidas de minério do mundo. O nióbio está sendo entregue a preço de bananas a grupos internacionais, por gerência de Lula da Silva e Aécio Neves. Um deles está preso por outros motivos. O outro, não.
Denon
2019-07-08 04:07:00Boa matéria para a Crusoé, inclusive colocando em perspectiva com o que a China faz com a Rare Earths- passou a não só exportar "em bruto" como a industrializar, e com isto ganha muito mais, além de efetivamente controlar o mercado de forma muito mais eficiente. Sobre o nióbio, para quem não é da área técnica é difícil entender a questão, pois circula informação que não sabemos como avaliar.
MAURO
2019-07-07 23:39:03O Nióbio é dos Moreira Sales!! Em 1965, o almirante americano Arthur W. Radford, integrante do conselho da mineradora Molycorp, convidou o banqueiro brasileiro Walther Moreira Salles para montar uma empresa de extração e refino do nióbio. A Molycorp tinha acabado de comprar algumas minas em Araxá. O brasileiro topou, e nasceu a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM)
Mario
2019-07-07 23:21:51Muito bem lembrado! Aliais, Parece brincadeira que um assunto dessa magnitude venha sendo segundo plano entre este e a limpesa da lagoa de uma lagoa do Rio!
Ricardo
2019-07-07 22:27:29Esse assunto da exploração e exportação do Nióbio precisa ser esclarecido em definitivo para a população.
João Ribas
2019-07-07 18:15:29Até que em fim chegaram noque eu sempre falei, se nós o Brasil eplorar este minério o Governo pode esquecer de fazer contenção de despesas em todos os ministérios só com a arrecadação deste minério tirará o Brasil deste atoleiro assim só temos que saber quem explora o contrabando para o Reino Unido !!!
MARCELO ROCHA
2019-07-07 18:07:06Odete e Uirá. Agradeço os esclarecimentos de ambas acerca das enormes reservas desse minério nobre, amplamente desconhecido pela maioria esmagadora dos brasileiros.