Na reunião sobre Venezuela, Macron foi o adulto na sala
O presidente Lula participou de um encontro paralelo à cúpula da União Europeia-Celac nesta segunda, 17. Ao seu lado direito, sentou-se a vice-presidente da ditadura venezuelana, Delcy Rodríguez, alvo de sanções americanas e europeias. Do lado esquerdo, ficou o presidente francês Emmanuel Macron (foto). Também estiveram presentes o argentino Alberto Fernández e o colombiano Gustavo...
O presidente Lula participou de um encontro paralelo à cúpula da União Europeia-Celac nesta segunda, 17. Ao seu lado direito, sentou-se a vice-presidente da ditadura venezuelana, Delcy Rodríguez, alvo de sanções americanas e europeias. Do lado esquerdo, ficou o presidente francês Emmanuel Macron (foto). Também estiveram presentes o argentino Alberto Fernández e o colombiano Gustavo Petro.
A declaração conjunta divulgada nesta terça, 18, destoa das falas de Lula até agora, o que indica uma atuação do presidente francês em defesa de princípios democráticos.
O texto expressa "solidariedade com os países que acolhem cidadãos venezuelanos que deixaram seu país". É uma surpresa e tanto, uma vez que Lula até agora não disse uma palavra sobre os refugiados venezuelanos atendidos no Brasil.
A declaração também faz um apelo "em prol de uma negociação política que leve à organização de eleições justas para todos, transparentes e inclusivas, que permitam a participação de todos que desejem". Eis outro ponto de destaque, pois Lula nunca se mostrou preocupado com a inabilitação de candidatos da oposição, e foi o único a não citar o nome da candidata María Corina Machado na reunião que teve do Mercosul em Puerto Iguazú.
Macron, assim, parece ter sido o adulto da sala, ensinando preceitos elementares de democracia para os representantes do tal "Sul Global".
"Lula sempre se esquivou dos temas de direitos humanos ou de eleições limpas para atacar Juan Guaidó, que foi proclamado presidente em 2019. Então, Macron não apenas inseriu outros pontos na agenda como solicitou a presença de Gerardo Blyde, um integrante da oposição venezuelana, no encontro", diz o cientista político venezuelano Guillermo Pérez. "Na sala em Bruxelas basicamente só havia aliados de Maduro, além de Blyde e Macron. Então, o único adulto entre os presidentes com capacidade de falar coisas mais sérias sobre democracia era o Macron."
Em tempo: apesar de ter sido incluída em uma lista de sancionados da União Europeia em 2018 por "violações dos direitos humanos e por minar a democracia e o Estado de Direito na Venezuela", Delcy Rodríguez conseguiu uma autorização especial para participar do encontro em Bruxelas. Com isso, ela pôde se sentar sorridente ao lado de Lula (abaixo).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Delei
2023-07-20 08:33:22O Descondenado tem as ditaduras canhotas como modelo para o nosso país.
Odete6
2023-07-20 04:12:28Enquanto o SENHOR PRESIDENTE EMMANUEL MACRON dá show de liderança, os 2 dementes - o ""mau-ghost writer"" e o cachaceiro analfabeto que Ñ sabe falar o próprio idioma pátrio e nem ao menos ler corretamente as idiotices inconsequentes q o outro escreve p/ ele - ficam c/ essas caras de imbecís, de tansos, sem saber onde estão e nem porque estão onde estão. Cruzes, como o demente anterior, esses dois entendem mesmo de over dose de humilhação, entendem mesmo de como humilhar e vilipendiar o BRASIL!!!
Amaury GF Mané
2023-07-19 08:33:39O lixo comuNAZISTA quer enganar a quem? sete milhões de exilados na maior diáspora da humanidade fala por si mesmo e mostra do que estes criminosos são capazes.
Lucia
2023-07-19 00:40:02Lula insiste em enfiar a cabeça no buraco! É bem típico de quem não tem a menor ideia do que se passa ao seu redor! Lula vive na bolha chamada Brasília, ao lado de puxa-sacos imbecis tal qual seu mestre!
Odete6
2023-07-18 20:28:15Ô Ladrão dissimulado e cínico... pare de pedir dinheiro fingindo que não ""percebe"" que país algum enviará ""verbas"" enquanto houver um ladrão na presidência!!!! E pobre """gosta de pagar""" suas dívidas simplesmente porque ficam com a vida engessada se não o fizerem. As pessoas que pagam suas contas com prazer, pobres ou ricas, são as PESSOAS HONESTAS, não se faça de desentendido, seu cínico!!!! O POVO NÃO É INTEIRAMENTE BOBO E ENXERGA CLARAMENTE essas repugnantes falas e jogadas populistas.
ATÍLIO DE SOUZA BORGES
2023-07-18 17:36:13O Brasil se livrou de um Presidente atrofiado e ignorante ao extremo e, se abraçou a um mascarado e, demagógico por natureza
WERNER ERWIN KRUGER
2023-07-18 16:43:11O ÚNICO DEMOCRATA MESMO FOI MACRON, QUE DEU UMA LIÇÃO AOS DEMAIS PRESENTES. NÃO HÁ DEMOCRACIA NA VENEZUELA E OS DIREITOS HUMANOS SÃO DESRESPEITADOS. SE TUDO FOSSE MARAVILHOSO LÁ, NÃO FUGIRIAM PARA O BRASIL AOS MILHARES. ESTRANHO QUE O NOSSO PRESIDENTE NÃO COMENTA SOBRE ISTO. POR QUE SERÁ?
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-07-18 15:44:30O CORRUPTO QUER SER IGUAL OU MELHOR QUE O DITADOR VENEZUELANO.
Marcia E.
2023-07-18 14:36:03Na foto já se percebe a cara de boneco inflável de Lula. Um bobalhão que deixaram falar. Mas na hora do assunto sério ignoraram o Mister L (como diz nosso querido Rodrigo - Morning Call). Presidente da Banania e suas inutilidades domésticas. Mas foi produtiva a viagem. Janja a-do-rou Bruxelas. Até comprou couve lá.