Lula explica a função da Celac: apoiar Cuba
Na Casa Rosada, nesta segunda, 23, o presidente Lula defendeu a realização da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), como uma maneira de apoiar a ilha comunista de Cuba. "Com relação à Cuba, eu acho que a criação da Celac foi uma inspiração extraordinária, porque é a primeira reunião entre países que a gente...
Na Casa Rosada, nesta segunda, 23, o presidente Lula defendeu a realização da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), como uma maneira de apoiar a ilha comunista de Cuba.
"Com relação à Cuba, eu acho que a criação da Celac foi uma inspiração extraordinária, porque é a primeira reunião entre países que a gente faz na América Latina, sem a participação de outros países, sobretudo dos Estados Unidos e do Canadá. É só a América Latina de verdade. E eu acho que é um espaço extraordinário para que a gente possa discutir, aprender e a ensinar, para que os outros possam aproveitar as coisas boas que nós fazemos e resolver conflitos. É possível, e é o único fórum internacional em que Cuba participa. E eu tenho orgulho de ter participado da construção desse fórum. E tenho muito orgulho de os cubanos participarem", disse Lula.
"E eu espero que, logo logo, Cuba possa voltar a um processo de normalidade, que se acabe o bloqueio à Cuba que já dura mais de sessenta anos, sem nenhuma necessidade. Porque os cubanos não querem copiar o modelo do Brasil, eles não querem copiar o modelo americano. Eles querem fazer o modelo deles. E quem tem algo a ver com isso?", perguntou o presidente. "Portanto, o Brasil, sobretudo o Brasil, e os países que compõem a Celac têm que tratar Venezuela e Cuba com muito carinho. E naquilo que a gente puder ajudá-los a resolver os seus problemas, nós vamos ajudar. Estou convencido de que a Celac será uma coisa muito importante para a América Latina."
As falas de Lula foram muito criticadas por organizações de defesa dos direitos humanos na Argentina. "As declarações do presidente Lula ratificam que a Celac foi criada para apoiar o autoritarismo na região. Com isso, Lula discrimina e exclui o povo cubano, que não pode participar da política ou eleger os seus representantes, como fazem os brasileiros", diz Gabriel Salvia, diretor-geral da organização Cadal, em Buenos Aires. "Quem nega a outros povos os direitos que existem em seu próprio país demonstra falta de solidariedade internacional e de compromisso com a democracia."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Alberto de Araújo
2023-01-25 19:46:09O Lula tem como projeto político ser o líder do hemisfério sul. Seus discursos não tem novidades. São os mesmos de sempre, com relação à venezuela e Cuba. Há simpatia ideológica por ambos, embora negue sempre. Prova de que não há convicção democrática.
Ricardo Bonzo
2023-01-24 22:12:58Lula e a sua bandeira do atraso, até quando teremos que aturar um presidente que representa somente a metade do Brasil a outra metade quer desenvolvimento com países que são bons exemplos políticos e de desenvolvimento social sem demagogia!
Luiz Artur Pereira Da Costa
2023-01-24 16:03:48Meu comentário resume-se a 3 letrinhas : fdp
Rita
2023-01-24 16:00:52Qual a surpresa? Alguém esperava algo diferente desse presidente?
João Carlos Da Cunha
2023-01-24 15:53:18O Lula está spenas de olho no roubo fácil que ele faz, tirando $ do Brasil e enviando à Cuba e Colombia, com 20% de comissão depositados em suas contas em paraísos fiscais...
Anna Maria De Mattos Barretto
2023-01-24 14:18:44É extraordinário como Lula se refere ao que é iniciativa dele. Extraordinário é entregar milhões para Cuba e Venezuela,;levar calote dos dois e ainda voltar a repetir o erro. A fala desse homem é trágica, um ignorante e sem escrúpulo nenhum. RM menis de 1 mês de governo já demonstrou que não mudou em nada e vamos entrar numa crise aguda, essa sim EXTRAORDINARIA !!
ADRIANO
2023-01-24 13:50:12O ladrão está salivando para começar a roubalheira. Iniciará com Mariel II.
VARLICE
2023-01-24 13:36:07Sugiro que procurem no Google a definição psiquiátrica de “narcisismo”: constatarão que TODAS as possíveis características dessa síndrome nosso atual presidente tem. TODAS, sem exceção. Não sei se há cura.
Haroldo
2023-01-24 12:46:30Este c@nalh@ fala de democracia aqui no Brasil da boca para fora.
Aristeu
2023-01-24 11:39:52Sou da opinião que o regime cubano vive do "embargo", e que é um erro mantê-lo. O regime moribundo de Cuba acabaria em pouco tempo se fosse levantado o "embargo". O possível impulso que se obteria na economia cuidaria da liberalização política e o retorno da verdadeira democracia na ilha.