Na posse de Lula, Uruguai dá lição de força institucional
O Brasil de hoje tem muito a aprender com o Uruguai. Enquanto o presidente que está de saída, Jair Bolsonaro, não estará presente neste dia 1º na posse de Lula para passar a faixa, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, participará da cerimônia ao lado dos ex-presidentes de seu país José Mujica e Julio...

O Brasil de hoje tem muito a aprender com o Uruguai. Enquanto o presidente que está de saída, Jair Bolsonaro, não estará presente neste dia 1º na posse de Lula para passar a faixa, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, participará da cerimônia ao lado dos ex-presidentes de seu país José Mujica e Julio María Sanguinetti (foto).
Lacalle Pou foi quem teve a iniciativa de convidar os outros dois líderes. "Telefonei para o presidente Sanguinetti e para o presidente Mujica para pedir a eles que me acompanhem na posse do presidente do Brasil. Por quê? Porque isso é o que o Uruguai precisa mostrar", argumentou Lacalle Pou, quando os convites foram anunciados, em dezembro.
Os três têm perfis ideológicos diferentes. Lacalle Pou, do Partido Nacional, é conservador. Mujica é da Frente Ampla, que une vários partidos de esquerda. Sanguinetti é do tradicional Partido Colorado, que integra a atual coalizão de governo. Com a presença desse trio em Brasília, o Uruguai se faz representado por todos os que estiveram na presidência desde 1985 e que ainda estão vivos (Luiz Alberto Lacalle, que governou de 1990 a 1995, é o pai do atual mandatário e a única exceção).
"Ninguém ficará surpreso se eu disser que tenho diferenças políticas com o presidente Mujica e mais convergências com o presidente Sanguinetti. Mas é isso. Isso é a continuidade institucional e republicana que no mundo de hoje, poucos países no planeta podem demonstrar", disse o presidente. "Podem haver grandes diferenças mas, de todas as formas, oferecemos esse tipo de presença conjunta, tentando a representação global do país."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Rosangela Maria Halfeld Bonicontro Miranda
2023-01-04 10:37:49Exemplo de democracia plena. Parabéns, Uruguai!
Alberto de Araújo
2023-01-04 09:29:23A diferença entre estadista e populista. Lula e Bolsonaro são populistas, fazem da política uma guerra. Não importam os meios para alcançar o poder.Há décadas o país é vitímas dessa gentinha, além de incomcompetentes, corruptas. Enquanto isso, o Brasil cresce a passos de cágado. Nada acontece por acaso.Somos o exemplo de fracasso.
Mariade
2023-01-03 16:32:50Sim, bunito de ver! Porém, o Brasil ainda está na adolescência e estou assistindo volta e meia um ex presidente ser achacado por outro. Só um é respeitado- o Sarney. Raramente vejo alguém difamando esse ser.
Eduardo
2023-01-03 09:32:31O Brasil com seus políticos diversionistas e egocêntrico e a sua imprensa idem (e politicamente fisiológica) jamais chegará aos pés da cultura política de equilíbrio exemplar do Uruguai. Quando muito empatamos com a Argentina (isto se não tivesse o Messi...). Considero o Presidente Mujica exemplo maior de liderança de esquerda no mundo. Calça, sem hipocrisia ou estrelismo, as sandálias da humildade. Top!
MARNIO JOSE SIGNORELLI TEIXEIRA PINTO
2023-01-02 22:49:50São três ex presidentes honestos , no nosso caso, um deles é ladrão condenado
CESAR
2023-01-02 21:24:16A questão não é apenas ter posicionamento divergente, mas é reconhecer a extensão da trama ideológica, política e intervencionista da esquerda, tolhendo todos os direitos de expressão, fala e de pensamento ignorando por completo e intencionalmente a Constituição nacional.
Maria Vilma Freire
2023-01-02 19:15:55Excelente este artigo!! Que modelo do Uruguai!! Bolsonaro devia ter ido pra o Uruguai respirar este ar democrático, ético, maduro.
MARCOS FERNANDINO
2023-01-02 15:19:01NO CRUSUÉ TAMBEM JÁ TEM CENSURA PRÉVIA?
MARCOS FERNANDINO
2023-01-02 15:16:48A diferença é que no Uruguai, as leis não beneficiam larápios condenados em duas instâncias sequer
VALERIA SOKAL
2023-01-02 14:18:24Comparação infeliz... situação completamente diferente....