O liberalismo antiliberal
Enquanto essa ideologia gerou a democracia moderna, com pluralismo e defesa dos direitos, o bolsonarismo idolatra a ditadura, demoniza a divergência e manipula o debate com milícias digitais
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
A história brasileira tem ironias difíceis. Um paradoxo frequente é a utilização oportunista de uma retórica liberal para encobrir conteúdos políticos profundamente antiliberais. São tentativas de conferir algum ar de legitimidade a demandas de perpetuação de privilégios. O fenômeno está longe de ser novo, mas a distância da história aumenta a nitidez com que podemos encará-lo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Luan
2022-12-08 12:43:56Resumindo: o dever do liberal, segundo Joaquim Nabuco, deve ser reparado a mais na forma de condução de governabilidade do futuro presidente quadrilheiro (como invasões de propriedade via MST; regulação mídia; indicações de possíveis "empresas campeãs brasileiras"; distribuição cargos e privilégios para amigos em nome da democracia; taxação sindical compulsória na renda do trabalhador..) do que no atual governo.
Tania Maria
2022-12-07 17:22:42Parabéns pelo artigo! Esclarecedoras definições e comparativos.
Mirian A.P. Aires
2022-12-07 12:24:32👏👏👏👏 sensacional texto, muito bem explicado.
Marco
2022-12-07 09:11:27Excelente artigo. De fato, há muito trabalho pela frente, e nem é preciso ir longe para concordar. Alguns dos comentários ao artigo deixam isso muito evidente.
Odete6
2022-12-06 23:08:56É tão vexatória e fanaticamente comprometida a doença dos idólatras bolsonéscios, q torna-se impossível p/ eles tratar de qualquer tema ou assunto s/ manipular e tentar induzir, em qualquer matéria, explícita ou implicitamente, à defesa absolutamente incondicional e patologicamente irracional de todas as sandices, todas as besteiras, toda a ignorância e de todas as perversidades do seu objeto de idolatria: o bronconero!!!! E imaginam que os cidadãos normais e decentes não o detectem claramente!!
Edmilson
2022-12-06 20:29:45OS CARAS (BOLSONARISTAS) TEM QUE SER MUITO BURROS PRA FICAR NA FRENTE DOS QUARTÉIS PEDINDO BAIONETAS. ULTIMA VEZ QUE FIZEMOS ISSO OS GENERAIS GOSTARAM E FICARAM 21 ANOS TORTURANDO CENSURANDO E MATANDO. VÃO ESTUDAR MAIS, GENTE !!!
Jorge Augusto Vasconcelos Alves
2022-12-06 16:22:37Ótimo texto! Infelizmente, vivemos em dias em que é preciso dizer e repetir o óbvio, incansavelmente.
Maria
2022-12-06 02:35:05Perfeito !!! O gado não gosta da verdade … vai reclamar muito !! 🤪🤪
Mateus Pereira
2022-12-05 23:21:14Excelente artigo!!!
Ana Laura Andrade
2022-12-05 13:19:54Não é “bolsonarismo”, é somente o fato indiscutível de que o ladrãozinho eleito não poderia nem ter concorrido à qualquer cargo do governo, muito menos à presidência, ou você é tão OBTUSO que não entendeu essa parte ainda, caro Mano. Ou também o absurdo dos “excelentíssimos” ministros que continuam a extrapolar seus deveres e poderes por ideologia descarada? Péssimo jornalismo, meu caro, péssimo. Vai estudar Direito um pouco antes de escrever bobagens em qualquer plataforma, por gentileza.