Ditadura cubana reprime ato LGBT em Havana
Há onze anos, o órgão estatal cubano Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex), coordenado por Mariela Castro, a filha do líder do Partido Comunista, Raúl Castro, realiza uma semana contra a homofobia e a transfobia. Como parte do evento, é realizada a "conga gay" uma passeata animada com música e símbolos da comunidade LGBT, que...
Há onze anos, o órgão estatal cubano Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex), coordenado por Mariela Castro, a filha do líder do Partido Comunista, Raúl Castro, realiza uma semana contra a homofobia e a transfobia. Como parte do evento, é realizada a "conga gay" uma passeata animada com música e símbolos da comunidade LGBT, que sai do centro de Havana, desce o Passeio do Prado e chega à avenida costeira do Malecón.
Este ano, o Cenesex avisou com uma semana de antecedência que a conga não iria acontecer. Segundo a ditadura, o evento era dirigido por elementos subversivos que vivem em outros países. Entre eles estavam opositores apoiados pelo presidente americano Donald Trump.
Mas a ordem oficial foi ignorada pela comunidade LGBT da ilha que, no sábado, 11, saiu para a passeata como nos anos anteriores.
Quando eles estavam perto de entrar no Malécon, um coronel da polícia afirmou que a marcha não estava autorizada e teria de ser dissolvida. Várias pessoas foram detidas e conduzidas para as delegacias de polícia (foto).
A cantora cubana Haydée Milanés narrou o que viu em uma postagem no Facebook: "Chegamos ao Malecón e tudo estava armado com policiais vestidos de civis, policiais vestidos de policiais, patrulhas, caminhões nas laterais, etc. Eles eram muito poucos civilizados, a maioria demonstrava péssimas maneiras, eram bastante desrespeitosos e preconceituosos com a comunidade. Trogloditas maltrataram as pessoas que eram, em sua maioria, estudantes, designers, artistas, profissionais, atores, enfim, pessoas que vinham em paz e amor".
Apesar de Mariela Castro ter acolhido bandeiras da comunidade LGBT em Cuba, a ditadura continua sensível contra qualquer manifestação espontânea da sociedade civil, ainda mais quando cubanos defendem direitos individuais.
"Cuba é um país muito machista. Tanto o governo quanto a sociedade são machistas. Eles não estão preparados para aceitar quando a comunidade LGBT se manifesta contra esse pensamento", diz o produtor audiovisual Alejandro Gutiérrez, que participou da passeata do último sábado.
No domingo, 12 de maio, Mariela Castro publicou uma mensagem no seu Facebook em que chamou a conga independente de um "show convocado desde Miami e Matanzas, respaldado por funcionários da embaixada dos Estados Unidos e coberto pela imprensa estrangeira".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Wagner
2019-05-16 01:15:39Pena o ex deputada jean Willemann não estar presente junto com os comunas para levar muita cacetada e ir parar em Guantánamo .
Paulo
2019-05-14 17:29:58Manda o Jean Wyllys ir à Cuba convencer o governo liberar os movimentos LGBTs...
Maria
2019-05-14 13:07:33Oi Pessoal.... O Brasil realmente é um paraíso para tudo... inclusive p esse povo bordeline q defende as ditaduras comunistas, bolivaristas. como sendo Modelo de Democracia.... só rindo com tanta a demência .
Observador
2019-05-14 08:25:32Esse é o regime querido pelo PT e PSOL, que exclui a comunidade LGBT...
ANTONIO
2019-05-14 08:08:14Vamos lá pessoal LGBT. É isso que vocês vão sempre ver com a Esquerda dita Verdadeira. Não esqueçam que o Idolatrado Chê pensava assim. Votem neles para representá-los e vocês vão ver o que terão quando eles realmente tomarem o poder...
Joséf
2019-05-13 22:29:47Ué é Cuba agora é da direita, cadê nossos comunista que tanto pregam a defesa da causa LGBT?
Toni
2019-05-13 20:20:14O americano sempre é o culpado. Malditos socialistas cubanos.
João Carlos
2019-05-13 19:51:35Bem que a tricha cuspideira do Jean Willys poderia ir morar no paraíso comunista cubano.
XandeSilva
2019-05-13 16:26:27Aguardando o mandante Jeânus Wyllys convocar a Maria do Presidiário e a Amante Lula Hofmann protocolar um protesto contra o governo cubano.
Bolsodudu
2019-05-13 14:32:41AGORA VÃO DIZER QUE CUBA VIROU CONSERVADORA DE EXTREMA DIREITA!! KKKKKKKKK