Reprodução/redes sociais

Ditadura cubana reprime ato LGBT em Havana

13.05.19 09:59

Há onze anos, o órgão estatal cubano Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex), coordenado por Mariela Castro, a filha do líder do Partido Comunista, Raúl Castro, realiza uma semana contra a homofobia e a transfobia. Como parte do evento, é realizada a “conga gay” uma passeata animada com música e símbolos da comunidade LGBT, que sai do centro de Havana, desce o Passeio do Prado e chega à avenida costeira do Malecón.

Este ano, o Cenesex avisou com uma semana de antecedência que a conga não iria acontecer. Segundo a ditadura, o evento era dirigido por elementos subversivos que vivem em outros países. Entre eles estavam opositores apoiados pelo presidente americano Donald Trump.

Mas a ordem oficial foi ignorada pela comunidade LGBT da ilha que, no sábado, 11, saiu para a passeata como nos anos anteriores.

Quando eles estavam perto de entrar no Malécon, um coronel da polícia afirmou que a marcha não estava autorizada e teria de ser dissolvida. Várias pessoas foram detidas e conduzidas para as delegacias de polícia (foto).

A cantora cubana Haydée Milanés narrou o que viu em uma postagem no Facebook: “Chegamos ao Malecón e tudo estava armado com policiais vestidos de civis, policiais vestidos de policiais, patrulhas, caminhões nas laterais, etc. Eles eram muito poucos civilizados, a maioria demonstrava péssimas maneiras, eram bastante desrespeitosos e preconceituosos com a comunidade. Trogloditas maltrataram as pessoas que eram, em sua maioria, estudantes, designers, artistas, profissionais, atores, enfim, pessoas que vinham em paz e amor”.

Apesar de Mariela Castro ter acolhido bandeiras da comunidade LGBT em Cuba, a ditadura continua sensível contra qualquer manifestação espontânea da sociedade civil, ainda mais quando cubanos defendem direitos individuais.

“Cuba é um país muito machista. Tanto o governo quanto a sociedade são machistas. Eles não estão preparados para aceitar quando a comunidade LGBT se manifesta contra esse pensamento”, diz o produtor audiovisual Alejandro Gutiérrez, que participou da passeata do último sábado.

No domingo, 12 de maio, Mariela Castro publicou uma mensagem no seu Facebook em que chamou a conga independente de um “show convocado desde Miami e Matanzas, respaldado por funcionários da embaixada dos Estados Unidos e coberto pela imprensa estrangeira”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pena o ex deputada jean Willemann não estar presente junto com os comunas para levar muita cacetada e ir parar em Guantánamo .

  2. Oi Pessoal.... O Brasil realmente é um paraíso para tudo... inclusive p esse povo bordeline q defende as ditaduras comunistas, bolivaristas. como sendo Modelo de Democracia.... só rindo com tanta a demência .

  3. Vamos lá pessoal LGBT. É isso que vocês vão sempre ver com a Esquerda dita Verdadeira. Não esqueçam que o Idolatrado Chê pensava assim. Votem neles para representá-los e vocês vão ver o que terão quando eles realmente tomarem o poder...

  4. Aguardando o mandante Jeânus Wyllys convocar a Maria do Presidiário e a Amante Lula Hofmann protocolar um protesto contra o governo cubano.

  5. Muitos comentarios esquisitos na linha "cade a esquerda para protestar", "será que vaó dizer que a culpa é do capitáo??", "Jean Willys náo foi para Cuba",,,deixa eu desenhar, conheco pessoas de direita (bem direnta mesmo) que náo sáo homofobicas, e conheco pessoas de esquerda homofóbicas,,,,,,,,homofobia náo tem vies, é coisa de imbecil mesmo, de direita, esquerda, larapio, etc, etc, etc

  6. Esses comunistas são como os nazistas, são totalitários, contra as liberdades e contra a democracia. Por isso, são contra minorias também, não apenas contra opositores.

    1. E precisa? Que argumento fajuto. As Bozices contra LBTGs são restritas ao Brasil. Em Cuba, são chamadas Bozocastrices or Castrobozices, você escolhe. No final, a discriminação é a mesma.

  7. pra variar, a culpa é do imperialismo americano e seus seguidores. Todo socialista é uma vitima, tadinho, nunca tem culpa de nada e sempre é o perseguido da história

  8. Será que o PT , PSOL, PCdoB vão se manifestar? Claro que não. Foi a queridinha deles, Cuba. Lá não vale o politicamente correto deles.

  9. Por onde anda Jean Willis defensor da ditadura de Cuba, porque não foi participar da passeata na democracia cubana!! E ainda tem coragem de dizer que aqui não temos democracia...

    1. Huum...ver alguém tomando borrachada nas costas é sonho de consumo de bozista. Gente, a Jazz e a Tonica estão expressando agora os seus fetiches em público. Creio que sairam finalmente do armário. Não se preocupem, não somos homofóbicos, ao contrário dos bozistas.

    2. Seria interessante ver Jean tomando borrachada nas costas de seus "companheiros" kkklkkk.

  10. Convida essa moçada esquerdista ir para Havana, lá e ou não o paraíso da esquerda, cadê o “Cuspidor Mor”, porque foi para a Espanha, Cuba e bem melhor!

  11. E agora bozistas? Vocês são mesmo similares aos castristas? Tudo indica que sim, pois o Bozo é considerado persona non grata em qualquer lugar onde exista uma comunidade LBTG forte. Bozo deveria relaxar e deixar o seu filho assumir. Talvez assim ele deixasse está agenda homofóbica de lado.

    1. Gente, não adianta discutir com a petralhada , que chama esse país de Modelo de Democracia! Meu tira a canabis da sua mortadela! Homofóbico SAO TODOS OS PAÍSES COMUNISTAS , inclusive vc! MENTE LIMITADA, dormemte e bem bordeline

    2. Não o faz porque está no Brasil. Se pudesse faria igual Tonica. Como não pode fica atacando a comunidade LBTG quase que semanalmente de varias formas. Tudo isso como uma válvula de escape para não apoiar as preferências do seu próprio filho.

    3. Meu caro José Petista Frustrado, tenho certeza que JB jamais vai reprimir uma manifestação LGBT como faz essa ditadura apoiada pelo seu partidinho.

    4. Chiquinha — você é muito limitada para entender o meu ponto. Do ponto de vista de táticas e homofobia, Bozismo = castrismo.

    5. kkkkk Cuba é o que, de direita? É a mesma esquerda de PT, PSOL, PCdoB, acorda pra vida!

Mais notícias
Assine agora
TOPO