Em Cuba, 101 são torturados por participar de manifestações contra a ditadura
A ONG de direitos humanos Prisoners Defenders, da Espanha, divulgou um relatório em que denuncia 101 casos de pessoas torturadas por participarem dos protestos contra a ditadura comunista de Cuba no ano passado (foto). Apesar de nunca terem tido atuação na política do país antes, esses cubanos saíram às ruas no dia 11 de julho...
A ONG de direitos humanos Prisoners Defenders, da Espanha, divulgou um relatório em que denuncia 101 casos de pessoas torturadas por participarem dos protestos contra a ditadura comunista de Cuba no ano passado (foto).
Apesar de nunca terem tido atuação na política do país antes, esses cubanos saíram às ruas no dia 11 de julho e foram detidos. Três deles eram menores de idade na ocasião.
A Prisoners Defenders elencou 15 métodos diferentes de tortura aplicados contra os cubanos. Alguns deles ficaram presos, por horas, em automóveis hermeticamente fechados debaixo do sol forte. A técnica, chamada de "viatura forno", provoca a sensação de asfixia, desmaios, vômito e desidratação.
Mais da metade dos torturados sofreram agressões físicas diretas. A ONG detectou casos de pessoas que fraturaram as costelas e perderam os sentidos. Também foi documentado o uso de gás pimenta durante as detenções e dentro das celas.
Uma das vítimas, o menor Jonathan Torres Farath, de 17 anos, sofreu todos os 15 tipos de tortura mencionados no relatório, segundo a entidade. Hipertenso, ele tem sido privado de remédios. "Em uma ocasião, foi algemado a uma grade e pendurado em um quarto frio, e posteriormente golpeado", diz a denúncia. A certa altura, a mãe de Jonathan conseguiu sua transferência para um hospital pediátrico. Durante o deslocamento, ele teve de andar com algemas nos pés e nas mãos. A mãe foi impedida de vê-lo em várias ocasiões, e os policiais cubanos ameaçaram prendê-la também. Em outubro, Jonathan teve um filho, mas até agora não pôde sair da cadeia para visitá-lo.
Um dos tipos de tortura listados é "humilhação ou maltrato verbal", que ocorreu com 76% das vítimas. Há vários relatos de racismo e homofobia por parte das autoridades cubanas e de seus funcionários. Gays não são chamados pelo nome, apenas de "maricón" ou "mariconcito". Mulheres foram questionadas se não seriam negras demais para protestar nas ruas, "porque os negros não são aceitos em lugar algum do mundo e Cuba não é exceção". Um dos torturados disse: "O tempo todo, você é humilhado e tratado como um animal. O tempo todo, você teme pela sua vida ou pela sua liberdade. Eles te ofendem e chamam de delinquente, te fazem sentir indefeso e falam que sua família receberá represálias, tiram sua roupa sem razão e te exibem publicamente".
A maioria dos torturados ficou sem comer por períodos de doze a catorze horas. Alguns não receberam alimentação por dias. Outros ficaram sem água. Nenhum deles recebeu atendimento médico.
Entre as acusações mais comuns feitas pelo regime de Havana contra os torturados estão as de desordem pública, desacato e sedição. Para preparar a denúncia, a ONG entrevistou pessoas que já foram soltas ou que estão em liberdade condicional, bem como familiares de presos políticos. Um dos problemas enfrentados para coletar informações é que organizações como a Prisoners Defenders são proibidas na ilha. Além disso, os advogados cubanos foram orientados a não entregar documentos para os familiares dos presos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sonia Escobar Ferraz Costa
2022-04-02 15:39:20REVOLTANTE!!! Vamos prestar muita atenção em quem votamos nesse 22!!! CRUSOÉ E ANTAGONISTAS!!! OBRIGADA PELO SEU TRABALHO!! PRECISAMOS MUUUIIITTTOOOO!!!
Antoniel
2022-03-30 16:21:00É isso que a esquerda brasileira quer implantar aqui, é só o eleitorado abrir a guarda.
JNSM
2022-03-30 15:56:06Mas não pode ser, a ditadura cubana é só amor, defende os direitos humanos, não é racista. Só pode ser mentira dusamericano, Cuba é o paraíso na Terra.
Marilena Cavalheiro
2022-03-30 15:46:50O que os Petistas tem a dizer sobre às atrocidades do governo , ou desgoverno, de Cuba ? Sempre tiveram e tem queixas quando os militares assumiram aqui no Brasil e q torturados, banidos … etc.
Elda Aparecida Sampaio Mulholland
2022-03-30 13:10:57E ainda tem brasileiros que endeusamento o regime Cubano.
Marcello
2022-03-30 12:44:24Para o apedeuta cretino brasileiro, há excesso de democracia na ilha cubana!
Amyr GF
2022-03-30 11:35:19... EU SOU VOCÊ AMANHÃ .. assinado Zé Braziu.
Marcia E.
2022-03-30 11:29:09Quero ver se aparece algum petista aqui buscando desculpas e argumentos falsos para defender a maravilha que é viver sob o comando comunista. Chico Buarque, faz uma musiquinha aí?
CELSO VEIGA DE OLIVEIRA
2022-03-30 10:21:09Esquerda brasileira em silencio total KKKK, não entende porque os adoradoes não vão embora para esses maravilhosos países da america latina
Eduardo
2022-03-30 10:17:52com a palavra a classe artística brasileira.