Em discurso ao Congresso dos EUA, Zelensky pede que Joe Biden seja o 'líder do mundo'
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), fez um discurso remoto nesta quarta, 16, ao Congresso dos Estados Unidos. Ele solicitou mais sanções contra a Rússia, uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia e a criação de uma nova organização mundial para prevenir e resolver conflitos. Em uma mensagem ao presidente dos Estados Unidos,...
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), fez um discurso remoto nesta quarta, 16, ao Congresso dos Estados Unidos. Ele solicitou mais sanções contra a Rússia, uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia e a criação de uma nova organização mundial para prevenir e resolver conflitos. Em uma mensagem ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Zelensky pediu que o americano se tornasse o "líder do mundo".
"Nós precisamos de aviões que possam proteger a Ucrânia e a Europa. Vocês sabem que essas aeronaves existem, mas elas estão no chão, não no céu da Ucrânia. Eu tenho um sonho. Essas palavras são conhecidas de vocês. Eu tenho uma necessidade. A necessidade de proteger nosso céu. Eu preciso que vocês tomem a decisão de ajudar a Ucrânia", disse Zelensky.
O presidente ucraniano também pediu a criação de uma aliança de "países responsáveis", que teriam a força e a consciência para evitar e resolver conflitos imediatamente, provendo tudo o que for necessário para a paz em 24 horas. Países que sofrem desastres naturais e epidemias também poderiam ser ajudados. "Se essa aliança já existisse agora, nós poderíamos ter salvado milhares de vidas em meu país e em muitos outros do mundo", disse o presidente.
Sem citar a ONU, Zelensky disse que as organizações formadas após a Segunda Guerra Mundial para evitar novas guerras não estão funcionando. "As guerras do passado levaram nossos antepassados a criar instituições que deveriam nos proteger da guerra. Mas essas organizações infelizmente não funcionam. Nós estamos vendo isso. Vocês veem isso. Então nós precisamos de novas instituições, novas alianças", disse o ucraniano.
Ao final de sua fala, Zelensky pediu que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assumisse a liderança do mundo. "Como líder da minha nação, gostaria de falar com Joe Biden. Você é o líder da sua grande nação. Quero que você seja o líder do mundo. Ser o líder do mundo significa ser o líder da paz", disse Zelensky.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Branda
2022-03-17 13:19:44Deus me livre de ter Biden e Harris, que não fica muito longe – ou qualquer outro, diga-se de passagem –, como líder do mundo. Imagina a Dilma como líder mundial!
o.5
2022-03-16 10:58:35Como pode uma nação soberana ser atacada por um fascínora no século XXI, só porque o fascínora não aceita que essa nação escolha o grupo a que quer aderir. Poderia criar uma organização mundial aos moldes da OTAN pra sufocar de imediato qualquer tirania russa, que de agora em diante deverá ser ainda mais frequentes