Bolsonaro diz que guerra na Ucrânia é ‘boa oportunidade’ para exploração de terras indígenas
O presidente Jair Bolsonaro trabalha para que a Câmara libere a exploração de minérios em terras indígenas até o final de março. O Planalto pressiona deputados aliados e parlamentares do Centrão pela aprovação do regime de urgência para o texto. A proposta de autoria do Executivo tramita na casa há dois anos. Nesta segunda-feira, 7,...
O presidente Jair Bolsonaro trabalha para que a Câmara libere a exploração de minérios em terras indígenas até o final de março. O Planalto pressiona deputados aliados e parlamentares do Centrão pela aprovação do regime de urgência para o texto. A proposta de autoria do Executivo tramita na casa há dois anos. Nesta segunda-feira, 7, Bolsonaro afirmou que a guerra entre a Ucrânia e a Rússia é uma “boa oportunidade” para garantir a aprovação do projeto.
“Com essa crise internacional dado à guerra, o Congresso sinalizou votar esse projeto em regime de urgência, espero que seja aprovado na Câmara agora em março”, afirmou o presidente da República, em entrevista a uma rádio de Roraima. “Na crise, apareceu boa oportunidade para gente”.
O argumento de Bolsonaro é que a exploração de terras indígenas é indispensável para a extração de potássio, mineral usado na produção de fertilizantes. Mas boa parte das reservas do mineral está fora de terras indígenas.
Segundo o presidente, dois terços do estado de Roraima “estão inviabilizados” por conta das restrições legais ao uso de terras indígenas. “Temos esperança de reverter a situação, para que Roraima seja um estado que possa usar das suas riquezas, em especial as minerais”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
JOSÉ NILTON DE JESUS PEREIRA
2022-03-08 08:05:31A meta do Capitão Demente, o Padrasto da Mentira, é exterminar as nações indígenas do Brasil.
JOEL
2022-03-07 18:10:53Mais recursos do orcamento secreto nas maos dos deputados que aprovam em 24 horas, ou entao junta um aditivo que aumente seus salarios que aprovam na madrugada de hoje para amanha. Dinheiro nas maos de politicos eh vendaval. Reforma politica ja, voto distrital, candidatura avulsa sem vinculo partidario, lavajato, toga, e lava toda sujeira deste chiqueiro da politica brasileira.
Odete Nery
2022-03-07 16:35:50Que sujeitinho ignorante, gente.... é impreeeessionante.... pra ele nem desenhando!!!! Será preciso tentar fazer entender desenhando a sustentabilidade, as outras fontes de potássio no BRASIL, as outras opções de compra de potássio da África e da Ásia.... mas.... nem desenhando!!!!.....
HEITOR
2022-03-07 15:44:28Só praticam estragos em cima de estragos na Amazônia.
Nyco
2022-03-07 13:23:00Já está na hora dos nossos índios saírem da pré-história com os ganhos de royalties sobre a exploração de minerais em suas terras. Vejam os índios americanos, integrados à sociedade americana, bilionários, donos de redes de cassinos, fazendeiros. Se os nossos índios concordarem, o Brasil agradece.
Roberto
2022-03-07 12:36:42Como já dizia o Sales, é mais uma oportunidade para passar a boiada.
Vimar Maddarena
2022-03-07 12:03:23Acredito que isso seja necessário. Os indígenas tem o direito de viverem de acordo com a sociedade atual. Não acho correto eles viverem na idade da pedra, explorados por todos.
Marcello
2022-03-07 11:17:55Por que não dão prioridade para aprovar algo que seja importante para o país, como prisão após condenação em 2a instância, fim do foro privilegiado, voto distrital puro, fim de financiamento pública para campanhas eleitorais, fim de privilégios no serviço público (supersalários, vinhos premiados, lagostas, salários muito acima da iniciativa privada...) ?
Amyr GF
2022-03-07 11:10:30no interior Ceará há quarenta anos fuçam uma grande mina de urânio potássio e mármore em nunca operar por força de guerra ideolçpogia e ambientalista ... mais simples resolver isto que reduziria o problema de fertilizantes ... vergonhoso pois já fora investidos milhões no empreendimento.