O apelo de Zelensky à União Europeia e o cerco russo à capital da Ucrânia
Enquanto um extenso comboio de tanques russos se aproxima da capital Kiev, o presidente ucraniano, Vladimir Zelenskiy (foto), fez um forte apelo à União Europeia nesta terça-feira, 1, para que os países provem que estão do lado da Ucrânia na guerra contra a Rússia. "Provem que vocês estão conosco. Provem que vocês não vão nos...
Enquanto um extenso comboio de tanques russos se aproxima da capital Kiev, o presidente ucraniano, Vladimir Zelenskiy (foto), fez um forte apelo à União Europeia nesta terça-feira, 1, para que os países provem que estão do lado da Ucrânia na guerra contra a Rússia.
"Provem que vocês estão conosco. Provem que vocês não vão nos abandonar. Provem que vocês são realmente europeus e, então, a vida vencerá a morte e a luz vencerá as trevas", afirmou Zelensky, durante um pronunciamento por videoconferência ao Parlamento Europeu.
O apelo foi feito um dia após o presidente ucraniano assinar um pedido oficial de adesão imediata da Ucrânia ao bloco europeu. “Estamos lutando para ser membros iguais da Europa”, disse Zelenskiy. Muitos parlamentares da União Europeia aplaudiram de de pé o discurso do líder ucraniano.
De forma inédita na história, países do ocidente estão apoiando a Ucrânia aplicando sanções políticas e econômicas ao governo de Vladimir Putin. Algumas nações já ofereceram armas e munições para que o exército ucraniano resista à invasão russa, o que deve prolongar o conflito.
Mesmo com as sanções e com a condenação unânime da Europa Ocidental à invasão russa, que completa seis dias, a tropa de Putin segue marchando rumo à Kiev. Segundo imagens de satélite, o comboio de tanques tem 64 km de extensão e está a menos de 20 km da capital ucraniana.
Mais cedo, Zelensky condenou o bombardeio russo a Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, que deixou ao menos dez mortos, segundo as autoridades locais. O presidente ucraniano classificou o ataque como "terrorismo" do governo de Vladimir Putin.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Waldemar
2022-03-02 08:11:19Nosso repúdio a qualquer tipo de guerra, seja pelas armas ou pelas palavras. A pior das mortes na disputa pelo poder é a da Verdade. Não é trivial usar a força como mínimo de consequências e mortes. Estamos diante de uma realidade e não de um videogame. Estamos diante de um fato político grave onde não há lugar para necios.Cessar fogo já.
Odete6
2022-03-01 20:42:54É preciso que a OTAN e a UE acolham logo a UCRÂNIA... isso, é lógico, poderia desencadear de vez a 3a guerra mundial que pode ser a derradeira da Humanidade, extinguindo a nossa Espécie mas, é preciso erradicar radicalmente os ditadores sobre a TERRA. E a maneira de conseguir parar o russo demente, é convencer a China a aliar-se à OTAN e à UE contra a Rússia. E é preciso ser feito antes que o demente varra a Ucrânia!!!! Essa é a única saída!!! Esse apocalipse, lógico, não interessa a ninguém!!!!
PAULO
2022-03-01 15:49:131- A OTAN, e eu até certo ponto entendo, está fazendo cara de paisagem para o cenário que se forma. OTAN, NÃO TEM JEITO, TEREMOS QUE MOSTRAR OS DENTES PARA O PUTIN. Alguém acha que um autocrata e terrorista, vai se preocupar com sanções econômicas que atinjam o seu povo? Ele está brincando seu Jogo de Guerra, do seu confortável escritório. Tem que deslocar forças militares para a região já, agora.
Jan
2022-03-01 13:30:59Se Kiev cair sob as pata sujas de sangue do assassino/genocida Vladimir Putin, Zelensky fatalmente será aassassinado!! GLÓRIA À UCRÂNIA!!!
MARCIO
2022-03-01 12:20:46Kiev conseguiu se defender de todos os ataques da Rússia até agora, se eles conseguirem se defender também desse comboio gigante de 64km, eles conseguirão qualquer coisa, até mesmo revidar contra os russos.
Vimar Maddarena
2022-03-01 11:58:14Tenho que apelar para o meu Eterno Deus! O mundo se ajoelha a esse novo Hitler. De nada adianta sansões e palavrórios, ele só entende a língua dos Israelenses.