Criticado por senadores, Aras recebe apoio formal do Conselho do MP
Criticado por senadores, Augusto Aras (foto) recebeu o apoio formal do Conselho Nacional do Ministério Público. O colegiado aprovou nesta terça-feira, 22, uma moção em que afirma que o procurador-geral da República exerce "com retidão" seu papel. Aras tem recebido sucessivas acusações de prevaricação. Senadores apontam, por exemplo, uma demora do PGR em adotar providências...
Criticado por senadores, Augusto Aras (foto) recebeu o apoio formal do Conselho Nacional do Ministério Público. O colegiado aprovou nesta terça-feira, 22, uma moção em que afirma que o procurador-geral da República exerce "com retidão" seu papel.
Aras tem recebido sucessivas acusações de prevaricação. Senadores apontam, por exemplo, uma demora do PGR em adotar providências incisivas em relação ao relatório final da CPI da Covid, que propôs o indiciamento de 80 pessoas e empresas, incluindo Jair Bolsonaro, por ações equivocadas e omissões durante a pandemia.
O chefe do Ministério Público ainda sofreu críticas por pedir ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento de dois inquéritos que investigam o presidente da República. Os pareceres foram apresentados nas investigações às quais Bolsonaro responde por suposta prevaricação no caso Covaxin e pela divulgação de dados sigilosos de uma apuração sobre um ataque hacker ao sistema interno do TSE, ocorrido em 2018.
Diante do casos, senadores de oposição movimentam-se no Senado para colher as assinaturas necessárias para a abertura de um processo de impeachment contra Aras. O grupo é capitaneado por Randolfe Rodrigues, que atuou como relator da CPI da Covid.
Em resposta, a moção de desagravo chancelada pelo CNMP declara que Aras “exerce suas atribuições de acordo com sua compreensão da Constituição e das leis, fundado nos elementos de convicção que dispõe, cumprindo com retidão as disposições do ordenamento jurídico".
O texto acrescenta que ser "evidente violação da própria Constituição Federal a pretensa responsabilização, inclusive no âmbito criminal, do procurador-geral da República por aqueles que discordam da sua convicção jurídica”.
'Alinhamento sistemático' ao Planalto
Em janeiro, o relatório “Retrospectiva Brasil 2021”, divulgado pela Transparência Internacional, mostrou que o Brasil caiu duas posições no Índice de Percepção de Corrupção, o IPC. O país passou ao 96º lugar, em um total de 180. No documento, a entidade falou em "graves interferências" de Jair Bolsonaro na PGR e na Polícia Federal.
Aras reagiu ao documento e negou atuar em "alinhamento sistemático" com o presidente. O procurador-geral da República afirmou que o relatório apresenta "ilações" e argumentou que trabalha com respeito à Constituição e às leis, sem provocar a "exploração midiática de casos em apuração".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Nildo
2022-02-23 10:43:36O MP apoia tudo que o Bolsonaro manda, o Aras segue a mesma cartilha. Os responsáveis sobre isso foram a maioria dos senadores
Marisa
2022-02-23 08:48:39Ele não cumpre o seu papel....
Maria
2022-02-23 07:16:04CNMP cúmplices! #pgraraslixo
Ana Galdino dos Santos
2022-02-22 22:32:06Se enterrar todos os inquéritos com provas, for cumprir a CF, o que é ñ cumprir? Mas Aras ñ só está apenas alinhabdo com o presidente, mas tb com os ministros dos tribunais superiores. É o Brasil descendo a ladeira.
Maria
2022-02-22 21:19:05MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Bartolomeu
2022-02-22 19:07:49Quem é esse CNMP senão um bando de asseclas aliados ao ARAS e ao anti-javajatismo, perseguidores de agentes que investigam os podres do Estado? Que moção é essa de um grupo de “injustíceiros” a favor de um declarado PGR bolsonarista? Vocês ganham muito do nosso bolso para serem bandid.os.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2022-02-22 18:12:15o Senado mais antiga instituição nacional é hoje puro lixo por sua omissão e covardia .. aterrorizado jaz submisso à SVN suprema vergonha nacional.
MARCOS
2022-02-22 17:48:43o conselho que é nomeado por ele
João
2022-02-22 16:08:35A Gazela continua saltitante………
Nilson
2022-02-22 15:21:28A corporação protegendo um dos seus, este é o Brasil das castas corporativas dos tres poderes.