Crusoé
23.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Polarização na corrida presidencial ameaça hegemonia tucana em SP

A hegemonia de quase trinta anos do PSDB em São Paulo está ameaçada. A polarização da corrida presidencial, entre o ex-presidente Lula e o atual mandatário Jair Bolsonaro, deve dificultar, e muito, a vida do candidato do partido ao governo paulista, o vice-governador Rodrigo Garcia (foto). Uma amostra disso apareceu na mais recente pesquisa do...

Crusoe
Redação Crusoé
2 minutos de leitura 21.02.2022 10:01 comentários 10
Polarização na corrida presidencial ameaça hegemonia tucana em SP
Rodrigo Garcia e João Doria
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

A hegemonia de quase trinta anos do PSDB em São Paulo está ameaçada. A polarização da corrida presidencial, entre o ex-presidente Lula e o atual mandatário Jair Bolsonaro, deve dificultar, e muito, a vida do candidato do partido ao governo paulista, o vice-governador Rodrigo Garcia (foto).

Uma amostra disso apareceu na mais recente pesquisa do Ipespe, divulgada na última sexta-feira, 18. No cenário eleitoral considerado mais provável, o petista Fernando Haddad aparece em primeiro lugar na disputa a governador, com 33% das intenções de voto, seguido pelo ministro Tarcísio de Freitas, com 16%. Garcia aparece bem atrás, em terceiro, com 7%.

Quando o eleitor é informado pelo pesquisador qual presidenciável apoia cada candidato, Haddad, ligado a Lula, sobe para 38%, enquanto Tarcísio, nome lançado por Bolsonaro, cresce para 25%. Já Garcia, o vice do governador João Doria, oscila para apenas 10%.

Tarcísio é considerado o principal adversário de Garcia no primeiro turno -- ambos disputam os votos antipetistas -- e seu desempenho na pesquisa preocupou o PSDB. Depois de muita insistência de Bolsonaro, o ministro da Infraestrutura topou concorrer a governador para fortalecer o palanque bolsonarista no maior estado do país.

Nascido no Rio de Janeiro e com carreira feita em Brasília, o engenheiro e militar da reserva transferiu recentemente seu titulo de eleitor para São José dos Campos, no interior paulista, e anunciou a filiação ao PL, mesmo partido escolhido por Bolsonaro.

Em condições normais, Rodrigo Garcia, que assumirá o governo em abril, com a renúncia de Doria para disputar o Planalto, seria o franco favorito na disputa. Desde 1995, com Mário Covas, o partido montou uma máquina no estado que assegurou sete vitórias consecutivas no estado.

Agora, além do alto índice de rejeição de Doria, que impacta a sua candidatura, o vice-governador terá de furar a polarização entre petistas e bolsonaristas para conseguir ir ao segundo turno e vencer uma disputa que será estrategicamente nacionalizada tanto por Haddad quanto por Tarcísio.

Diários

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Murilo Pavini Visualizar

A ressaca do IPO mais esperado do ano

José Inácio Pilar Visualizar

O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

Redação Crusoé Visualizar

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Redação Crusoé Visualizar

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Redação Crusoé Visualizar

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
Árbitro brasileiro exibe inglês de Joel Santana na Copa e viraliza

Árbitro brasileiro exibe inglês de Joel Santana na Copa e viraliza

Visualizar notícia
Como virar o jogo do comércio internacional 

Como virar o jogo do comércio internacional 

Visualizar notícia
Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Visualizar notícia
Mais um lulista com dificuldade para se reeleger

Mais um lulista com dificuldade para se reeleger

Visualizar notícia
Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Visualizar notícia
O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Visualizar notícia
O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Visualizar notícia
O tempo inverso no cinema

O tempo inverso no cinema

Visualizar notícia

Tags relacionadas

eleições 2022

Fernando Haddad

Ipespe

Jair Bolsonaro

João Dória

Lula

Rodrigo Garcia

Tarcísio de Freitas

< Notícia Anterior

Quando deve ocorrer a reunião entre Biden e Putin intermediada por Macron

21.02.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Com Congresso esvaziado pelo Carnaval, Senado vai discutir a reforma tributária

21.02.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

William

2022-02-22 16:37:35

São Paulo segunda maior arrecadação só perde para o governo federal. PSDB sem SP vai a falência.🤣😅😂😁


William

2022-02-22 16:35:31

Culpa do Dória por não deixar Alkimim disputar SP. Golpe de mestre do carniça chamando Alkimim para vice, logo vai chutar o COITADO.


Charles Rutman

2022-02-21 19:10:15

O Doria /Garcia estão afundando definitivamente o PSDB no estado e no Brasil de forma geral. O cara deveria desistir de disputar a presidência e concorrer à reeleição de governador ou de síndico do jardim Europa.


PAULO

2022-02-21 19:01:00

Doria é um cara perspicaz, mas parece que tem algum ponto cego, ou de repente virou um idiota, incapaz de analisar o atual cenário. Perder, seja para o poste do Lula, ou para o poste do Bolsonaro, somado a sua certa derrocada como candidato à presidência, tem o potencial de abreviar a sua carreira política. Parece que o governador esquece, que vitórias do passado, não são certezas de vitórias no futuro. E que algumas derrotas, são apenas derrotas, outras são o fim da linha. MORO PRESIDENTE


MARCIO

2022-02-21 18:35:55

SP é do PT, acabou


Alberto de Araújo

2022-02-21 15:45:10

Sem o governo de São Paulo, o fim do PSDB se anuncia.O Doria será lembrado na história política daquele estado como o carrasco que cortou a própria cabeça. Vive uma sinuca de bico. Seu sonho de ser presidente da república se tornou um tremendo pesadelo. Sua aliança com Bolsonaro na última eleição, seu desligamento dessa aliança, logo após eleito governador, sua sacanagem contra Alckmin, lhe rendeu a homenagem de traíra.


FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA

2022-02-21 15:14:02

este é um país de idiotas ... este vagabundo Haddad tem 32 processos por má gestão pública ... suicidam nas urnas imbecis.


Alberto Mendes

2022-02-21 11:05:38

Haddad foi o pior Prefeito que a cidade de São Paulo já teve. Dificilmente conseguirá ser eleito Governador, pois se não teve competência nem para gerir um cidade, imagine como Governador.


Renata

2022-02-21 10:53:38

Sem Doria, não sei em quem votar! Só bandido! Renata Pimentel


Marcos

2022-02-21 10:47:10

Coitado do poste Haddad kkkk quem acredita nessas pesquisas kkk Tarcísio vai engolir no primeiro turno 💪🏼


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

William

2022-02-22 16:37:35

São Paulo segunda maior arrecadação só perde para o governo federal. PSDB sem SP vai a falência.🤣😅😂😁


William

2022-02-22 16:35:31

Culpa do Dória por não deixar Alkimim disputar SP. Golpe de mestre do carniça chamando Alkimim para vice, logo vai chutar o COITADO.


Charles Rutman

2022-02-21 19:10:15

O Doria /Garcia estão afundando definitivamente o PSDB no estado e no Brasil de forma geral. O cara deveria desistir de disputar a presidência e concorrer à reeleição de governador ou de síndico do jardim Europa.


PAULO

2022-02-21 19:01:00

Doria é um cara perspicaz, mas parece que tem algum ponto cego, ou de repente virou um idiota, incapaz de analisar o atual cenário. Perder, seja para o poste do Lula, ou para o poste do Bolsonaro, somado a sua certa derrocada como candidato à presidência, tem o potencial de abreviar a sua carreira política. Parece que o governador esquece, que vitórias do passado, não são certezas de vitórias no futuro. E que algumas derrotas, são apenas derrotas, outras são o fim da linha. MORO PRESIDENTE


MARCIO

2022-02-21 18:35:55

SP é do PT, acabou


Alberto de Araújo

2022-02-21 15:45:10

Sem o governo de São Paulo, o fim do PSDB se anuncia.O Doria será lembrado na história política daquele estado como o carrasco que cortou a própria cabeça. Vive uma sinuca de bico. Seu sonho de ser presidente da república se tornou um tremendo pesadelo. Sua aliança com Bolsonaro na última eleição, seu desligamento dessa aliança, logo após eleito governador, sua sacanagem contra Alckmin, lhe rendeu a homenagem de traíra.


FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA

2022-02-21 15:14:02

este é um país de idiotas ... este vagabundo Haddad tem 32 processos por má gestão pública ... suicidam nas urnas imbecis.


Alberto Mendes

2022-02-21 11:05:38

Haddad foi o pior Prefeito que a cidade de São Paulo já teve. Dificilmente conseguirá ser eleito Governador, pois se não teve competência nem para gerir um cidade, imagine como Governador.


Renata

2022-02-21 10:53:38

Sem Doria, não sei em quem votar! Só bandido! Renata Pimentel


Marcos

2022-02-21 10:47:10

Coitado do poste Haddad kkkk quem acredita nessas pesquisas kkk Tarcísio vai engolir no primeiro turno 💪🏼



Notícias relacionadas

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Murilo Pavini
23.06.2026 11:21 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
A ressaca do IPO mais esperado do ano

A ressaca do IPO mais esperado do ano

José Inácio Pilar
23.06.2026 10:29 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

Redação Crusoé
23.06.2026 10:08 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Redação Crusoé
22.06.2026 18:38 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso